Vilton Soares com forte tino de empreendedorismo se destaca na área de educação

O espírito e sentimento do empreendedorismo estava enraizado dentro dele desde que nasceu

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quando muitos garotos com dez anos de idade pensavam no que queriam ser  quando crescessem Vilton Soares já sabia a sua escolha como profissional.  Seus amigos de infância sonhavam ser astronautas, médicos, feirantes,  mergulhadores, ele, seguindo o exemplo de José de Nazaré, sonhava ser  carpinteiro. E foi assim que aos dez anos de idade pediu ao pai de presente  ferramentas de marcenaria começando sua carreira de artesão de móveis de  brinquedo que vendia na vizinhança.  

O espírito e sentimento do empreendedorismo estava enraizado dentro dele  desde que nasceu. Ainda criança na cidade de Açailândia no estado do Maranhão vivenciou seus primeiros passos como empreendedor. Quando  criança vendia verduras e dindim, picolé sem pauzinho congelado dentro de um  saquinho plástico feito com água e outros ingredientes. Com o lucro das  vendas ajudava a família e assim Vilton Soares percebeu o prazer e o grande  valor de empreender aliando o desejo de realizar sonhos e de ajudar o  próximo. 

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Natural da cidade de Imperatriz, mudou com a família pra Teresina, capital do  Piauí, no ano de 1997, aos quatorze anos de idade, juntamente com sete  irmãos, sua mãe Maria Soares de Melo, na época professora e o pai, motorista  de ônibus, profissão que motivou a mudança da família.  

Teresina ainda não sabia que ao mesmo tempo que acolhia aquela família de  nove pessoas também ganhava um empreendedor nato que de forma intuitiva  e com forte tino comercial criava oportunidades para se superar e vencer na  vida. Desde aquela data, mora até nos dias de hoje no bairro Lourival Parente,  zona sul da cidade, região em que estudou nas escolas públicas Antilhon  Ribeiro Soares e Unidade Escolar Lourival Parente, local que concluiu o ensino  médio.  

Vilton Soares sempre foi destaque em todas as disciplinas da escola e como  resultado do bom desempenho, aos dezoito anos de idade, foi aprovado em  primeiro lugar para o curso de Matemática na UFPI, Universidade Federal do  Piauí. A opção pelo curso de Matemática começou a refletir em dois aspectos  da sua vida. O primeiro aspecto dizia a respeito da empatia de ajudar o  próximo preocupando-se em suprir a necessidade de realizar sonhos, por isso  o desejo de se tornar professor. O segundo aspecto se destacava na  capacidade de multiplicar números e de forma estratégica pensar em novas  alternativas para inovar.  

No primeiro período de estudos da graduação da faculdade de Matemática  conseguiu alguns alunos e começou a dar aulas em domicílio. Em 2004,  segundo ano do curso, alugou uma sala na zona leste da cidade para ministrar  aulas de matemática, física e química. 

Essa etapa da vida pessoal e profissional de Vilton Soares foi decisiva, visto  que, as decisões tomadas e as pessoas da sua convivência e nas quais  acreditava entravam em sua vida para ajudar em sua trajetória em construir um  futuro extraordinário. Uma dessas pessoas, Miriam Lacerda de Sousa, com  quem se casou no dia 14 de julho de 2007, auxiliava Vilton na parte  administrativa do negócio durante o período das aulas de reforço. Eram um  casal de namorados que visualizavam um destino próspero, cheio de  conquistas com direito a final feliz e felizes para sempre. 

O esforço da sua determinação deu frutos. Com o aumento do número de  alunos matriculados alugou um local com dez salas de aulas e assim passou a  sonhar em ampliar a sua escola de reforço. Contratou alguns professores e  passou a exercer a função de gestor trabalhando na administração da escola  fazendo atendimentos e matrículas.  

Como empreendedor nato e sua paixão pelo ramo educacional continuou a  crescer de forma intensa. Apostando no sonho que o movia, ano de 2010,  nascia na escola do curso de reforço o desejo de fundar uma escola com  cursos voltados para Pré-Vestibular. Em 2011 viajou para a cidade de São  Paulo com o intuito de conhecer escolas e escolher a melhor delas para  instalar em Teresina uma unidade similar. Nesse mesmo ano o Colégio  Objetivo de São Paulo se destacou conquistando o primeiro lugar no Enem e  ainda obteve o reconhecimento de melhor instituição de ensino do país. Esse  resultado foi o critério na decisão da escolha pelo Colégio Objetivo em  Teresina.  

Desde a inauguração em Teresina, no ano de 2011, o Curso de Pré-vestibular  do Colégio Objetivo vem crescendo em números de unidades de ensino, de  colaboradores e de alunos. Atualmente a instituição possui um total de seis  unidades de ensino, cinco delas voltadas para o ensino básico da educação  infantil até o ensino médio e outras duas unidades voltadas, especificamente,  para cursos de pré-vestibular.  

Com mais de seiscentos colaboradores atuando em setores distintos como  setor docente, financeiro, secretaria, marketing, coordenação pedagógica,  vendas, portaria, almoxarifado, limpeza e outros, sendo assim uma grande  empresa geradora de empregos e renda. Isso representa algo extraordinário  para a economia da cidade que é beneficiada com a geração de receita  tributária para o município, pois foi em momentos de crises financeiras no país  que a escola cresceu e proporcionou oportunidades de empregos para muitas  famílias. 

Com cerca de quatro mil alunos a escola possui instalações modernas com  prédios localizados em áreas estratégicas da cidade fazendo com que regiões  que antes eram esquecidas ou até pouco desenvolvidas fossem revitalizadas  com ruas iluminadas e arquitetura restaurada que influenciou outros  empreendedores a investirem no local, como restaurantes, padarias e  mercados em geral. Dessa forma, áreas como a Rua Rui Barbosa, na região 

Centro Sul, e Rua das Orquídeas, no bairro Jóquei, Zona Leste, tornaram-se  referências comerciais da cidade.  

Para alcançar tantas conquistas teve que superar muitos obstáculos que foram  enfrentados e vencidos. Mas os pontos mais importantes a destacar em  histórias de pessoas de sucesso são as vitórias alcançadas. O Colégio Objetivo  se desenvolveu em Teresina e o casal, Vilton Soares e Miriam Lacerda,  chegaram ao topo da realização em suas vidas com o nascimento do filho  Arthur Soares Lacerda em 2013, da filha Isabela Soares Lacerda em 2015 e do  mais novo integrante da família, o caçulinha Pedro Soares Lacerda em 2020.  

Um breve resumo de Vilton Soares.  

Vilton Soares, empresário do ramo educacional situado em Teresina no Piauí é  CEO do Grupo Pensar Educação, holding de empresas que abriga diversas  marcas de sucesso como o Colégio Objetivo Teresina, Colégio COC Teresina,  Expert Estudo Orientado e a startup de educação on-line REPLAY EDU.  Também é coordenador regional da UNESCO no Programa de Escolas  Associadas. Suas redes sociais são: 

Instagram 

@viltonsoares 

@objetivopi 

@cocteresina 

@cursoexpert 

@replayedu

Vilton Soares (Foto: Divulgação)

Conteúdo produzido por Seja Mais Digital e enviado por Joyce Silva

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio