Cristiane Machado sobre agressão do ex: “Feliz em dividir minha história”

Publicado em 24/11/2018 16:55
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Entrevista: André Romano

A atriz Cristiane Machado, conhecida por ter atuado em algumas novelas da Globo, denunciou seu ex-marido Sergio Schiller Thompson-Flores, por agressão. Um casamento dos sonhos que se tornou pesadelo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nas imagens exibidas no Fantástico, o homem que ela chamava de príncipe, é o mesmo que aparece lhe empurrando e dando uma surra. Infelizmente, a famosa é só mais uma estatística de mulher que passa por violência doméstica. Em entrevista ao Observatório, ela abriu seu coração e falou, com exclusividade, do momento difícil que passou. Confira:

Leia mais: Domingo de casal! Cristiane Dias é flagrada curtindo a noite carioca com o namorado

Cristiane Machado, no último domingo, você denunciou o seu ex-marido por agressão, no Fantástico. De certa forma, você jogou luz em um assunto tão atual: O Feminicídio. Como tem sido o retorno do público em relação a sua denúncia?

– Num momento triste da minha vida que meu coração pedia para poder falar, e que eu tinha que falar o que estava vivendo e não esconder mais de ninguém, eu fui muito bem recebida por mulheres que me escreveram, contaram suas histórias. Tem mulheres que relatarão estar há anos tentando sair de um relacionamento agressivo e não conseguem, outras namoradas, casadas. Mas todas elas me encorajando de uma forma muito bonita, e que me deu muita força. Fiz um vídeo para agradecer a todos, mas quero responder cada uma, porque cada uma abriu seu coração para mim.

Feminicídio

Me sinto feliz em poder dividir minha história, e assim poder conhecer outras histórias. Com isso, teremos a chance de acender uma luz sobre o assunto porque o Brasil tem alto índice de feminicício. Isso acontece porque muita coisa precisa ser mudada. Vivemos num país machista de homens dominantes e dominadores. Precisamos ser justos, o homem respeitar a mulher e a mulher respeitar o homem. Depois de toda a coragem que tive que ter porque não foi fácil. Primeiro porque eu estava correndo risco de vida, ainda estou, porque expor meu agressor, Sergio Schiller só o fez virar um grande monstro.

Mas ele ainda liga para funcionários para saber, reclama, fala mal de mim, está com ódio devido à prisão preventiva decretada, e precisei de muita coragem. Essas mulheres me abraçaram na causa e criamos uma corrente em que uma pode apoiar a outra. Fico feliz de elas estarem me colocando como referência de coragem para elas para que elas possam mudar a própria história e não chegarem até onde meu caso chegou.

Recepção

Você imaginava recebe tanto amor do público?

– Não. Não imaginava mesmo. Vivia numa realidade tão coagida, que não podia contar para ninguém, fingir que está tudo bem, até pela minha carreira. E também pelo medo do Sergio descobrir que algum amigo meu sabia que ele fazia isso comigo… Sabia que eu correria risco de vida, e vivia tão nesse mundo como passarinho aprisionado, que quando recebi essa enxurrada de mensagens, de mais de 400 mulheres na rede social, pensei ‘que legal, estou fazendo uma coisa que pode mudar um pouquinho o mundo.

O que te motivou a denunciar o seu ex-marido?

– Cheguei a um momento que eu tentei tantas vezes dar chances à ele por acreditar que ele queria, ou por acreditar que ele iria mudar, e para mim era tão brutal que vi a morte do meu lado. Ele ameaçou minha mãe, que deficiente física e meu pai, que é deficiente visual, além de ter me ameaçado de morte com faca. E pensei: ‘não posso deixar isso continuar’, foi quando instalei as câmeras para poder mostrar a outra face dele, que é uma face diferente da que ele mostrava ao mundo. Até a própria delegada que está cuidando do caso, quando tomou o depoimento dele comentou ‘realmente ele parece um lorde’. Se até ela que é acostumada pensou isso, imagine eu. Acreditei que estava com um príncipe encantado quando na verdade estava vivendo uma grande história de terror.

Veja também: Pura curtição! Cristiane Dias é flagrada com namorado em barzinho no Rio

Foi a primeira vez que você passou por algo parecido na vida?

– Foi e espero nunca mais passar. É uma cicatriz que vai ficar para sempre.

Ciúmes

Você é uma atriz vocacionada. Ele tinha ciúme de você, em relação a essa profissão?

– Ele odiava minha profissão. Ele não me incentivava em nada. Só passou a fingir que incentivava no finalzinho da relação quando começou a perceber que eu não estava mais permitindo que ele mandasse tanto em mim. Começou a fingir que me apoiava, porque queria que eu o favorecesse em um depoimento. Então ali ele fingiu alguns incentivos que na realidade nunca ocorreram de fato. Ele dizia: ‘quando você fizer novela nosso relacionamento vai acabar, a gente não vai sobreviver’.

Eu estava fazendo novelas quando o conheci, e quando eu estava em A Terra Prometida, ele odiava. Tentou me excluir do mundo, dos meus amigos porque para ele ninguém prestava, ninguém servia, ninguém era bacana. Nos eventos eu precisava estar sempre com ele ao lado, se as pessoas pediam para tirar fotos comigo, ele era contra, brigada. Tinha uma personalidade muito difícil.

Você pensa em retomar a sua profissão?

– Na verdade não parei a minha profissão. Estou para lançar um filme chamado Quando Chega a Hora de Esquecer – até o nome tem a ver com o que estou vivendo – tem um roteiro do Xande Novasques, e eu faço a Lívia, uma mulher que reencontra seu grande amor de infância, mas sua mãe está com a doença de Alzheimer. É um filme tocante, bonito que fala sobre essa doença de forma leve, e estreará nacionalmente no dia 6 de dezembro. Fiz um filme em Hollywood também chamado Fear. Foi uma experiência incrível filmar lá nesse indústria dos Estados Unidos. Foram projetos muitos felizes, e se Deus quiser terão outras novidades. Mas antes preciso juntar os meus caquinhos por algum tempo.

Lição

Qual o ensinamento que você tira disso tudo?

– Que a gente tem que ter coragem sempre, e se passarmos por dificuldades, precisamos enfrentá-la. Eu tinha dois grandes sonhos na minha vida. Um era minha carreira de atriz, que fui realizando com muito sacrifício, mas construindo uma história. Fiz novelas na Globo, sou musa do Vik Muniz na abertura de Passione, com aqueles quadros que estão rodando o mundo inteiro. E o outro sonho que eu tinha era encontrar meu príncipe encantado, infelizmente na dor descobri que o Sergio não era meu príncipe, então ainda sonho em um dia viver uma linda história de amor.

E o que você mais quer atualmente?

– Paz, e me sentir livre novamente. Ele está foragido desde o dia 31 de outubro, e estou um passarinho preso na gaiola. Estou com medo, mudando meus atos. Pedi escolta policial agora, porque ele está controlando a casa e meus passos através dos funcionários, e eu gostaria de me sentir livre.

Você continua acreditando no amor?

– Continuo, mas estou com um pezinho atrás. Eu continuo acreditando, mas a cicatriz está tão grande dentro de mim, que eu não consigo nem pensar nisso agora.

Futuro

Quais são os seus sonhos futuros ?

– Continuar minha carreira com mais garra do que eu tinha antes, e trabalhar em projetos que possam ajudar outras pessoas. Quero muito fazer um projeto com mulheres que vivem ou viveram histórias de agressão porque isso hoje é um motivo muito forte na minha vida por ter vivido isso. Demorei a me libertar, e estou pagando a penitência de ter vivido isso. Com medo o tempo inteiro, minha vida foi roubada de mim. Quero voltar a ser a Cristiane que sempre fui.

Espie: Cristiana Oliveira e o novo namorado são clicados pela primeira vez em dia de compras

O que você diria para alguém que está passado pelo o que você passou?

– Tenha coragem! Se você sofreu o primeiro empurrão, não olhe para trás, vá embora. Escutei esses conselhos de pessoas antigamente, até policias, e tapei meus olhos porque não queria ver o que estava em minha frente, porque sempre achamos que o outro vai mudar. Estou viva hoje por uma graça divina e todos os dias agradeço por ter o maior tesouro do mundo, que é a minha vida. Se houver um palavreado depreciativo que seja, vá embora, se proteja e denuncie. O Brasil tem alto índice de feminicídio, não vamos aumentar as estatísticas, vamos colocar a boca no trombone. Não tenha vergonha, não é culpa sua, é culpa do homem que faz esse tipo de coisa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio