Após Sarah Ferguson descobrir câncer de mama sem sintomas, oncologista geriátrica destaca a importância dos exames de rotina

Dra. Luciola Pontes destaca e explica os cuidados necessários na melhor idade

Publicado em 26/06/2023 12:25
Publicidade

A notícia de que Sarah Ferguson, ex-mulher do príncipe Andrew e duquesa de Iorque descobriu um câncer de mama sem nenhum sintoma, levantou novamente a importância dos exames de rotina e de rastreamento. A oncologista Dra. Luciola Pontes destaca e explica os cuidados necessários na melhor idade. 

Sarah Ferguson, tem 63 anos e recebeu o diagnóstico em uma mamografia de rotina. O exame radiológico possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama antes mesmo dos sintomas aparecerem. “O câncer de mama atinge mulheres mais idosas, na faixa etária dos 60 anos, embora as mais jovens possam ter também e este número está aumentando atualmente. Após a menopausa, é vital que as mulheres conversem com seu médico e façam o exame. Assim como Sarah Ferguson, o diagnóstico precoce é primordial para a cura. O rastreamento é fundamental”. Dra. Luciola ainda acrescenta que um estudo brasileiro mostra que as mulheres mais idosas são diagnosticadas tardiamente, justamente por não realizarem o exame de rastreamento

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dra. Luciola Pontes

Segundo a mídia britânica, a duquesa passou por uma cirurgia bem-sucedida. “Ela foi avisada de que precisava passar por uma cirurgia, que foi realizada com sucesso”, disse o porta-voz.

“A duquesa está recebendo os melhores cuidados médicos e os profissionais disseram a ela que o prognóstico é bom.”

Dra. Luciola finaliza e ressalta o quanto as mulheres idosas com câncer de mama encontram hoje um caminho seguro e extremamente positivo. “Não existe nada que impeça um tratamento eficaz devido à idade. Não existe restrição, a avaliação é feita sob vários aspectos e a “oncogeriatria” avalia os melhores tratamentos, inclusive de forma personalizada. É importante ressaltar que mulheres idosas com câncer de mama tem total chance de cura. Os estudos clínicos avaliam todos os caminhos e são muito eficazes”.

De acordo com o porta-voz, a duquesa está “livre de sintomas”. O comunicado afirma que ela “acredita que a sua experiência sublinha a importância de fazer exames regularmente”.

A Press Association informou que que a duquesa deixou este domingo (25) o hospital privado King Edward VII em Londres, que trata membros da família real há décadas. 

Sarah Ferguson é escritora e mãe das princesas Beatrice e Eugenie. 

Fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo da TV e das novelas acessando minha coluna no Observatório da TV, no link: www.observatoriodatv.uol.com.br/colunas/cintia-lima

Colaboração Cristina Lima

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio