Estudo aponta principal benefício da cerveja e você pode comemorar

Autores do estudo afirmam que a cerveja poderá ser utilizada no futuro como aliada à saúde

Publicado em 11/07/2024 17:56
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma pesquisa conduzida por uma universidade alemã trouxe uma boa notícia para quem aprecia aquela cerveja gelada. Segundo a análise dos cientistas, a bebida pode ser muito melhor que muitos alimentos probióticos. Um relatório do Kirin Holdings Company, publicado em dezembro de 2022, que analisou o consumo mundial em 2021, mostrou que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial dos maiores consumidores de cerveja.

O que são probióticos?

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Probióticos são alimentos (ou produtos) que contêm micro-organismos vivos que trazem benefícios para a saúde. Eles são essenciais para o equilíbrio da microbiota intestinal (também conhecida como flora intestinal). A boa saúde do intestino, mantida por bactérias ‘boas’, está relacionada à manutenção da saúde de todo o organismo.

Detalhes do estudo

De acordo com os responsáveis pelo o estudo, a cerveja é rica em muitos aminoácidos essenciais, vitaminas, oligoelementos e substâncias bioativas que participam na regulação de funções fisiológicas humanas. “É bem sabido que a cerveja, como bebida alcoólica, pode causar sérios danos aos tecidos e órgãos”, afirmam.

“No entanto, quando o consumo de álcool é controlado dentro de limites seguros, os nutrientes da cerveja e os efeitos combinados na microbiota intestinal têm um efeito positivo na regulação da função imunológica humana”, pontuam.

Eles ainda asseguram que “seus metabólitos inibem bactérias patogênicas, estimulam a proliferação e atividade da flora saudável como lactobacilos e bifidobactérias e regulam a microbiota intestinal”. Ou seja, este estudo esclarece que a cerveja, sem exagero, faz bem à saúde.

Cerveja pode ajudar no futuro

Além disso, os autores afirmam que a cerveja poderá ser utilizada no futuro como regulador microbiológico ou mesmo como terapia alternativa para doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade. Eles defendem que essa é uma questão que merece mais investigação.

A bebida milenar é – por mais incrível que pareça – fonte de nutrientes. Contém aminoácidos essenciais, vitaminas, oligoelementos e substâncias bioativas como polifenóis e flavonóides. Também é rica em minerais como cálcio, magnésio e zinco. Possui ainda fibra alimentar graças aos beta-glucanos e arabinose-oligossacarídeos do cereal.

O post Estudo aponta principal benefício da cerveja e você pode comemorar apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio