Política

Cumprindo a promessa, Lula assina decreto para acabar com sigilos de 100 anos de Bolsonaro

Lula teria dito que essa seria uma de suas primeiras medidas como presidente da república

Publicado em 02/01/2023 06:28
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Como um dos primeiros atos após a posse para um terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou um decreto neste domingo (1) que pedia a reavaliação das sanções colocadas em documentos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O despacho foi uma das medidas decididas pelo petista no início da noite deste domingo e que afetam diretamente as ações promovidas por Bolsonaro. Lula decidiu , entre outras coisas, os estudos para a retirada das estatais do processo de privatização, a revisão das políticas que incentivavam a violência armada na Amazônia e a suspensão dos efeitos de decretos do governo anterior que facilitavam a obtenção de armas e munições.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva, cumpriu em seu primeiro dia de mandato, a promessa que fez ao ex-presidente Jair Bolsonaro, durante o debate de campanha para as eleições de 2022 na Rede Globo.

No caso dos documentos misteriosos, Lula decidiu que a Controladoria-Geral da União ( CGU) reveria as decisões de Bolsonaro em 30 dias. Ainda durante a eleição, Lula afirmou que um de seus primeiros atos como presidente seria rever as sanções impostas por Bolsonaro.

Lula afirmou várias vezes ao longo da campanha que faria um “revogaço” das decisões no primeiro dia do novo governo . “Vamos emitir um decreto no primeiro dia da próxima administração para acabar com o sigilo de 100 anos .As pessoas precisam saber o que está sendo ocultado ”, disse Lula em uma rede social.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio