Médico Ronaldo Soares orienta mulheres que tiveram o silicone rejeitado pelo corpo

Dr. Ronaldo Soares é otimista e lembra que existem cuidados que podem diminuir as chances de que o problema aconteça

Publicado em 03/03/2021 10:00
Publicidade

Há alguns anos, Xuxa Meneghel ocupou os noticiários ao ter que passar um procedimento cirúrgico de emergência para retirada de suas próteses de silicone. A razão disso é que o corpo rejeitou o material, e por isso, precisou desta cirurgia. 

Na época, ela contou que era a terceira vez que passava por aquilo. “A protese capsulou, ou seja, quando o corpo rejeita o material. Só que desta vez ela fez um procedimento de maneira diferente para tentar evitar que o problema volte a acontecer. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para o cirurgião plástico e membro da SBCP, Dr. Ronaldo Soares, é importante lembrar que as próteses atuais não têm mais prazo de validade, como acontecia antigamente, que “venciam” após 10 ou 12 anos. Além disso, como reforça o médico, a troca pode acontecer em casos de contratura capsular, quebra, mal posicionamento ou por questões estéticas – no caso de quem quer aumentar ou diminuir o tamanho do silicone.

Mesmo sem saber quando isso vai acontecer, Dr. Ronaldo Soares é otimista e lembra que existem cuidados que podem diminuir as chances de que o problema aconteça, como colocar o silicone debaixo do músculo e optar por próteses menores. “Sabe-se também que lavar as próteses com solução de antibiótico na hora do implante e introduzi-las com um plástico específico (keller funnel) reduzem a taxa de contratura”, diz o cirurgião plástico.

Além disso, há também outras formas de se prevenir: “não deitar de barriga para baixo durante 60 dias, não fazer exercícios físicos com os membros superiores e evitar atritos e pancadas durante os 30 primeiros dias, e escolher profissional membro da SBCP”, completa o especialista.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio