Parceria de Sucesso

Rafa Valle lança o emocionante single “30 Dias – Acústico” em parceria com Bell Lins

Faixa faz parte do EP "O Amor Não Espera - Acústico" e traz uma mensagem tocante sobre a importância de declarar o amor, mesmo após o passar do tempo. O videoclipe, dirigido por João Renato, completa a experiência audiovisual

Publicado em 26/07/2023 22:21
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O cantor e compositor Rafa Valle está prestes a lançar seu mais recente trabalho musical, o single “30 Dias – Acústico”, em parceria com a finalista do The Voice Brasil 2022, Bell Lins. A faixa faz parte do EP “O Amor Não Espera – Acústico”, e será lançada na próxima sexta-feira, dia 2 de junho. Composta por Rafa Valle em colaboração com Jonatas Pingo, a música traz uma mensagem tocante sobre a importância de declarar o amor, mesmo após o passar do tempo. O cantor revela que busca tocar as pessoas com suas composições, e “30 Dias – Acústico” promete fazer jus a essa missão.

Rafa Valle, natural de Brasília, tem se destacado na cena musical por sua mistura única de nova MPB com pop rock, autodenominada como “pop-soul-rock”. O artista, que iniciou sua carreira solo em 2020 após passar anos em projetos musicais, traz em sua música uma preocupação em tocar os ouvintes de diferentes maneiras. Suas composições variam entre contar histórias, fazer reflexões e descrever sentimentos, tudo para acessar sensações por meio da música. Seu trabalho já tem alcançado reconhecimento nas redes sociais e plataformas de streaming, com milhões de visualizações e ouvintes mensais.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O novo lançamento, “30 Dias – Acústico”, promete ser mais uma marca importante na carreira de Rafa Valle. O single conta com a participação da talentosa cantora Bell Lins, que também vem ganhando destaque após sua participação no The Voice Brasil. A parceria promete uma conexão musical única, em uma faixa que traz a essência do artista brasiliense, combinando seu estilo “pop-soul-rock” com uma abordagem acústica e emocional. O videoclipe, dirigido por João Renato, completa a experiência ao apresentar uma estética temporal e intimista, ampliando a mensagem trazida por Rafa.

O EP “O Amor Não Espera – Acústico” está previsto para ser lançado no próximo mês, e “30 Dias – Acústico” é o terceiro lançamento do projeto, se juntando às já divulgadas “Tabuleiro” e “Você não viu (feat. Sunflower Jam)”. Com uma carreira cada vez mais promissora e um som autêntico e tocante, Rafa Valle continua a conquistar corações e consolidar seu espaço na cena musical brasileira.

Como surgiu a ideia de lançar o EP “O Amor Não Espera – Acústico” e por que você optou por essa abordagem acústica?

Após o lançamento do meu álbum “O amor não espera”, eu senti a necessidade de dar a algumas daquelas obras um outro arranjo, mais intimista e valorizando a voz e o violão, o que também ficaria mais próximo ao que o meu público escuta nas minhas lives. Além disso, hoje existe uma demanda do público por versões acústicas, o que se pode notar com a criação de muitas playlists editoriais específicas nessa pegada nas plataformas de streaming.

O que inspirou a composição da música “30 Dias – Acústico” e como foi trabalhar com Jonatas Pingo na criação da letra?

“30 dias” nasceu praticamente pronta, inspirada em situações do nosso dia a dia. Quantas vezes nos vemos passando o tempo e não nos declarando para pessoa que amamos? Eu queria transmitir a mensagem que tanto acredito sobre a importância de expressar os sentimentos para pessoa que está ao seu lado.

Na parte musical, meu parceiro e produtor, Jonatas Pingo, teve a sensibilidade perfeita e fez questão de dar ênfase na melodia crescente com o violão, já que sabia que era uma característica forte do meu trabalho. No final, o resultado é que letra e música se conectam profundamente.

Como surgiu a parceria com a cantora Bell Lins para essa faixa? O que você acha que ela acrescentou à música?

“30 dias” é a música que me fez chegar a mais de 4.5 milhões de pessoas nas redes sociais e se eu você relança-la teria que ser de um modo muito especial. Não foi à toa que chamei a última finalista do The Voice Brasil e parceira da cena musical aqui de Brasília, Bell Lins, para participar dessa versão. Ela trouxe uma textura vocal única para música. Ao mesmo tempo suave e potente trabalhando melismas. Amei o resultado do encaixe das nossas vozes, do agudo ao grave.

O videoclipe de “30 Dias – Acústico” possui uma estética preto e branco e um cenário minimalista. Como esses elementos foram escolhidos para complementar a mensagem da música?

Quando mostrei a música para meu amigo e diretor visual, João Renato, e disse que queria uma estética preto e branco para esse clipe, ele concordou na hora, principalmente por imprimir um caráter temporal e intimista que dialogasse diretamente com a história da música. Um cenário minimalista e aconchegante também era muito importante para criar a atmosfera perfeita para música, ainda mais em sua versão acústica. A letra tem muito a ver com o que vem lá de dentro, que passa lá no fundo, por isso era tão importante essa estética.

Além de “30 Dias – Acústico”, quais outras músicas podemos esperar no próximo EP? O que os fãs podem esperar em termos de sonoridade e temáticas abordadas?

Além dos singles já lançados previamente (“30 dias – Acústico” , “Você não viu – Acústico” e “Tabuleiro – Acústico”) o EP trará mais 2 releituras muito especiais de “Uma e 10” e “Inocente”. Já adianto que os fãs vão se surpreender porque cada nova versão traz uma pitada de outros estilos musicais para meu trabalho, sem deixar claro a pegada acústica desse trabalho.

Como você descreveria seu estilo musical, que você chama de “pop-soul-rock”? Quais são suas maiores influências musicais?

Em um mundo de tanta abundância e acesso a diferentes estilos, entendo que um artista pode ter seu conceito, sua identidade, sem estar associado a um gênero musical específico. Sou apaixonado por minha natureza eclética, embora tenha tido, em minha história, grande influência do Rock dos Beatles ao Soul/Funk/Disco de Stevie Wonder e Earth Wind & Fire. Da Bossa Nova de Tom Jobim à MPB de Djavan. Recentemente posso dizer que artistas pop como John Mayer, Bruno Mars, Tiago Iorc, Vitor Kley, Melim, entre outros são também grandes referências.

Você mencionou que sua maior preocupação é fazer canções que toquem as pessoas. Como você espera que suas músicas impactem o público e qual mensagem você gostaria de transmitir através delas?

Faço canções com o objetivo de tocar as pessoas, de algum modo. Às vezes conto estórias, às vezes faço uma reflexão, às vezes descrevo sentimentos. Vejo a música como instrumento de acessar sensações.

Cada música passa sua mensagem e tem alguma representação. Eu hoje escrevo as letras cada vez mais buscando me colocar em situações e experiências que outras pessoas podem estar vivendo. O que busco sempre é conexão com quem estiver ouvindo.

Como tem sido a receptividade do público em relação ao seu trabalho, tanto nas redes sociais quanto em plataformas de streaming?

As pessoas estão me dando um feedback incrível nas redes sociais, me mandando mensagens contando como a minha música tem feito parte das histórias de amor delas. Uma me disse inclusive que 30 dias vai ser a música do casamento dela. Fico extremamente realizado com essa conexão, afinal esse é o meu grande objetivo. Nas plataformas de streaming dá pra ver também as métricas crescentes, com a música atingindo novos ouvintes e sendo adicionada em novas playlists diariamente.

Além de ser cantor e compositor, você também é produtor. Como é o processo de produção das suas músicas e como você concilia essas diferentes habilidades?

O meu dia a dia como artista independente tem sido extremamente corrido, e por isso, apesar de ser apaixonado com a experiência da produção musical, tenho delegado ultimamente essa função para parceiros que confio. Mas claro que participo intensamente no processo de produção de cada fonograma que estou lançando.

Quais são seus planos e expectativas para o futuro da sua carreira musical? Há algum projeto especial ou colaboração que você gostaria de realizar?

São vários planos e objetivos que estão em mente. O primeiro deles é me conectar com mais pessoas pelas mídias digitais, ampliando minha audiência nas redes sociais. Como consequência estou me organizando para realizar minha primeira turnê pelo país. E recentemente comecei a idealizar o meu próprio festival de música aqui em Brasília para fortalecer a cena autoral. Tudo isso mantendo um cronograma de lançamentos recorrentes e aumentando meu catálogo.

Acompanhe Rafa Valle no Instagram

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio