Relembre qual já foi escolhido para ser “Embaixador” da Festa do Peão de Barretos

Muitos nomes importantes da música sertaneja já foram escolhidos para receber o título de “Embaixador“do maior rodeio da América Latina.

Publicado em 01/06/2023 13:06
Publicidade

É sempre bom relembrar os Embaixadores de edições passadas da Festa do Peão de Barretos. Desde 2010, muitos artistas importantes da música sertaneja e figuras emblemáticas do mundo do rodeio marcaram presença como Embaixadores deste grande evento, que é uma das principais celebrações da cultura country no Brasil.

Este ano, a 68ª edição promete ser especial e com muitas surpresas. O Movimento Country já antecipou os artistas que estão confirmado em 2023 (Confira a programação), mas parece que este ano após desentendimentos com o cantor sertanejo Gusttavo Lima, os organizadores de Barretos não poderão utilizar o nome “Embaixador” para a comenda!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Festa do Peão de Barretos não é apenas um evento para entretenimento. Ela também promove o comércio e o turismo na cidade de Barretos e em toda a região. Além disso, a festa destaca a cultura country, incluindo a música sertaneja, o rodeio e outras tradições da cultura rural brasileira.

Como os anos anteriores mostraram, ser nomeado Embaixador da Festa do Peão de Barretos é uma grande honra e uma oportunidade incrível para os artistas. Relembre os nomes que já receberam a “comenda” tão disputada pelos famosos.

Luan Santana (2010)

Na época, Luan Santana tinha apenas 19 anos. O cantor sertanejo mineiro estava começando sua carreira e da melhor forma: ganhou a honraria de Embaixador por atrair uma multidão graças ao hit “Meteoro”, que dominou todo o Brasil. Seu primeiro DVD “Luan Santana – Ao Vivo” reuniu 18 faixas ao todo e projetou o guruzinho na carreira de sucesso. Atualmente, Luan está entre os cachês sertanejos mais altos da atualidade e fatura milhões com seu projeto Luan City.

Luan Santana. (Foto: Caio Mayer)

Jorge e Mateus (2011)

Não foi só Luan Santana que ajudou a levar uma maré de gente na edição de 2010 do Rodeio de Barretos – 150 e 200 mil pessoas comparaceram na edição. A dupla sertaneja Jorge e Mateus, pioneiros no sertanejo universitário, também impulsionaram as line-ups do festival, com o título simbólico em 2011 entregue para os cantores, no lançamento oficial do evento, que aconteceu entre os dias 18 a 28 de agosto.

Jorge e Mateus fizeram muito sucesso com o primeiro DVD da carreira da dupla: “Ao Vivo em Goiânia”, que contou com o lançamento das faixas “Amo Noite e Dia”, “Pode Chorar” e “De Tanto te Querer” e várias outras.

Jorge e Mateus recebendo o título de Embaixador do Rodeio de Barretos. (Foto: Reprodução/ internet)

Fernando e Sorocaba (2012)

Abrindo o evento no ano de 2012, Fernando e Sorocaba conseguiram a consagração de Embaixadores da Festa do Peão de Barretos pela novidade muito fora da curva na época: a dupla sertaneja apostou em um show repleto de efeitos especiais, que deixaram o público de boca aberta e elevaram os shows sertanejos.

Com a canção “É Tenso”, Fernando e Sorocaba abriram o show que durou praticamente 1 hora e 30 minutos, com outras músicas como “Paga Pau”, “A Casa Caiu” e “Madri” na setlist, que eram os grandes sucessos da dupla naquele ano. Atualmente, os frutos foram tão grandes que os próprios sertanejos criaram um festival misturando música com gastronomia.

Fernando e Sorocaba (Foto: Divulgação)

Bruno e Marrone e Chitãozinho e Xororó (2013)

Na 58ª edição da Festa do Peão de Barretos, a honraria não foi dada para somente um cantor sertanejo ou dupla sertaneja, mas para duas! Bruno e Marrone e Chitãozinho e Xororó foram agraciados com a consagração, já que os cantores sertanejos foram os padrinhos do evento e se juntaram em uma grande apresentação no dia 24 de agosto do ano de 2013.

Bruno e Marrone, apesar de estarem na lista dos sertanejos mais escutados nas plataformas de streaming, vive uma situação delicada com várias polêmicas de separação da dupla sertaneja; já Chitãozinho e Xororó vivem uma situação contrária, voltando aos palcos esse ano com a nova turnê “Amigos 2023”.

Bruno e Marrone e Chitãozinho e Xororó no Rodeio de Barretos 2013 (Foto: Reprodução/ Vanderlei Ribeiro/Phábrica de Ideias)

Cristiano Araújo (2014)

Um ano antes do terrível acidente que tiraria sua vida, em junho de 2015, o cantor sertanejo Cristiano Araújo foi premiado como Embaixador do Rodeio em 2014. O sertanejo fez sucesso muito rápido, entre os anos de 2013 e 2014. No ano que recebeu a honraria, Cristiano tinha lançado os hits  “Cê Que Sabe”, “É Com Ela Que Eu Estou” e “Hoje Eu Tô Terrível”.

Mesmo não estando mais presente, Cristiano Araújo ainda é muito lembrado pelos sertanejos, com o começo de seus lançamentos póstumos estreando em janeiro de 2023, com o single “Tempo ao Tempo”, em parceria com Jorge e Mateus.

Cristiano Araújo é nomeado Embaixador do Rodeio de Barretos 2014. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ Villa Country)

Henrique e Juliano (2015)

Henrique e Juliano seguiu praticamente o mesmo caso de Luan Santana, com os cantores sertanejos no começo de suas carreiras na música alcançando feitos incriveis. A dupla sertaneja surgiu em 2013, com os sucessos “Cuida Bem Dela”, “Recaídas” e “Mudando de Assunto”.

Com uma tremenda história de superação, a dupla do Tocantins (PA), emocionou o público em Barretos, contando durante a apresentação como Embaixadores do evento, que o pai dos artistas os levou até a arena da Festa e afirmou que um dia eles cantariam no palco. Para alegria do pai, de Henrique e Juliano e nossa, a previsão foi mais do que certeira!

Henrique e Juliano. (Foto: Reprodução Instagram)

Zezé Di Camargo e Luciano (2016)

Já na 61ª edição da Festa do Peão de Barretos, a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, conhecida pela história de “Dois Filhos de Francisco” e pelo repertório cheia de clássicas, como “É o Amor”, “Pra Não Pensar em Você”, “Sem Medo de Ser Feliz” e “Você Vai ver”, foi premiado como Embaixadores daquele ano. Mesmo com os rumores fortes de separação da dupla sertaneja, que está na ativa desde a década de 90, e os problemas vocais de Zezé Di Camargo, Zezé Di Camargo e Luciano são um dos maiores nomes da indústria, portanto inevitável que os artistas ganhassem, pelo menos, uma honraria.

O ano também marcou a primeira apresentação de Felipe Araújo no evento, irmão de Cristiano Araújo, que havia falecido no ano anterior.

Zezé Di Camargo e Luciano recebendo a consagração. (Foto: Reprodução/Francisco Cepeda/ AgNews)

Gusttavo Lima (2017 e 2018)

Sim, Gusttavo Lima é o único artista sertanejo com a proeza de ter faturado duas honrarias de Embaixador do Rodeio de Barretos, ainda melhorado se levar em conta que os títulos vieram um atrás do outro. É por essa façanha que o bordão famoso “Embaixador do Sertanejo” se encaixou eternamente ao cantor sertanejo, que vira e mexe sempre tenta usar essa alcunha em seus projetos, com alguns deles tendo péssimos resultados.

Durante seu show em Barretos, o artista ainda inovou ao fazer um churrasco em pleno palco da arena. Gusttavo tinha lançado seu projeto “Buteco com Gusttavo Lima“, que conseguiu grande sucesso, com os hits “Apelido Carinhoso” e “Na Hora de Amar”, por exemplo, e até virou um festival sertanejo.

Gusttavo Lima vive em altos e baixos: ao mesmo tempo que bate recorde histórico no YouTube, o cantor apresenta a pior agenda de shows de sua carreira e se vê tentado a iniciar em outra vertente do sertanejo, conforme apurado com exclusividade pelo Movimento Country.

Gusttavo Lima em 2017. (Foto: Reprodução/ Leandro Gasparetti)

Simone e Simaria (2019)

A penúltima consagração feita foi para as ‘coleguinhas’ Simone e Simaria, como Embaixadoras do evento de 2019. A edição foi a última antes da pandemia do coronavírus, que fez com que 2 anos o Rodeio de Barretos parasse suas atividades.

Foi com a honraria de Embaixadoras entregues às irmãs Simone e Simaria que acabou gerando uma treta entre cantoras sertanejas, iniciada por Maraisa. A cantora, famosa pelos seus flertes e interesses amorosos, chegou a postar que Embaixador era “só um”, se referindo à Gusttavo Lima. A situação ficou mal vista, que fez com que Maraisa ligasse para Simone para se desculpar pelas suas atitudes. Na época, Marília Mendonça também interviu e publicou que “mulheres apoiam mulheres”.

Muita coisa mudou de lá para cá: a dupla sertaneja Simone e Simaria se desmanchou, com Simone Mendes iniciando em ótima fase sua carreira solo com um primeiro DVD gravado em São Paulo, e Simaria acumulando polêmicas, que variam entre agressões que cometeu com um apresentador e o afastamento de sua família. Inclusive, Simone Mendes, recentemente, se juntou com Maiara e Maraísa para um novo projeto.

Simone e Simaria como Embaixadoras do Rodeio de Barretos 2019. (Foto: Reprodução/ Eduardo Matins/ AG News)

Adriano Moraes (2022)

Por último, o mais recente Embaixador da Festa de Peão de Barretos é Adriano Moraes, o único desta lista a ser consagrado pela honraria do Rodeio de Barretos sem ser um músico profissional. Na verdade, Adriano foi um peão competitivo de boiadeiro brasileiro. Conhecido aqui e internacionalmente como “The Phenomenon” – O Fenômeno, em tradução -, Adriano Moraes tricampeão mundial de montaria em touros pela PBR (Professional Bull Riders, principal torneio de montagem de touro do mundo).

Adriano foi o primeiro campeão mundial da PBR no ano da fundação deste campeonato, em 1994, além do primeiro a ganhar 2 vezes o torneio, em 2001, Adriano é Tricampeão Mundial da PBR, em 2006. Dois anos depois do terceiro titulo, Adriano Moraes se aposentou, em 2008, sendo atualmente treinador da seleção brasileira desta modalidade.

Adriano Moraes recebendo como Embaixador da edição de 2022. (Foto: Reprodução/ Ricardo Nasi/ G1)

Confira mais notícias sobre música sertaneja no Movimento Country com Hedmilton Rodrigues

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio