Febre oropouche entra em surto no Brasil: conheça os sintomas

O surto de infecções fez com que a doença surgisse onde anteriormente era desconhecida

Publicado em 16/05/2024 18:28
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta última terça-feira (14), o Ministério da Saúde emitiu um alerta com um boletim epidemiológico que aponta 5.102 casos de Febre Oropouche no Brasil, sendo 2.947 na Amazônia, 1.528 em Rondônia e os demais distribuídos pelo país. O número assusta as autoridades de saúde por ser seis vezes maior que o registrado em todo o ano passado, quando foram 832 pacientes confirmados com a doença.

O surto de infecções fez com que a doença surgisse onde anteriormente era desconhecida. Comum nos estados da região Norte, a oropouche passou a ser registrada também no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A febre oropouche é uma doença tropical transmitida por mosquitos, causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Imagem retrata o mosquito Culicoides paraenses, o maruim, principal transmissor da febre oropouche (Reprodução)

A doença já foi identificada em todos os estados do norte, exceto Tocantins. No Nordeste, foi encontrada no Maranhão, Piauí e Bahia — a quantidade de casos em Salvador e na região baixo-sul do estado é preocupante, e especialistas suspeitam que a doença já tenha se tornado endêmica no local.

No Sudeste, Espírito Santo e Rio de Janeiro confirmaram seus primeiros casos na história. No Sul, Santa Catarina e Paraná têm pacientes confirmados com a infecção. No Centro-Oeste, Cuiabá (MT) tem vivido uma explosão de casos.

O que explica o surto?

O pesquisador Felipe Gomes Naveca, chefe do Laboratório de Arbovírus e Vírus Hemorrágicos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), falou sobre as possíveis explicações para a disseminação da doença pelo país.

Acreditamos que a principal variável para o aumento de casos são as mudanças climáticas, que levaram a temperaturas altas e chuvas intensas. Essa situação impacta a disseminação dos mosquitos transmissores, favorecendo que a doença se espalhe”, explicou em entrevista ao Jornal Metrópoles.

Características da doença

A febre oropouche é uma doença viral que tem sintomas muito parecidos com os da dengue (febre, mal-estar, fadiga, dores musculares e desconfortos intestinais), o que pode confundir os diagnósticos. A transmissão ocorre através da picada de mosquitos infectados, que inicialmente se alimentam de indivíduos ou animais já portadores do vírus.

Ciclos da doença

Identificado pela primeira vez no Brasil em 1960, o vírus da febre oropouche foi isolado de um bicho-preguiça na região da Amazônia. Desde então, casos esporádicos e surtos têm sido relatados, especialmente em estados da região Norte. Não são conhecidos óbitos relacionados diretamente à doença, mas a oropouche pode levar a inflamação nas meninges (tecidos que recobrem o cérebro), que podem causar consequências permanentes.

Quais são os sintomas da febre oropouche?

Não existe tratamento específico para a doença. Porém, o acompanhamento médico é importante para aliviar os sintomas e ajudar o corpo a combater a infecção viral.

O post Febre oropouche entra em surto no Brasil: conheça os sintomas apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio