Globo promove mudança drástica em seu jornalismo

A mudança drástica aconteceu após troca no comando do Jornalismo da emissora, que é liderado por Ricardo Villela

Publicado em 15/02/2024 19:41
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com a chegada de Ricardo Villela, como novo diretor de Jornalismo da emissora, a Globo promove sua primeira grande mudança drástica após troca do comando de comunicação. Agora, os telejornais da televisão aberta e da GloboNews estão liberados para citar nomes de facções criminosas em reportagens. Ou seja, tanto no Jornal Nacional, que é apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, quanto nos demais telejornais da emissora carioca, poderão citar os nomes ao vivo. 

A informação foi divulgada pela F5, da Folha de S. Paulo, que ainda revela que a mudança foi ordenada em janeiro, mas só começou a ser implementada efetivamente na última quarta-feira (14). Na ocasião, em uma reportagem, a emissora precisou noticiar a fuga de dois homens que escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN). A matéria foi citada no JN e no canal de notícias da Globo, que ambos os homens faz parte do Comando Vermelho, facção criminosa criada no Rio de Janeiro, nos anos de 1980.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A regra, que até poucos meses atrás era não citar os nomes de facções criminosas nos telejornais, mudou desde a chegada do novo diretor de jornalismo da emissora caruica. Desde janeiro deste ano, a mudança foi colocada em pauta pelo novo diretor responsável pelo Jornalismo da Globo, Ricardo Villela. Até dezembro, quando o diretor de jornalismo era Ali Kamel, a regra era de não mencionar os nomes das facções em rede nacional. .

Kamel, um dos defensores de esconder os nomes, lembrava sempre do caso o jornalista Guilherme Portanova, repórter que foi capturado pelo PCC, em meio a ataques que aconteciam em São Paulo. Na ocasião, em 2016, ele só foi liberado após a emissora Globo aceitar exibir um vídeo com queixas de criminosos sobre o sistema prisional. Contudo, o novo diretor parte do princípio de que não é possível explicar uma guerra entre facções sem mencioná-las. 

O post Globo promove mudança drástica em seu jornalismo apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio