alerta

Saiba porque ameaça no novo Missão Impossível é assustadora na vida real

Filme estreia na quinta-feira 13 de julho

Publicado em 10/07/2023 13:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma das ameaças da aventura Missão Impossível 7, Acerto de Contas Parte 1 está literalmente em toda parte, trata-se da tecnologia que deu origem à Inteligência Artificial ou simplesmente IA. Os líderes mais importantes do setor avisam que o perigo é real, o seu desenvolvimento pode por em risco a vida no planeta.

Os criadores do novo filme iniciaram as discussões sobre o impacto da tecnologia na sociedade anos antes do tema se tornar algo comum nos diferentes debates.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O cineasta Christopher McQuarrie declarou ao site americano Collider que a equipe começou o processo de escolha para o novo vilão em 2018. “Já tivemos diferentes tipos de ameaças, como as armas nucleares e biológicas.Desta vez, nas nossas conversas com Tom Cruise, estávamos procurando algo novo e nos concentramos nesta tecnologia. Agora, todos estão falando sobre a IA”, contou o diretor.

O diretor menciona a coincidência do lançamento do filme acontecer agora, quando vemos histórias constantes na imprensa, abordando a nova ciência e as possibilidades assustadoras, como a criação de notícias falsas e a possível eliminação de empregos. McQuarrie compara o novo filme com os filmes do período da Guerra Fria.

O período de tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética, incluindo os respectivos aliados, começou em 1947 e terminou com a queda do muro de Berlin, que separava a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental em 1989. Durante aqueles anos, os filmes abordavam o medo de uma guerra nuclear para se conectar com o público. McQuarrie conta que nas conversas com Tom Cruise, eles lembraram que o medo hoje está relacionado com as incertezas em torno da IA.

O novo filme é o sétimo episódio da estória de ação e espionagem. O primeiro foi lançado em 1996.Tom Cruise interpreta o agente Ethan Hunt. Na nova aventura o agente e a equipe tem que rastrear uma nova arma para evitar que ela caia nas mão erradas, o que pode significar o fim da humanidade. Ao mesmo, o agente Hunt enfrenta um novo inimigo e o desafio de completar a missão, colocando a própria vida em risco.

O ator Esai Morales vive Gabriel, um terrorista que procura controlar a IA para dominar o mundo. Ele era amigo de Ethan Hunt, o personagem vivido por Tom Cruise, antes de Hunt se tornar um agente.

Medo real

Na vida real a inteligência artificial assusta os líderes da indústria da tecnologia.

Cerca de 1.400 nomes de peso no setor, incluindo Elon Musk, Steve Wozniak,co-fundador da Apple, entre outros, assinaram uma carta alertando os líderes do governo e da indústria nos Estados Unidos, pedindo para fazer uma pausa no desenvolvimento da tecnologia, até que se possa entender todas as implicações e possíveis ameaças da nova ciência. Eles acrescentaram que a inteligência artificial pode por em perigo a vida no planeta.

Jânio C.V. Nazareth é jornalista em Los Angeles, cobrindo Hollywood

@JânioNazareth

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio