Prefeito irá vetar projeto de lei que deixaria 4 mil animais abandonados em Teresina

Dr. Pessoa se reuniu com representante dos carroceiros e confirmou que irá vetar a PL

Publicado em 07/06/2024 19:41
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O prefeito de Teresina (PI), João Pessoa Leal, o Dr Pessoa (REP), tomou a decisão nessa sexta-feira (7), de vetar o projeto de lei que propõe a proibição gradativa do uso de animais de tração – cavalos e burros – por carroceiros da cidade. A proposta havia sido aprovada pela câmara municipal na última terça-feira (4), e é de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (REP). 

O gestor municipal se reuniu durante a tarde com Tina, representante da Associação Dos Carroceiros de Teresina, e garantiu que irá vetar a PL. Em sua fala, a trabalhadora que representava os carroceiros da cidade declarou que os profissionais da classe que maltratam os animais usados no dia a dia de trabalho, deveriam ser punidos no rigor da lei. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No entanto, os carroceiros que tratam os animais com respeito devem ser protegidos pelo município com o mesmo empenho. Cabe ressaltar que o texto aprovado pela Câmara de Teresina na última terça não detalha a destinação para os mais de 4 mil animais que seriam retirados de seus carroceiros. Segundo a vereadora, está decisão deveria ser tomada pelos seus respectivos donos: 

“Só o que tem é terreno abandonado com capim onde eles podem ter um fim digno”, comentou Thanandra Sarapatinhas logo após a aprovação de sua PL. Em relação aos trabalhadores, a proposta de lei prevê que a prefeitura de Teresina encontre ações que “qualifiquem profissionalmente” os carroceiros para o recolhimento e armazenamento de lixo. 

Vale destacar também que, dentro deste escopo de trabalhadores que ficariam desempregados com o projeto de lei, alguns sequer foram alfabetizados o que dificultaria as suas oportunidades de aperfeiçoamento para se recolocarem no mercado de trabalho. 

Nessa quarta-feira (5), Thanandra Sarapatinhas foi alvo de uma polêmica após ter usado suas redes sociais para afirmar ter sido agredida fisicamente pelo apresentador da TV Meio, Erlan Bastos. De acordo com informações obtidas pelo EM OFF, a Polícia Civil está investigando o caso e, segundo apurações preliminares, os agentes teriam negado agressão do comunicador contra a parlamentar, a vereadora que teria partido para cima do jornalista.

Câmeras de segurança do canal de Teresina teriam filmado toda a confusão e as imagens devem ser divulgadas de forma pública em breve. Recapitulando, tudo começou após a parlamentar ter ido a sede da TV Meio, no mesmo momento em que estava acontecendo uma surpresa pelo aniversário de 31 anos do comunicador Erlan Bastos.

A vereadora teria disparado xingamentos, feito gestos obscenos e tentado até mesmo dar tapas no jornalista. A segurança do canal foi chamada e a vereadora afastada do local. Cabe ressaltar que Erlan Bastos é um ferrenho crítico da parlamentar por conta de um projeto de lei que tira o sustento de milhares de famílias em Teresina, proibindo o uso de animais por carroceiros.  

O post Prefeito irá vetar projeto de lei que deixaria 4 mil animais abandonados em Teresina apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio