Xuxa, Roberto Carlos e Rita Lee
Xuxa, Roberto Carlos e Rita Lee (FOTOS: Sites oficiais)

Em tempos de pirataria, o prazer de comprar um CD saiu de moda, tanto que ele é ainda facilmente achado em livrarias e lojas de conveniência. Há até quem ressuscite o vinil! Você sabe quem foram os 10 brasileiros que mais venderam discos na história? De acordo com a ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco), são esses. Confira!

Leia também: Relembre 7 cantores e bandas que voltaram a mídia, depois um tempo longe dos holofotes

10º lugar – Maria Bethânia


A cantora baiana que está incluída num contexto familiar artístico renomado, não poderia deixar de aparecer nessa lista, ao vender ao todo 26 milhões de cópias. Maria Bethania começou sua carreira em 1964, lançou 34 álbuns de estúdio e 21 ao vivo. Daqueles que tiveram a contagem registrada, ‘As Canções Que Você Fez Pra Mim’, com um single de mesmo nome e o sucesso ‘Fera Ferida’. Em 2012 foi eleita pela revista ‘Rolling Stones Brasil’ como a quinta maior voz da música brasileira.

9º lugar – Raça Negra

O grupo de samba e pagode, pioneiro na vertente romântica do gênero musical, figura a lista ao ter vendido 30 milhões de cópias durante toda sua carreira. Dona de sucessos como ‘Ciúmes de Você’ e ‘Estou Mal’, entrou para o Guinness Book como o récorde de música mais tocada em um dia, por ‘É Tarde Demais’, que teve 600 execuções nas rádios. Lançou 18 álbuns de estúdio, 9 ao vivo, e outros 12 reunindo os maiores sucessos.

8º lugar – Milionário & José Rico

A dupla de sertanejos alcançou essa marca na história da discografia brasileira, ao vender aproximadamente 35 milhões de discos. Chegaram a lançar 2 DVDs e 2 filmes: ‘Estrada da Vida’ e ‘Sonhei com Você’. Ficaram juntos por 43 anos, passaram por uma rápida separação de dois anos, que se tornou definitiva com a morte de José Rico. Atualmente, Milionário faz dupla com o também renomado Marciano.

7º lugar – Chitãozinho & Xororó

Mais outra dupla sertaneja figura nessa lista que marca história na música brasileira, ao vender 37 milhões de discos. Família musical, Xororó é pai de Sandy & Junior Lima, que também já formaram dupla, mas que hoje seguem carreira solo. Falando sobre sua dupla com Chitãozinho, os dois começaram a carreira em 1970, fizeram parcerias de sucesso como Bee Gees, ‘Galopeira’ foi seu primeiro hit, ganharam várias certificações de ouro platina e diamante e o disco mais vendido deles foi ‘Fotografia’ (1985).

6º lugar – Nelson Ned

O defensor do ritmo brega entrou para essa parada, ao vender 45 milhões de discos, sendo o primeiro latino-americano a vender 1 milhão de discos nos Estados Unidos, se apresentando ao lado de nomes respeitados como Julio Iglesias e Tony Bennett. Tem inúmeras composições regravadas por cantores igualmente famosos, mas o seu maior sucesso foi ‘Tudo Passará’ (1969). Cantou durante 51 anos, chegou a ganhar vários discos de ouro e veio a falecer em 2014.

5º lugar – Xuxa Meneghel

Xuxa foi um verdadeiro estouro entre os anos 80 e 2000, vendendo ao todo 50 milhões de cópias durante sua carreira. Na lista de 10 álbuns mais vendidos do Brasil, 4 deles são seus. Conhecida como a rainha dos baixinhos, entre 1986 e 1992 chegou a ganhar 139 discos de ouro, 52 de plaina e 10 de diamante. No cinema alcançou a maior bilheteria nacional. ‘Xou da Xuxa 3’ é o segundo álbum mais comprado da história nacional.

4º lugar – Tonico & Tinoco

A dupla caipira de sertanejo raiz, que fazia sucesso com suas modas de viola, conseguiu vender 50 milhões de cópias em 64 anos de carreira. Acumulam quase 1000 gravações, em torno de 83 discos. Apresentou vários programas de rádio (o que ajudou na carreira), tem filmografia no currículo. Tonico morreu em 1994, Tinoco em 2012, mas o seu acervo de músicas ainda repercute.

 

3º lugar – Rita Lee

A mulher mais bem colocada dessa lista e estrela do rock, vendeu 55 milhões de discos ao decorrer de seus 55 anos de carreira (que ainda não terminaram), sendo 18 deles de estúdio, 7 ao vivo, 11 em grupos e 5 DVDs. Foi integrante das bandas ‘Os Mutantes’ e ‘Tutti Frutti’, sendo essa última com o álbum ‘Fruto Proibido’ (1975) que marcou sua história. Tem sucessos como ‘Ovelha Negra’ e ‘Mania de Você’ na bagagem, ganhou um troféu no ‘Grammy Latino’ e em inúmeras premiações.

2º lugar – Nelson Gonçalves

Um dos grandes expoentes da MPB, conseguiu a notável marca de 75 milhões de vendagens. Foi um cantor e um compositor de sucesso, mas chegou a se aventurar nos ringues de luta antes da carreira na música. Seu maior sucesso foi a canção ‘A Volta do Boêmio’ e também teve seus sons gravados por Herivelto Martins, Capiba e etc. Gravou mais de 2 mil canções, foi tema de musicais, mas morreu em 1998, com 57 anos de carreira.

1º lugar – Roberto Carlos

Não é à toa que Roberto Carlos conseguiu a alcunha de “rei”. Ele é simplesmente o cantor que mais vendeu discos, conseguindo a marca de 140 milhões de vendagens em seus 61 anos de carreira atual. Iniciou a carreira na bossa nova, mas teve o rock como ritmo predominante. Surgiu na mídia em 1965 na TV Record, no programa ‘Jovem Guarda’ que deu nome ao movimento musical que marcou história. Tem um programa especial anual na Rede Globo, produziu filmes, é o artista mais regravado do país (inclusive tendo gravações em outros idiomas) e ganhou 6 troféus no ‘Grammy Latino’.