Exclusiva da Coluna

Sami Chohfi fala sobre planos de voltar ao Brasil em 2023

Com vasta bagagem internacional e raízes brasileiras, o artista vem se tornando destaque do rock alternativo no Brasil e no mundo

Publicado em 29/11/2022 19:42
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O músico americano-brasileiro Sami Chohfi acabou de finalizar uma turnê que passou por quatro Estados e nove cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Curitiba e Florianópolis. A “Extraordinary World Tour”, que promoveu o seu mais recente álbum, de mesmo nome, levou centenas de fãs aos mais distintos locais e ainda apresentou o trabalho do artista àqueles que ainda não o conheciam.

Filho de pai brasileiro e mãe americana, Sami nasceu nos Estados Unidos e iniciou sua carreira em 2008, com a banda Blue Helix. Atualmente em carreira solo e morando em Seattle, ele é casado com uma brasileira e faz uma mistura de rock alternativo, folk e composições acústicas, além de colecionar muitas vivências de viagens que refletem em sua arte e em seu contato com o público. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em uma entrevista exclusiva, ele conta detalhes sobre seus próximos clipes, que foram gravados em São Paulo e no Rio Grande do Sul durante sua mais recente passagem pelo Brasil, planos de retornar ao país em 2023, seu próximo show nas Filipinas, e muito mais!

Pergunta: Você recentemente fez sua quarta e maior turnê no Brasil, incluindo 2 shows em São Paulo e 2 festivais em Minas Gerais. Como foi esse tempo que você passou aqui? Como você se sentiu em relação ao público?

Sami: Eu sempre adoro visitar o Brasil. Toda vez que venho, vejo um novo lugar bonito e conheço mais fãs incríveis. Sou sempre bem recebido pelas casas de shows, pelos músicos e, claro, pelos fãs. Esta recente turnê foi sem dúvida a minha favorita de todas porque eu tinha o triplo da base de fãs e muitos deles conheciam as letras das minhas músicas. Ter todos aqueles rostos lindos cantando minhas letras nos shows foi realmente gratificante.

Pergunta: Você também recentemente fez um grande show na Índia, você pode nos contar um pouco sobre isso? Você já gravou dois vídeos lá, este é um lugar que tem um lugar especial em seu coração e em sua carreira?

Sami: Eu amo a Índia. É um país incrível. Assim como no Brasil, você poderia viver lá a vida inteira e sempre encontrar um tesouro escondido em uma pequena cidade ou em um vilarejo em algum lugar. Este recente festival que eu participei em Kerala foi provavelmente um dos três melhores shows da minha carreira. Eles tinham uma configuração de produção de 3 milhões de dólares. Só as luzes e os painéis de led eram de tirar o fôlego. Nunca toquei com um sistema de som tão grande. As pessoas foram super calorosas e amorosas e responderam ao meu show ao vivo com tanta empolgação e energia positiva. Eu estive na Índia em 2020 me apresentando em alguns Hard Rock Cafes em Mumbai e Nova Delhi e foi lá que filmei dois videoclipes muito especiais: “Dirty Your Soul”, que foi filmado durante o Holi Festival, e “This Majesty”, que filmamos em toda a Índia. Ambos os vídeos foram filmados em apenas uma tomada, tornando-os super orgânicos e verdadeiramente mágicos.

Pergunta: Você gravou dois novos vídeos no Brasil: “Take on me” em São Paulo e “Sing you to me” em Nova Petrópolis (RS). Por que você escolheu esses locais? Você pode nos contar um pouco sobre os vídeos?

Sami: São Paulo tem este café chamado “Rabisco 2D” no bairro Jardim Paulista que foi projetado em homenagem ao videoclipe “Take on Me”. Parece que você entra no mundo criado pelo A-ha desde o segundo em que entra pela porta. Foi um ótimo local para criar nosso remake desse hit clássico. Também encontramos algumas outras locações em São Paulo que pareciam partes da Europa que faziam parte do tema da história do vídeo. Quanto ao motivo de termos ido para Nova Petrópolis, foi porque eu estava procurando um labirinto para filmar o enredo de “Sing You To Me”. Era o único labirinto com mais de 2 metros de altura e que me permitia filmar à vontade no Brasil. Sem falar que essa região do Brasil é particularmente única e super bonita. “Sing You To Me” é sobre como a vida é um labirinto de encontros íntimos com pessoas que deveriam entrar em nossas vidas em um ponto ou outro. O amor é um labirinto. A vida é um labirinto sinuoso e constante de obstáculos e aberturas. Foi o único cenário que poderíamos imaginar para homenagear aquela que até hoje é minha música favorita que já escrevi. É uma canção de amor para minha esposa brasileira Renata.

Sami Chohfi (Foto: Michael Baltierra)

Pergunta: O seu próximo show será nas Filipinas em 10 de dezembro. É a primeira vez que você toca lá? O que o público pode esperar, vocês estão preparando alguma surpresa?

Sami: Já me apresentei nas Filipinas antes. Este show será divertido como a maioria das minhas apresentações internacionais porque estou constantemente tocando com novos músicos da área. Desta vez tenho o prazer de tocar com uma banda local de Manila chamada “Innervoices”. Estou preparando um set de alta energia misturando vários gêneros de rock em uma apresentação. Também tocarei algumas versões exclusivas de covers populares que preparei para o Hard Rock Cafe.

Pergunta: Planos para uma próxima turnê no Brasil? E se sim, em quais cidades você gostaria de tocar e ainda não tocou?

Sami: Sim, na verdade, estou planejando voltar ao Brasil três vezes em 2023. As turnês devem ser por volta dos meses de março, junho e setembro. Estou muito animado, pois essas turnês serão shows em festivais. Meu tipo de show favorito, para ser honesto. Adoraria tocar no Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. 

Quer acompanhar mais as novidades da coluna? Siga Luca Moreira no Instagram e no Twitter!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio