Mundo Digital

Juliana Motta relembra inicio da carreira como criadora de conteúdo: “não imaginava ganhar dinheiro com a internet”

Natural de São Gonçalo, influenciadora possuiu seis milhões de seguidores em suas redes sociais e se dedica a conteúdos de DIY, make e estética

Publicado em 11/08/2022 16:31
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Natural de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, Juliana Motta é uma influenciadora digital de sucesso. Começou a carreira na internet aos 18 anos, gravando vídeos de maquiagem, truques, DIY e receitas, em seu canal do Youtube. Hoje, sendo conhecida como a “rainha dos challenges de make”, já soma mais de seis milhões de seguidores em suas redes sociais.

Desde muito nova, a jovem de 27 anos, amava se maquiar e fez disso seu trabalho. Para Juliana, a maquiagem é uma arte e uma ferramenta capaz de melhorar a autoestima e auto aceitação de uma mulher. Sua maior motivação para investir na internet, foi a chance de poder ajudar e compartilhar um pouco do conhecimento que possui na área. Confira a entrevista!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Começando de maneira despretensiosa na internet aos 18 anos, hoje você está se tornando cada vez mais destacada nas redes sociais através de seus conteúdos de make, DIY e receitas. Quais foram os caminhos e os segredos que a levaram a se tornar a influenciadora que você é hoje?

Com certeza os caminhos que me levaram foram à autenticidade, a persistência e a nunca desacreditar de onde eu poderia chegar. Eu nunca imaginei chegar tão longe, mas, com certeza, eu nunca pensei em desistir, sempre fui muito focada e persistente no que eu almejava e desejava para a minha vida.

Há algum tempo desde que os influenciadores digitais começaram a ser reconhecidos através de seus trabalhos na internet, a criação de conteúdo nem sempre foi reconhecida como uma profissão, principalmente pelo público que possui um pensamento mais conservador. Você considera que o seu trabalho já esteja tendo um reconhecimento mais valorizado nos dias de hoje?

Sim, hoje eu já me considero reconhecida, tanto por marcas quanto pelos meus seguidores e colegas de trabalhos também, como outros influenciadores. É um caminho árduo, que eu conquistei ao longo de dez anos, mas se eu consegui, eu tenho certeza de que qualquer pessoa que compartilha do mesmo sonho que eu, consegue. Basta ter e sentir a mesma coisa que eu citei na primeira pergunta: perseverança, dedicação e principalmente você amar o que você faz, até porque você não faz por dez anos algo que não gosta. E eu acredito que hoje seja o resultado de todo esse conjunto.

Juliana Motta (Foto: Reprodução/Instagram)

Conhecida pelo seu público como a “Rainha dos Challenges de Make”, os seus conteúdos no Instagram já somam mais de seis milhões de seguidores, sendo um verdadeiro sucesso. Antes mesmo de estar na internet, como foi que aconteceu essa sua aproximação com essa linha de conteúdo e quais são suas dicas para aqueles que ainda estejam procurando um nicho para se apresentar?

Essa linha de conteúdo que é sobre beleza, está enraizada dentro de mim desde que eu me entendo por gente. Lembro-me de quando eu pegava e usava os produtos da minha avó, passando no meu rosto, tenho inclusive fotos com batons daquela época, onde passei um batom da minha avó vermelho no rosto todo ao invés de apenas na boca. A minha relação com a beleza tem muita história envolvida, acredito que a maquiagem na minha vida tenha sido uma descoberta de ferramenta de autoestima e pra me tornar quem eu sou hoje.

E a minha dica é você procurar o que você mais ama falar e o que você mais tem conhecimento sobre determinado assunto para compartilhar sobre. E se você ainda não tem esse conhecimento sobre o assunto, você pode se profissionalizar, pesquisar e estudar bastante, que isso, com certeza, ajudará a passar as dicas com mais conhecimento e transportar o que está sentindo para outras pessoas. Isso cria muita identificação com o público e confidência, além da aproximação com seus seguidores. Por isso me sinto quase melhor amiga deles.

Ao realizar uma rápida pesquisa nos buscadores, é muito fácil darmos de cara com vários portais de negócios e economia tentando especular em artigos o quanto realmente é a média mensal de ganhos de um influenciador digital ou youtuber bombado, e os valores chegam a R$ 500 mil no Instagram facilmente. Como alguém que já tem levantado um bom público, qual é a sua opinião sincera sobre essas especulações que fazem e qual você considera serem os seus limites para um publieditorial?

Eu acho que o meio digital está cada vez mais valorizado, o que é muito legal porque as pessoas, como eu falei anteriormente, elas criam um vínculo de amizade com os influenciadores. Eu, pelo menos, desde dez anos atrás, não imaginava ganhar dinheiro com a internet e fazer disso uma profissão, já que nem existia esse termo de influenciador digital quando eu iniciei. Então, eu comecei como um hobbie, eu vi tudo isso crescer e foi muito bacana, muito incrível ter outros meios de comunicação para se expressão e não só a televisão que a gente já conhece e consome e agora temos a internet e acredito que quanto mais esse mundo crescer, melhor. E com certeza eu acho que vai crescer e vai muito, muito, muito além do que a gente está vivendo hoje. Não consigo nem imaginar onde vai parar, mas acredito que ainda vai muito longe e mal posso esperar para acompanhar essa evolução.

Juliana Motta (Foto: Reprodução/Instagram)

Você hoje tem 27 anos dos quais nove estão dedicados a internet, olhando para esse lado, como você avalia essa última década que você está completando na rede e qual são a sua opinião sobre as gerações futuras que poderão estar vindo depois de você? A criação de conteúdo ainda é um bom investimento profissional?

Sim, eu acredito que ainda seja um superinvestimento, mas ainda seja um investimento um pouco mais arriscado. Como temos mais pessoas na rede trabalhando, acaba que a concorrência é muito grande, mas eu não costumo pensar muito assim não. Eu escuto muita gente falar sobre isso no meio da internet, mas penso mais que se você tem o seu brilho e que se você tem o seu conteúdo, você tem o seu espaço, sabe? Até porque, no meio da internet tem espaço para todo mundo, principalmente nas redes sociais, de diferentes nichos e inclusive sempre estão surgindo pessoas novas.

Podemos citar como exemplo o TikTok, que é uma rede que estourou nesses últimos anos, principalmente na pandemia e hoje tem vários influenciadores incríveis que eu acompanho e que inclusive eu sou uma delas. Hoje somos mais de 3,1 milhões de seguidores no TikTok, que é a minha maior rede social atualmente. Então, uma dica que eu dou e gosto de compartilhar é: quem quer seguir como digital influencer, ou influenciador digital, é que esteja presente em todas as redes sociais e impacte a vida das pessoas por meio delas.

Nos últimos anos, influenciadores de todos os gêneros e faixas etárias têm sido descobertos pelo público, desde canais mais voltados e a apresentados por crianças até mesmo idosos tem atraído curiosos e internautas a conhecerem suas histórias. Para você, existe um perfil certo para se tornar um creator? Quais são as principais características que você precisa ter para estar profissionalmente na rede?

Com certeza a principal característica é ter dedicação. É sobre tudo o que eu comentei nas respostas anteriores, acredito que não tenha idade certa para iniciar na internet. Claro, crianças sempre supervisionadas pelos pais, viu? Segurança em primeiro lugar! Mas, além disso, não há idade para ser único nas redes sociais. É isso que o público quer ver, a realidade e a realidade estão cada vez mais próximas do digital e eles se identificam com esses conteúdos. E é isso que eu tento sempre compartilhar quando eu falo da maquiagem, dizendo que ela é uma ferramenta para a sua autoestima, e como você deveria transformá-la e como eu já transformei a autoestima de outras pessoas com a beleza. É muito gostoso a gente ter esse feedback.

Então não, eu acredito que não tenha idade e não tenha restrição de idade. Se você tem algo a falar e algo a fazer, que seja único e autêntico, você super está no caminho certo para o sucesso.

Juliana Motta (Foto: Reprodução/Instagram)

Falando um pouco sobre maquiagem, que hoje é um de seus focos principais, como você enxerga esse tipo de “arte” e como ela transformou sua vida nos últimos tempos?

Costumo dizer que a maquiagem foi transformadora para quem eu sou hoje, foi uma ferramenta de transformação para a minha vida, tanto da questão artística, que eu comecei sabendo pouco e me fui me aprofundando e me apaixonando cada vez mais, quanto financeiramente, que eu fui estudando e batalhei para aprender as melhores dicas e compartilhar com os meus seguidores hoje. Então, acredito que tudo tenha a ver com o conteúdo, com a forma que você se expressa e com o amor que você tem dedicado a isso porque a gente tem que fazer o que a gente ama, porque senão não vale a pena. Então se você ama algo e quer falar sobre isso na internet, aqui vai uma dica da Juliana Motta: se dedique, batalhe, seja autêntica e mostre ao mundo o que você tem a dizer.

Além do conteúdo que compartilha na internet, você já pensou em tentar investir em cursos ou workshops próprios?

Sim, Sim. Inclusive, já lancei um curso online de automaquiagem que é o Agora Sou Linda. Olha que nome lindo, né? O Agora Sou Linda começou como a minha primeira arroba no Instagram, e eu transformei ele no meu curso de automaquiagem para ensinar como transformar a sua vida com a maquiagem. Sempre falo sobre como a maquiagem foi transformadora na minha vida e eu queria pegar esse curso e compartilhar sobre isso com os meus seguidores, mas não para eles se modificarem, mas para somarem a beleza que já existem em si próprios, usando assim a maquiagem como ferramenta a seu favor.

Quais são as suas maiores motivações como profissional e como pessoa em si?

As minhas maiores motivações profissionais, são pessoais também, que eu vivo isso né, e a minha maior motivação é a minha família, o amor pela maquiagem, é o quanto mais pessoas eu quero atingir com a minha arte, com o meu jeito, com o amor que eu tenho nisso, então pra mim é muito importante sempre continuar e nunca desistir. E se eu pudesse deixar uma dica para todos vocês, seria exatamente essa.

Acompanhe Juliana Motta no Instagram

*Com Andrezza Barros

Quer acompanhar mais as novidades da coluna? Siga Luca Moreira no Instagram e no Twitter!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio