Estudo explica o porquê você deve subir escadas no seu dia a dia

Pequenas ações em nosso cotidiano podem contribuir muito para manter a saúde em dia ainda quando não há tempo para realizar atividade físicas

Publicado em 11/04/2024 16:41
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Você sabia que pequenas ações em nosso cotidiano podem contribuir muito para manter a saúde em dia? Essas práticas podem ser benéficas ainda quando não há tempo para realizar atividade física. O simples ato de subir escadas, por exemplo, pode ser incrivelmente benéfico.

Embora pareça um gesto pequeno, incluir essas práticas em nossa rotina diária, é um jeito de lutar contra o sedentarismo e suas consequências. De acordo com um estudo publicado no periódico Atherosclerosis, subir mais de cinco lances de escada diariamente, aproximadamente 50 degraus, pode reduzir o risco de aterosclerose (acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias) em 20%.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Figurando como a principal causa de morte no ocidente e entre as maiores responsáveis pela ocorrência de infartos e AVC (acidente vascular cerebral), a aterosclerose é caracterizada pelo estreitamento e enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura em seu interior, assim prejudicando o fluxo sanguíneo adequado”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.

Quais as vantagens de subir escada?

Os responsáveis pelo estudo coletaram dados de 450 mil adultos, que tiveram sua suscetibilidade a doenças cardiovasculares calculada com base no histórico familiar e fatores de risco estabelecidos. Além disso, os participantes foram entrevistados sobre seu estilo de vida e a frequência com que subiam escadas.

Uma nova análise também foi realizada após 12 anos. Portanto, foi possível concluir que subir mais escadas diariamente é capaz de reduzir o risco de aterosclerose independentemente da suscetibilidade do indivíduo à doença.

O estudo mostrou que pequenas sessões de subida de escada com alta intensidade são uma maneira eficiente de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e o perfil lipídico, principalmente para quem não consegue atingir as recomendações diárias ideais de atividade física, assim destacando o hábito como uma medida preventiva acessível contra a aterosclerose para a população em geral”, destaca a médica.

A especialista Dra. Beatriz Lassance explica que subir escadas também faz parte das recomendações pré-operatórias que a cirurgiã plástica faz aos seus pacientes como forma de ajudar a combater a inflamação comum de procedimentos cirúrgicos, por exemplo.

Subir escadas é uma maneira de gastar a energia produzida pelas mitocôndrias, que são organelas que existem dentro das nossas células e são responsáveis por transformar glicose em energia. Se essa energia não é gasta, há um acúmulo de radicais livres nas células que ameaça sua sobrevida. Então, o DNA elimina essa mitocôndria, gerando resíduos como radicais livres e outras substâncias que favorecem a inflamação do organismo como um todo”, diz a médica.

A profissional afirma, também, que esse quadro inflamatório afeta os vasos sanguíneos, favorecendo doenças cardiovasculares, o cérebro, predispondo a doenças neurológicas como Alzheimer; aumenta a incidência de câncer e diabetes; e prejudica a pele, interferindo na cicatrização e na recuperação pós-operatória.

“Em contrapartida, se utilizamos a energia produzida, uma quantidade adequada de radicais livres é formada e mais mitocôndrias são geradas. Esse é o melhor sistema antioxidante que podemos ter“, destaca.

O post Estudo explica o porquê você deve subir escadas no seu dia a dia apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio