Descubra curiosidades sobre cachorros que você talvez não saiba

Você sabia que a informação de que eles não enxergam cores é mito? E que, através do olfato, conseguem saber até quando vai chover?

Publicado em 24/01/2024 09:41
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os cachorros vira-latas, de raça, filhotes, adultos ou idosos, com pelos curtos ou longos. Ainda o clássico caramelo e os manchadinhos. Seja qual for o tipo, o certo é: os cachorros fazem parte da família da grande maioria dos brasileiros. O Em Off apresenta algumas curiosidades sobre os cachorros que você não conhece. Confira abaixo:

A audição dos cachorros é melhor que a dos humanos
Não é por acaso que os cachorros ficam em alerta quando alguém mal vai em direção ao portão de casa: enquanto nossa audição não captura som algum em determinadas distâncias, eles conseguem escutar perfeitamente os passos e movimentos que indicam que alguém está se aproximando da área. Isso acontece porque os nossos cãezinhos conseguem perceber e ouvir sons que são inaudíveis para nós, humanos, especialmente em frequências mais altas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os números explicam melhor: enquanto o ouvido humano capta sons que estão em uma faixa de vibração entre 20 e 20.000 ciclos por segundo, nessa mesma frequência, os cães podem alcançar sons entre 18 e 40.000. Além disso também tem o fato de que as orelhas, assim como as narinas, também se movimentam para facilitar a captação dos sons.

O focinho de cada cachorro é único
Você sabia que o focinho dos cachorros funciona como uma impressão digital? Pois é! Todos os animais possuem digitais – e, no caso do cachorro, é a padronagem única do focinho que entrega as particularidades de cada um. Para tirar a prova, olhe bem de pertinho essa região no seu cachorro; nela, você verá linhas que formam um caminho único, do mesmo jeito que nossos dedos exibem. Ou seja, nenhum outro cão tem um focinho igual ao do seu <3

Dizer que os cachorros não enxergam cores é mito
Muita gente fala sobre o fato dos cachorros supostamente não enxergarem cores e verem tudo em preto e branco. No entanto, isso não é verdade! Os cães vêem as cores, sim; mas, por terem apenas dois cones receptores de cor enquanto nós, humanos, temos três -, eles não são capazes de distinguir todas.

Na lista de cores primárias – vermelho, verde e azul -, eles não enxergam o verde. Por isso, sempre que essa cor e as tonalidades secundárias que a usam como base aparecem, o cachorro passa a enxergar tudo mais apagado e puxado para o cinza.

Os cães têm cerca de 100 expressões faciais
Os cachorros podem até não falar, mas é inegável o fato de que eles arrumam um jeito único de se comunicarem com os seus donos através das expressões faciais. E não são poucas, viu? Estima-se mais de 100, sendo a maior parte delas com a ajuda da sobrancelha e das orelhas.

O olfato do cão é mil vezes mais sensível que o dos seres humanos
Além de fofos, os focinhos dos cachorros têm uma capacidade de funcionamento surpreendente. O formato, por exemplo, não é por acaso: o desenho do nariz permite que um cão inspire por um lado e expire por outro, o que permite que ele capture mais elementos a cada fungada. A umidade no focinho, que faz com que a região fique gelada, também tem sua função: ela faz com que as partículas presentes no ar fiquem mais ativas.

E não para por aí: eles têm a habilidade de discernir de que direção o cheiro está vindo; conseguem captar emoções através do aroma que sentem; e, ainda, se irá chover em breve. Isso tudo acontece graças às várias células olfativas presentes nos cachorros! São, aproximadamente, 300 milhões contra as cinco milhões dos humanos.

O post Descubra curiosidades sobre cachorros que você talvez não saiba apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio