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Perda da marca Kanye West Yeezy está “prejudicando” a Adidas, diz CEO

As vendas na América do Norte sofreram uma queda de 20%

Publicado em 06/05/2023 11:20
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O chefe da Adidas admitiu que o rompimento da parceria da empresa de roupas esportivas com Kanye West e sua marca Yeezy está “prejudicando” os negócios.

Bjørn Gulden disse que a perda da Yeezy “é claro que está nos prejudicando”, principalmente as vendas na América do Norte, que registraram uma perda de 20%. A perda de Yeezy reduziu as vendas em € 400 milhões (£ 350 milhões) no primeiro trimestre de 2023. A BBC News informa que, no geral, a receita total caiu 1%.

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O corte de relações da Adidas com West depois que ele fez uma série de comentários no ano passado que foram vistos como anti-semitas. West inicialmente rejeitou a indignação com seus comentários, dizendo que não acreditava que o conceito de anti-semitismo fosse “factual”, mas depois ofereceu uma espécie de pedido de desculpas, inclusive por seus comentários incendiários sobre George Floyd .

West, que administrou negócios de sucesso ao lado de sua carreira no rap, anteriormente desenhava tênis para a Adidas sob sua marca Yeezy.

Apesar da queda nas vendas da Adidas, a BBC acrescentou que os números foram melhores do que os analistas esperavam. Além disso, a Adidas disse que as vendas aumentaram nove por cento quando o impacto do negócio Yeezy foi excluído.

Na época dos comentários antissemitas de West, a empresa disse: “A Adidas não tolera antissemitismo e qualquer outro tipo de discurso de ódio”.

A Adidas disse que, se decidisse não “redirecionar” seu estoque restante não vendido da Yeezy, isso afetaria seu lucro operacional em € 500 milhões (£ 443,4 milhões) este ano. A empresa ainda precisa decidir o que fazer com os produtos que sobraram: se vai vendê-los ou descartá-los.

Em outro lugar, a BBC relata que a Adidas está sendo processada por investidores que afirmam que a marca sabia sobre o comportamento problemático de West anos antes de encerrar sua parceria. Os investidores alegaram que a Adidas falhou em limitar as perdas financeiras e tomar medidas de precaução para minimizar sua exposição.

Em resposta, a Adidas disse que rejeitou “essas alegações infundadas”, acrescentando que tomaria “todas as medidas necessárias para nos defender vigorosamente contra elas”.

Apesar da queda nas vendas gerais durante o primeiro trimestre de 2023, a Adidas registrou um lucro operacional acima do esperado de € 60 milhões (£ 53,2 milhões). 

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