Saúde

Com a morte de Aracy Balabanian, médica reforça o alerta sobre o câncer de pulmão, causas e prevenção

Dra. Luciola Pontes explica a relação do tabagismo com o câncer de pulmão

Publicado em 09/08/2023 17:28
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No dia 7 de agosto, o Brasil se despediu de uma das maiores atrizes brasileiras e o câncer de pulmão que vitimou Aracy Balabanian, aos 83 anos ganhou mais força no “Agosto Branco” e voltou a ser pauta. A causa da morte de Aracy desencadeou com mais força os alertas em relação a doença, suas causas e a possível prevenção. 

A atriz foi diagnosticada em outubro de 2022 e no Brasil a doença é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres, aproximadamente 25% de todas as mortes por câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em 2020, a enfermidade foi responsável por 28.618 mortes no país. Embora outros fatores possam desencadear o câncer de pulmão, o tabagismo ainda é o principal responsável por 85% de todos os casos do tumor, diante disse, está coluna entrou em contato com a Dra. Luciola Pontes, Oncogeriatra, explica essa relação tão direta do cigarro com o câncer de pulmão. “O cigarro é o maior responsável pelo surgimento do câncer de pulmão e o tabagismo passivo em casa ou no trabalho também aumenta o risco. Existe um dado importante no Brasil, que nas últimas décadas houve uma diminuição do tabagismo, devido a política pública, o aumento do valor do cigarro, além evidentemente da informação e educação em relação ao tema. Mais recentemente a febre dos cigarros eletrônicos que também é prejudicial à saúde e causador de doenças passou a ser um dado preocupante. O câncer de pulmão pode ser prevenido com a ausência desse vicio relacionado ao cigarro”. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Luciola Pontes

Embora seja muito claro também que o câncer de pulmão pode surgir para não fumantes, a porcentagem é menor e reforçar que hoje existem várias formas de se livrar do vício é fundamental. “Hoje temos vários programas que estimulam a sensação do tabagismo, com apoio psicológico, medicamentoso é quanto antes a pessoa parar de fumar, aumenta a chance de não ter um câncer de pulmão ocasionado pelo tabagismo”. 

Em meio à campanha nacional Agosto Branco, de conscientização  sobre a prevenção do câncer de pulmão, o país recebeu a notícia da morte da atriz Aracy Balabanian e a Dra. Luciola também destaca que é possível fazer uma tomografia de tórax com baixa radiação para fazer um rastreio e identificar qualquer nódulo suspeito. 

Fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo da TV e das novelas acessando minha coluna no Observatório da TV, no link: www.observatoriodatv.uol.com.br/colunas/cintia-lima

Colaboração Cristina Lima

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio