Biografia: Eduardo Costa de origem humilde à fama: a trajetória inspiradora

A incrível história do cantor sertanejo Eduardo Costa que saiu de casa aos 12 anos, trabalhou em diversos empregos e se tornou um sucesso nacional

Publicado em 11/05/2023 10:47
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Edson Vander da Batista, mais conhecido como Eduardo Costa, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em uma família muito simples. Filho de Maria Raimunda da Costa e João Vander da Costa Batista, possui dois irmãos, Weliton Costa e Sara Costa, e tem uma filha, Maria Eduarda, nascida em 17 de abril de 2006. No entanto, o cantor sertanejo Eduardo não se deixou intimidar pela vida sofrida que levava e, aos doze anos de idade, saiu de casa em busca de seus sonhos: tornar-se um cantor da música sertaneja e melhorar as condições de vida de sua família e manter uma agenda de shows invejável.

Morou em diferentes lugares, dentre eles, no interior dos estados de Minas Gerais (Juatuba), Goiás e São Paulo, antes de alcançar o sucesso. Trabalhou, entre outras funções, como office boy, ajudante de floricultura e vendedor de picolé. Como compositor se autodita e declara um multi-instrumentista. Toca viola, se exibindo, fazendo malabarismos com o instrumento, tocando-o entre as pernas e nas costas e dentre outras formas inusitadas. Suas maiores inspirações são Barrerito, do Trio Parada Dura, Leonardo, Gino e Geno, Chitãozinho e Xororó, Teodoro & Sampaio, Irmãs Freitas, Milionário & José Rico, Tião Carreiro & Pardinho, Liu & Léu, André & Andrade e Zezé Di Camargo & Luciano.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Começou a tocar no início da adolescência, escondido da mãe, de preferência, tocava em lugares escondidos. Nos anos 1990 tocou em barzinhos de Belo Horizonte. Em 1994, formou uma banda, chamada K & Pira, com seu parceiro Juninho. A banda, entretanto, não durou muito tempo. Logo em seguida, se lançou com outra dupla, Eduardo e Cristiano, substituindo o atual Eduardo, que teria falecido, que também não obteve êxito por sugestão de uma amiga Dalva Camilo, optou por usar o nome de Eduardo e usando seu sobrenome “Costa” ao nome artístico.

Em 2000, Eduardo Costa começou sua carreira solo, gravando um CD acústico, composto de regravações. Nessa época, já começava a obter destaque com a música “Coração Aberto“. Em 2003, lançou o CD Eduardo Costa, seu primeiro disco de carreira. Em 2004, gravou o segundo álbum, Acústico. A partir de então, já se apresentando em shows de médio e grande porte, no interior do Brasil, Eduardo lançou um disco por ano: No Boteco, em 2005, que consagrou as músicas “Tô Indo embora“, “Diz Pro Meu Olhar“, “Você Só Me Faz Feliz” e “Nos Bares da Cidade“.

Confira mais notícias sobre música sertaneja no Movimento Country com Hedmilton Rodrigues

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio