Eduardo Sirotsky Melzer, fundador e CEO DA EB Capital, afirma que é possível investir com propósito social

Eduardo Sirotsky Melzer, fundador e CEO da EB Capital, acredita que o caminho do capitalismo é gerar retorno e multiplicar capital “pensando amplamente na sociedade”.

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A afirmação foi feita pelo empresário em entrevista para o jornal Valor Econômico, no dia 3 de março. Ao comentar sobre o cenário de investimentos de longo prazo – riscos, oportunidades e tendências, em uma live, Eduardo Sirotsky Melzer disse ainda que um dos pilares da EB Capital é fazer investimentos com retorno e com propósito. O que significa, em outras palavras, impulsionar para desenvolver. 

Criada em 2017, após Eduardo Sirotsky Melzer retornar ao Brasil, a EB Capital é uma gestora brasileira de private equity. Porém, a EB Capital, nas palavras do próprio sócio-fundador Eduardo Sirotsky Melzer, tem ainda outro propósito: investir em empresas que atendam às lacunas estruturais brasileiras, conhecidas também como serviços essenciais não ofertados, por qualquer que seja o motivo, nem pelo Estado e nem por organizações sociais. Um exemplo disso é o setor de Educação. 

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Educação é um serviço essencial. E nós, da EB Capital, entramos nesse ambiente. Ali, conseguimos identificar a educação profissionalizante. O Brasil tem dois problemas crônicos muito relevantes. Um de educação e outro de emprego. A educação profissionalizante busca resolver os dois problemas. Isso é uma mobilidade social”, explicou Eduardo Sirotsky Melzer, durante a live, após ser questionado pela jornalista Maria Luíza Filgueiras sobre a definição da expressão “lacuna estrutural”. 

  1. Eduardo Sirotsky Melzer citou ainda como exemplo à pergunta da jornalista a “conectividade”

No ano passado, quando surgiu a pandemia causada pela covid-19, a internet se fez necessária em todas as casas brasileiras, fosse para trabalho ou ensino virtual. Nesse contexto, a EB Capital levantou R$ 2 bilhões para gerir pequenas e médias empresas de fibra óptica para internet. “A pandemia trouxe um termo que é exatamente o que a gente faz, que é a nossa busca por oferecer à sociedade serviços essenciais”, salientou Eduardo Sirotsky Melzer. 

Eduardo Sirotsky Melzer contou que o projeto EB Capital começou a ser traçado entre 2015 e 2016, ao lado de Pedro Parente. “Em 2017 a gente dá início à EB, com crença na economia mundial como um grande impulsionador para o desenvolvimento do país [Brasil]. O Brasil é um país rico. A gente reconhece isso. A economia real é um vetor de crescimento importante para o país e um grande ambiente para desenvolvimento, obviamente respeitada algumas circunstâncias”, falou, destacando que uma das crenças da EB Capital é justamente o de reconhecer ineficiências. 

“Reconhecendo as ineficiências, que infelizmente o Brasil oferece, nós procuramos investir nesses ambientes e a partir da nossa agregação de valor, combinada com a experiência daqueles empresários, fundadores das empresas que nós nos associamos, conseguimos impulsionar bastante esse projeto [a EB Capital]”, lembrou Eduardo Sirotsky Melzer, destacando que capacidade de conhecimento de gestão é, também, um dos pilares da EB Capital. “Para ganhar o jogo na economia real tem que ter capacidade de conhecimento de gestão”, concluiu.

  1. A EB Capital valoriza o conhecimento e o histórico de gestão

Eduardo Sirotsky Melzer disse ao Valor Econômico que, além de aportar dinheiro às empresas, a EB Capital valoriza o conhecimento e o histórico de gestão.

“É um diferencial, sem dúvida. É, de fato, saber escalar essas companhias”, elucidou. “Queremos buscar os maiores retornos possíveis em tudo aquilo que a gente faz. É o que dá sustentabilidade em longo prazo. O retorno elevado. Nós não aceitamos subótimos em nada do que a gente faz. Agora, fazemos sempre isso buscando levar prosperidade para o nosso país. A gente acredita que isso não somente é possível. É, também, necessário”, destacou ainda o fundador e CEO da EB Capital. 

*A live com a entrevista completa de Eduardo Sirotsky Melzer ao jornal Valor Econômico pode ser assistida pelo site e pelas páginas do Valor Ecônomico no YouTube, no LinkedIn e no Facebook.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio