crime real

O mafioso e o policial que inspiraram um dos clássicos de Hollywood, ganhador de 4 Oscars

Os Infiltrados é considerado uma das melhores produções de Martin Scorsese

Publicado em 28/03/2024 13:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os Infiltrados é considerado um dos melhores filmes do cineasta Martin Scorsese.Lançado em 2006, a produção ganhou 4 Oscars: melhor diretor, melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor edição.

A estória mostra o mafioso irlandês-americano Frank Costello,interpretado por Jack Nicholson.Ele consegue infiltrar um espião na polícia, Colin Sullivan (Matt Damon).Ao mesmo tempo, a polícia também tem um espião na máfia, Billy Costigan (Leonardo DiCaprio).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dois personagens importantes na trama foram baseados em pessoas da vida real.

O chefe mafioso foi inspirado na história real do criminoso Joseph “Whitey” Bulger Jr. Já o espião infiltrado na polícia, trabalhando a serviço da máfia, foi inspirado no agente da polícia federal americana John Connolly, que traiu o F.B.I. para trabalhar para o crime organizado.

Quem foi Joseph “Whitey” Bulger Jr.?

Bulger nasceu em Boston, Massachussetts, no dia 3 de setembro de 1929. Do início dos anos 70, até meados dos anos 90, ele foi chefe da quadrilha conhecida como gangue de  Winter Hill, no bairro de Winter Hill, na cidade de Somerville.

Preso pela primeira vez aos 14 anos,Bulger era conhecido pela violência. Durante a carreira no mundo crime, ele acabou virando informante do F.B.I., a polícia federal americana, a colaboração dele levou à prisão um grande número de membros do crime organizado.

Bulger conseguiu fugir da prisão e passou décadas como fugitivo. Capturado em Los Angeles, o mafioso foi assassinado na prisão em 2018. O atentado aconteceu poucas horas depois dele ser transferido da Flórida para West Virginia. Na penintenciária anterior ele era mantido longe de outros presos. No local onde acabou assassinado, Bulger foi colocado junto com outros criminosos.

O mafioso Whitey Bulger também foi tema do filme  Aliança do Crime em 2015. Johny Depp viveu o personagem central

Quem foi o agente do F.B.I. John Connolly?

John Connolly foi condenado a 40 anos de prisão em 2008. Em 2021, ele recebeu liberdade condicional e manteve a aposentadoria do F.B.I.

O trabalho de Connolly na polícia federal americana o colocou numa posição valiosa para a máfia.E foi exatamente o que acabou acontecendo, quando o agente passou a espionar a própria agência policial na qual ele trabalhava e passar as informações para o chefe mafioso Whitey Bulger.No entanto, ele foi descoberto e condenado à prisão em 2008 por envolvimento em um assassinato.O ex-policial recebeu liberdade condicional em 2021.Ele continua recebendo a aposentadoria da polícia federal.

Assista o trailer legendado

Jânio C.V.Nazareth é jornalista em Los Angeles, cobrindo Hollywood

@JânioNazareth

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio