Justiça obriga Twitter a identificar fã clube de Davi que difamou Erlan Bastos

Apresentador da TV Meio foi alvo de ameaças e imputação criminosa por parte de fãs do ex-BBB

Publicado em 14/05/2024 13:26
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O jornalista Erlan Bastos, apresentador do programa “Ronda do Povão”, da TV Meio, afirmou nesta terça-feira (14) que obteve uma vitória na Justiça após processar perfis de fãs do baiano Davi Brito, campeão do BBB24, no X, antigo Twitter. Diversas contas da plataforma fizeram acusações criminosas contra o apresentador, que conseguiu que tais perfis sejam devidamente identificados.

De acordo com o apresentador, perfis de fãs de Davi e fã clubes dedicados ao ex-BBB têm imputado crime ao dizer que ele é “racista”. “Eu fiz algumas críticas ao ex-participante do BBB24, Davi Brito, e a fanbase dele veio me atacar, mandou mensagens de xingamento pra minha família, ameaçando inclusive a minha mão de morte, foi bem sério”, disse Erlan Bastos durante o programa desta manhã.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nas acusações feitas pelos perfis, muitos deles escondidos atrás de nomes falsos, o jornalista é acusado do crime de racismo. Erlan Bastos, então, entrou com uma ação no TJ-SP (judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo) contra o X, antigo Twitter, cobrando que tais perfis fossem devidamente identificados. O comunicador obteve parecer favorável.

“A maioria dos fãs me acusa de racismo por criticar o Davi. Esse é o motivo de me chamarem de racista. Eu entrei com uma ação judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo contra alguns perfis e a Justiça obrigou o Twitter [atualmente chamado X] a identificar quem são os proprietários desses perfis que acabaram imputando um crime a mim”, disse.

O apresentador da TV Meio afirmou que quer mostrar que a internet não é uma “terra sem lei”. “O racismo é um crime e se você imputa um crime a uma pessoa, um crime que ela não cometeu, você vai ter que responder por isso. [O processo] vai servir como exemplo de que internet não é terra sem lei. Essa ‘quadrilha’ que é essa fanbase esvazia uma pauta tão importante, eu não deixo barato.”

A ação movida por Erlan Bastos gira em torno de R$ 30 mil. O apresentador, porém, se comprometeu a doar metade desse valor a entidades sociais de Teresina, no Piauí, e a outra metade às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Leia mais:

O post Justiça obriga Twitter a identificar fã clube de Davi que difamou Erlan Bastos apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio