João Pedrosa analisa a ascensão dos podcasts no Brasil: um mergulho no sucesso do Podpah

Programa Trace Trends investiga o fenômeno dos podcasts e entrevista os criadores do canal mais assistido do país

Publicado em 21/05/2023 13:04
Publicidade

Os podcasts estão em ascensão no Brasil e no mundo, e o programa Trace Trends, do canal Multishow, investigou esse fenômeno em uma edição especial, diretamente dos estúdios do Podpah, um dos canais mais ouvidos e assistidos do país. Com a participação dos apresentadores Igão e Mítico, o episódio foi transmitido na madrugada de sábado para domingo (20), às 00:30, no Multishow, e está disponível na plataforma de streaming da Globoplay.

Igão e Mítico do Podpah

O Podpah é um canal consolidado como referência do entretenimento moderno na internet, com 70 milhões de visualizações mensais no YouTube. Em entrevista, o apresentador Mítico contou como surgiu a ideia de criar um canal de tanto sucesso: “Esse tipo de conteúdo ainda estava sendo criado no Brasil. Participei pela primeira vez de um programa e gostei da ideia, pois o tema era livre, sem um roteiro a seguir e trazia diversos assuntos em uma só conversa. A partir dessa experiência comecei a notar que eu tinha potencial para idealizar um podcast, então convidei o Igão e hoje estamos aqui”, afirmou.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O diretor, roteirista e criador do ficcional “Eles Estão Aqui”, da Globoplay, M.M. Izidoro, analisou em entrevista ao TT porque esse tipo de conteúdo faz tanto sucesso: “Costumo dizer que diferente da televisão, o podcast está no horário nobre das pessoas, porque cada um escolhe o momento ideal para ouvir e, principalmente, o que deseja escutar”.

Além dos apresentadores e do diretor, o episódio especial do Trace Trends contou com a participação da cantora Drik Barbosa, que apresenta o podcast “Sobre Nóiz”, de Lorena Monique, cientista social brasiliense e criadora do “Neggatapod” e do ex-jogador de basquete, Anderson Varejão.

O Podpah é um exemplo de como os podcasts se tornaram um grande negócio no Brasil. Igão, criador de conteúdo há 10 anos, refletiu sobre o primeiro lucro do projeto: “O primeiro dinheiro que fizemos com o Podpah em 3 meses foi R$200 mil, era uma época que precisávamos de dinheiro, mas decidimos que ao invés de dividir, iríamos investir em estúdio e equipamento para continuar fazendo o que gostamos”. Com a ascensão dos podcasts, surgem novas oportunidades de negócio para criadores de conteúdo e empresas que desejam investir em publicidade nesse meio de comunicação que está conquistando cada vez mais fãs.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio