BBB23

Fred cresce no jogo e aparece como favorito na disputa

Influencer é o terceiro que mais ganhou seguidores durante o programa.

Publicado em 14/03/2023 17:17
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O jornalista e influenciador digital Fred ultrapassou a marca de 10,8 milhões de seguidores no Instagram @fred e é o participante do BBB 23 com o maior número de fãs nesta rede social. Dentre todos os participantes iniciais, aparecem atrás dele MC Guimê, com 9,4 milhões, Key Alves, com 8 milhões, e Bruna Griphao, com 4,2 milhões. Apenas Larissa Santos e Amanda ganharam mais seguidores do que Fred durante o programa, com 1,8 milhões e 1,7 milhões, respectivamente.

Fred é reconhecido no mundo esportivo quando passou a apresentar o programa Desimpedidos, pelo Youtube, que hoje consta com 10,8 milhões de inscritos. No Instagram, a página do Desimpedidos possui 6,8 milhões de seguidores.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Cerca de um ano após a criação do canal, veio a oportunidade de entrar no Desimpedidos, em 2015. Posteriormente, em 2019, ele teve a chance de realizar um sonho de criança e se tornar jogador do Magnus Futsal, clube em que jogou a pré-temporada do ano de 2020 e conquistou a Copa Internacional, em seu primeiro ano como jogador de futsal profissional.

Essa oportunidade foi transformada em uma série chamada série “Vai Pra Cima, Fred”, exibida em oito episódios pelo canal do Youtube e que contou a jornada do influencer para tentar jogar no time profissional do Magnus – a exibição foi um sucesso ao bater 8,5 milhões de espectadores únicos e 27 milhões de visualizações.

Rodrigo Hardy, mais conhecido como Rodrigo Capita, foi jogador do Magnus Futsal, seleção brasileira e é embaixador da Penalty, fornecedora de material esportivo do Magnus desde janeiro de 2022. Durante a série “Vai Pra Cima, Fred”, o fixo ficou conhecido pela amizade com o influenciador e conta como a simpatia e a competitividade de Fred podem fazer ele cativar um outro tipo de público que vai além do esporte.

Fred venceu o temido quarto branco e faturou um carro

“O BBB é diferente. Você fica ali dentro, sem rede social, sem televisão, sem nada, acaba se vendo obrigado a jogar o jogo, e o Fred é um cara extremamente competitivo. É um cara que está preparado para tudo, para qualquer assunto, é um cara inteligente. A gente espera que ele ganhe, faremos de tudo para ele vencer. Acho que as pessoas vão conhecer o Fred, ou Bruno, que é o nome verdadeiro dele, que eu conheço, e aí todos vão ver a pessoa fantástica que ele é. Lá ninguém consegue fingir nada, o cara é o que é”, afirma Rodrigo.

Outro ponto alto da participação do influenciador no Desimpedidos foi quando, em 2016, ele deu início ao quadro “Desafio do Fred”, que entre as personalidades entrevistadas e que participaram da brincadeira, estiveram, ao mesmo tempo, ninguém menos que os craques Cristiano Ronaldo e Marta. O vídeo, exibido há três anos, consta com 30 milhões de visualizações.

Nas principais enquetes de sites de entretenimento, Fred aparece como oitavo no ranking de favoritismo das principais casas de apostas. A vitória do jornalista e influenciador paga R$ 18,90 para cada R$ 1 real gasto no Esportes da Sorte, e 19,00 para cada R$ 1 real gasto na Casa de Apostas.

Análise de Bruno Maia, CEO da Feel The Match, desenvolvedora de propriedades intelectuais voltada para streaming e blockchain, e executivo de inovação e novas tecnologias no esporte e entretenimento

“O caso do Fred é algo que estamos vendo como um cruzamento de segunda, terceira bolha, como gostam de falar.

Costumam dizer que um influencer cruza a bolha quando sai de um primeiro público que o consagrou e começa a atingir outras frentes e outras audiências que não aquela primeira, do tema no qual ele é especialista.

O Fred já tinha alcançado alguns clubes de bolha anteriormente, seja pela história dele nos canais que já apresentou ou pela relação com a publicidade, com o namoro com outra celebridade, ou seja, ele já tinha esse staff.

Ano passado, em janeiro, ele foi apresentador de um painel importante, o Rio2C , um dos mais principais eventos do mercado, sobre comunicação, o que prova um pouco desse poder que ele tem. Recentemente, ele foi elogiado pelo Galvão Bueno na Globo, então já vinha fazendo isso.

Evidentemente que quando vai para o BBB, ele cruza a última bolha possível, atinge o país todo. E ele já chega com um suporte muito grande, sendo empurrado por dezenas de influenciadores nos quais ele é amigo e que gostam do trabalho dele, o que o torna, de fato, uma potência dentro de uma máquina grande de comunicação. Além do que, é um cara que tem muito carisma e entende bastante do engajamento do público, afinal, como influenciador, ele cresceu tendo isso como modo do seu trabalho, do seu próprio sucesso.

Ele é uma pessoa que vai estar com uma máquina grande, com o BBB na mão, tendo conhecimento de audiência, de saber emocionar e de saber conduzir aquilo ali, além de ter um suporte pré construído de uma audiência que o ama já há muito tempo.

Trata-se de um novo cruzamento de bolha. Onde o Fred vai chegar não dá para saber, mas de fato talvez tenha um outro momento de carreira, ir paga a própria Globo seguir a carreira em um outro universo.

Pode ser que seja isso até artisticamente ou profissionalmente que ele queira fazer, e vai ser interessante ver como o programa Desimpedidos, a plataforma dele, vai conseguir acompanhar, ainda mais porque sabemos que a Globo tem contratos bastante rígidos de exclusividade e de exploração de imagem dos participantes do BBB quando o programa está no ar e quando ele acaba.

Neste caso, o Fred já faz parte de um outro canal que já está muito ativo em comunicar, ou seja, ele segue com o Desimpedidos e com a NWB. A ver se terão projetos conjuntos e como isso se dará no futuro quando a participação dele acabar.

Mas, de fato, ele tem uma vantagem muito grande e um potencial enorme nesse cruzamento de bolhas que está fazendo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio