Tik Tok aprimora ferramenta que dá créditos aos criadores de ‘trends’

Novidades foram anunciadas e serão implementadas após reclamações de criadores negros e de outras etnias reclamarem a falta de reconhecimento da plataforma

Publicado em 19/05/2022 07:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Buscando aprimorar sua usabilidade, o Tik Tok anunciou mudanças na plataforma que ajudarão os usuários que criam tendências a serem creditados. Agora, será mais fácil acompanhar quem está por trás dos virais mais recentes da rede social mais usada no mundo, atualmente.

As ferramentas, que virão a público nas próximas semanas, irão permitir que os creators da plataforma marquem e creditem os vídeos originais e os criadores daquela trend, seja uma coreografia, som, ou alguma música. O vídeo creditado aparecerá na legenda do vídeo recém-postado, como uma menção, atraindo mais espectadores ao detentor do ‘direito intelectual’ daquela tendência.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ou seja: quando você for fazer um vídeo usando uma determinada música, por exemplo, a primeira pessoa que criou aquela ‘trend’ (como são chamadas as correntes dentro do Tik Tok) será creditada na legenda de sua postagem.

As mudanças no Tik Tok vieram após muitas reclamações da classe conhecida como BIPOC, nos Estados Unidos (Sigla para designar pessoas pretas, indígenas e de outras etnias não-brancas, no geral). Creators alegavam que não eram devidamente creditados por suas criações, e o grupo Black Tik Tok chegou a organizar uma ‘greve virtual’, se recusando a criarem danças para músicas com potencial viral na plataforma.

Kudzi Chikumbu, diretor da comunidade de criadores do TikTok, se pronunciou a respeito das mudanças implementadas: “Esses recursos são um passo importante em nosso compromisso contínuo de investir em recursos e experiências de produtos que apoiam uma cultura de crédito, que é fundamental para garantir que o TikTok continue sendo um lar de expressão criativa”, disse o empresário, em nota publicada dentro da própria plataforma.

Vale lembrar que o sucesso musical através do Tik Tok já é uma realidade. As trends com dancinhas costumam impulsionar as canções ao topo das paradas. No Brasil, podemos citar algumas, como Coração Cachorro, de Matheus Fernandes, Não, Não vou, de Mari Fernandez, e a mais recente, Desenrola, Bate e Joga de Ladinho, dos Hawaianos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio