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Conheça o modelo híbrido e exclusivo de negócios no segmento de academias: rentável para proprietários e vantajoso para alunos

A rede Evoque, a única do país que segue esse padrão, tem faturamento anual de 75 milhões de reais e, em apenas seis anos de existência, desponta com uma das que mais crescem no país.

Publicado em 16/07/2024 13:12
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Dados da IHRSA (International Health Racquet & Sportsclub Association), entidade que reúne profissionais do setor de exercícios físicos ao redor do mundo, confirmam que o Brasil é, há pelo menos uma década, o segundo país que mais tem academias no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Números divulgados em 2020 apontam para cerca de 30 mil locais afins no país. No modelo de negócios fítness, mais precisamente no de academias brasileiras, existe um altamente rentável, mistura de estabelecimento de bairro e low cost. Trata-se do híbrido (low price full service), que oferece mensalidade bem em conta para o bolso do consumidor e um vasto cardápio de modalidades, algumas delas exclusivas.

A rede Evoque, nascida em 2018, na cidade de Mauá, no ABC paulista, conhecida região metropolitana de São Paulo, é a única do país que navega nesse modelo de negócios. Portanto, é possível dizer que trata-se de um caminho próprio e certeiro, entre várias outros que seguem padrões bem conhecidos no Brasil, como o low cost, o full service, o nichado (que oferece uma única modalidade, caso dos estúdios de bike indoor ou de pilates) e o butique ou premium (inserido no mercado de luxo). Para se ter ideia do acerto, a Evoque, em apenas seis anos de existência, já possui 37 unidades espalhadas pelo país, com o objetivo de chegar a 50 até o final de 2024. Mais: com o olhar também voltado para o mercado internacional. O faturamento bruto anual é de cerca de 75 milhões de reais.

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Segundo o empresário Rodrigo Hasi, 37 anos, fundador e um dos donos da Evoque, a inovação tanto na gestão, que valoriza os colaboradores da empresa, para que eles se sintam parte dela, vislumbrando uma carreira sólida a longo prazo, quanto nos serviços oferecidos, são pontos fortes do negócio. “Tudo é pensado em pessoas. Nossos funcionários formam uma grande família com direito, por exemplo, a ferramentas que fazem com que eles saibam gerir suas próprias finanças. E os nossos alunos contam com um leque gigantesco de modalidades, algumas atendendo necessidades específicas como as voltadas para a terceira idade. Tudo isso por um custo baixo”, diz ele.

Com cerca de 1 000 colaboradores e 60 mil alunos, a rede oferece mais de 22 modalidades, sendo cinco aulas coletivas exclusivas, caso do pilates ballance, mistura de movimentos da metodologia original, de ioga, de alongamento, de exercícios funcionais e de tai chi chuan. O tíquete médio mensal oferecido ao cliente varia entre 109 e 159 reais.

Trajetória de desafios

Filho de educadores físicos e apaixonado por motos – que passa a ser uma terapia, já que ele adora viajar entre duas rodas para relaxar as tensões do dia a dia –, Rodrigo sempre teve uma forte ligação com a atividade física e com a adrenalina. Ainda que a vocação tenha vindo de berço, nada caiu de mãos beijadas na vida dele. Pelo contrário: teve que lutar (e muito) por tudo que conquistou.

A primeira tentativa como proprietário ocorreu em 2012, aos 24 anos. Foi quando arrendou uma academia, em Mauá (SP). Não deu certo. Por falta de boa gestão, o negócio faliu em um ano. Resiliente, Rodrigo entendeu que precisava aprender e a crescer mais como gestor para alcançar algo maior. Assim, voltou a gerenciar academias. No caso, a própria Evoque, em Mauá (SP), na qual tinha bom relacionamento com os donos. Em 2018, surgiu a oportunidade de comprá-la. Juntou tudo que tinha guardado nos últimos anos, vendeu carro e moto para abraçar essa nova oportunidade. Mais experiente, o negócio decolou. Em pouco tempo, o número de alunos dobrou.

Daí, veio a pandemia. “Obviamente, isso abalou o meu emocional no início. Mas também vi uma oportunidade de crescimento. Muitas academias fecharam e, portanto, existiam mais clientes no mercado. Foi só uma questão de conseguir estruturar-se rapidamente para buscar esse público que voltaria a fazer exercício físico”, conta Rodrigo. Certamente, a primeira experiência de fracasso deu suporte e sabedoria para que ele conseguisse sobreviver e até crescer na adversidade. Bingo: no final de 2020, mesmo na pandemia, conseguiu abrir a segunda unidade da Evoque, em Santo André (SP).

Em 2021, Rodrigo conheceu José Ramos, 38 anos, um empresário do ramo da tecnologia, que dava os primeiros passos no segmento de academias e que tornaria sócio dele na Evoque. O encontro desses dois jovens idealistas e com muita vontade de crescer, foi o que se pode chamar de “conexão empresarial à primeira vista”. “Tínhamos muitas afinidades e o Rodrigo mostrou que para um negócio prosperar não bastava ser apenas apresentável como eu pensava, mas ter boa gestão”, confessa Ramos. Ele não tem dúvidas que a rede Evoque cresceria de qualquer jeito e chegaria a esse ponto de grandiosidade atual. Mas com a participação dele, que entendia bem de logística, no comando do negócio, o crescimento foi mais rápido.

A lição que fica para o mundo corporativo é que, ainda que tenham vindos de segmentos diferentes, com ideias próprias, dois empresários podem formar uma sociedade de sucesso se ambos estiverem unidos no mesmo ideal de crescimento. Inclusive apresentando, ao mundo, um novo modelo de negócios.

Sobre a Evoque. Fundada em 2018, em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, a rede de academias Evoque conta atualmente com 37 unidades e cerca de 60 mil alunos em todo país. Trata-se de uma marca em franca expansão, um modelo híbrido, muito bem estruturado e com serviços de excelência, entre academia de bairro e low cost. Tem a vantagem de oferecer diversos tipos de atividades físicas, incluindo artes marciais, dança, treinamento funcional e bike indoor, além de serviços de fisioterapia. academiaevoque.com.br

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