POSTURA E ELEGÂNCIA

5 músicas para conhecer MD Chefe, vencedor do BET Awards

Trapper carioca, cria do morro do Turano, MD é primeira figura brasileira a receber prêmio, que fomenta a cultura negra global

Publicado em 28/06/2022 08:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No último domingo (26/06), MD chefe se tornou o primeiro brasileiro a ser premiado no BET Awards, evento que premia destaques da cultura negra global, fomentando o cenário artístico e musical. O rapper, que tem 22 anos, foi eleito a Melhor Artista Revelação Internacional.

Quem também estava representando o Brasil na categoria Melhor Artista Internacional era Ludmilla. MD, que explodiu na cena do rap brasileiro com os hits Rei Lacoste e Tiffany, tem um estilo diferenciado de fazer trap e aborda temas como a elegância e a moda, sempre citando as principais marcas de roupa, perfumes e Whiskys. Pelo menos, as que ele mais gosta.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Se você ainda não o conhece, ou só sabe cantar os dois principais sucessos, preparamos um pequeno guia que te irá te aprofundar na obra de Leandro dos Santos Barreto, que se lançou rapper atendendo pelo vulgo Madruguinha, até se tornar o trapper mais chique da cena.

Fragrância

Fragrância, em colaboração com PL Quest, foi uma das músicas que sinalizou ao mercado que MD é um rapper que, como ele mesmo diz, “mistura postura e elegância”. A música foi lançada em 2020 e tem pouco mais de 6 milhões de views.

Logo depois, Fragrância ganhou um Remix, com participação de L7nnon, lançado na ATG Tape, primeira mixtape do artista. Este, foi ainda mais longe, com 27 milhões de reproduções no Youtube. Também foi em Fragrância uma das primeiras vezes que MD usou termos como ‘o paladar da realeza’, para se referir aos whiskys caros que ele costuma apreciar, além dos perfumes, que ‘agradam o olfato’. Vale conferir:

RJ Mais que Atlanta

A elegância de MD foi algo que sempre existiu na construção artística do rapper. Mesmo antes de cantar sobre o luxo e a moda, mesmo quando ele ainda usava outras temáticas na sua música, como o crime. Aqui, ele faz referência a Atlanta, cidade onde o trap surgiu, para dizer que o Rio de Janeiro é como se fosse a capital do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, só que um pouco mais intensa.

Água de Bandido

A crescente de MD fez com que ele se tornasse um rapper com um linguajar bem distante de artistas mais explícitos da cena. Mas isso não quer dizer que ele nunca tenha feito uso desse recurso, como em Água de Bandido.

Essa foi a primeira música do rapper sobre uma de suas temáticas mais presentes: o Whisky. É daí que vem o termo ‘Água de Bandido’, usado para se referir à bebida aqui, no Rio de Janeiro. Nessa faixa, seu segundo lançamento, MD Chefe já deixava claro que DomLaike, seu fiel escudeiro, tem papel importante em toda a sua história. Inclusive, muitos dos beats usados pelo trapper, principalmente os primeiros, são de autoria de Dom.

Beautiful Work

Se você não curte muito a estética ‘trap chique’ proposta por MD Chefe, dê uma chance a Beautiful Work, capítulo injustamente esquecido na curta trajetória do artista. Aqui, a levada do beat tem influências do reggaeton e do pop.

Se por um lado MD costuma falar que é um cara ‘frio e sem muitos sentimentos’, essa música mostra um pouco do oposto. Mais ‘good vibes’ e dançante, Beautiful Work é um ponto fora da curva na obra do ‘Rei Lacoste’.

Auid A4

Aqui, o que eu considero a melhor faixa de MD Chefe. EM parceria com Flacko, outro trapper do Rio que vale o play, ele traz uma música com um refrão melodicamente interessante, em cima de um beat com levada envolvente, além de um clipe muito bem dirigido e editado por Sandiego Fernandes, com participações de BK e JXNVS.

A premiação de MD no BET Awards é histórica, tanto por ser a primeira de uma figura brasileira, como por simbolizar até onde os artistas nacionais podem chegar sendo autênticos. Estamos falando de um trapper de 22 anos, que ainda tem muita lenha para queimar, e, além de MD Chefe, vale a pena dar uma conferida no trabalho feito por DomLaike, parceiro de MD, que tem boas músicas, como Trajadão e Águia.

Quem concorreu ao BET e venceu foi MD, mas poderia ter sido Xamã, Major RD, Tasha e Tracie, BK, Djonga e muitos outros.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio