Morre Rita Lee, rainha do rock brasileiro, aos 75 anos

A cantora enfrentava um câncer de pulmão desde 2021

Publicado em 09/05/2023 11:23
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A diva do Rock, Rita Lee, morreu nessa segunda-feira (8), aos 75 anos. O comunicado foi dado pela família da cantora. “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, no final da noite de ontem, cercada de todo amor da sua família, como sempre desejou”. 

Uma das maiores cantoras e compositoras da história do Brasil havia sido diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra doença.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sempre moderna, Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Por mais de 60 anos de carreira, Rita foi referência de criatividade e independência feminina. Nascida em São Paulo, começou na arte de cantar aos 16 anos, em 1966 deu origem aos Mutantes. A partir de 1979, ela começou a trabalhar em parceria com o marido Roberto de Carvalho, e se firmou de vez na carreira solo. Ela escreveu e gravou canções de pop-rock com grande sucesso. roqueira popular antes e depois de o gênero se tornar um fenômeno comercial no Brasil em meados dos anos 80, tornou-se um dos maiores nomes da música. 

Em 2001, Rita Lee ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio, e receberia em 2022 o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra. Ao todo foram 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo.

Rita Lee (reprodução Fashion Bubbles)

Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Ela deixa três filhos: Roberto, João e Antônio

Fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo da TV e das novelas acessando minha coluna no Observatório da TV, no link: www.observatoriodatv.uol.com.br/colunas/cintia-lima

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio