Desvendamos o segredo das famosos como Angelina Jolie para reduzir as bochechas; especialista fala sobre a bichectomia

Publicado há 4 anos
Por Redação
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nos últimos meses, um procedimento estético entrou na lista de desejos das mulheres do Brasil e do mundo. Trata-se de Bichectomia, uma nova técnica para afinar o rosto e dar fim definitivamente às famosas bochechas. Entre as famosas que já aderiram o procedimento estão: Jennifer Aniston, Renée Zellweger, Madonna, Angelina Jolie, Jennifer Lawrence, entre muitas outras.

Para tirar um pouco das dúvidas em relação a essa cirurgia, conversamos com Josi Robaina, dentista e diretora da Clínica Lumina Smile Centro de Reabilitaçāo Oral e Estética, que fica localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A doutora, que é uma das autorizadas internacionalmente a fazer esse procedimento no Brasil, tira as suas duvidas a seguir:

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O que é a bichectomia?

“É um procedimento cirúrgico que remove uma estrutura conhecida como bola de Bichat, que é uma formação gordurosa entre os músculos da bochecha ,é um excesso de tecido adiposo que dá a aparência de uma face arredondada, ângulos obesos e faciais e bordas mal definidas.”

Quem está indicada a bichectomia? Quem pode fazer?

“Esta cirurgia está indicada para quem tem um grande volume na bochecha, uma alto- estima muito baixa com a forma do rosto, traços do rosto muito grosseiro, bochechas muito grande ao sorrir, falta de harmonia facial, pacientes sem definição de mandíbula e pescoço, mesmo perdendo peso o rosto ainda se tem volume. A cirurgia viabiliza a busca de realçar e afinar o rosto e com isso melhorando seu contorno. Pode fazer quem já teve o crescimento completo da face assim podendo ser feita já na adolescência desde que os pais ou responsáveis assinam o termo de consentimento por escrito. Não podemos esquecer que a cirurgia de bichectomia não é apenas estética e sim funcional também, pacientes com muito volume na região da bola de bichat consequentemente mordem a bochecha, essa lesão repetidamente podem causar mau hálito, doenças da cavidade oral e gengiva.”

Como é feita essa cirurgia? E o pós-operatório como é?

“É realizada através de um pequeno corte na parte interna da cavidade bucal (não tem cortes externos), através desse corte é retirada parte da bola de bichat, essa incisão é suturada depois de 7 dias o paciente retorna para retiradas de pontos e uma avaliação de acompanhamento. Os três primeiros dias de pós-operatório é mais crítico. O inchaço vai depender de paciente para paciente. Na primeiro semana de pós-operatório deve-se evitar esforço físico intenso e exposição ao sol.”

A que você atribui o sucesso dessa técnica?

“Percebo as alterações visuais dos pacientes como boca dominante, melhora a abertura dos olhos durante o sorriso pois a pálpebra inferior é menos elevada durante o sorriso, paciente fica com a face dólica (rosto alto e estreito) e não mais arredondado. Com a retirada da bola de bichat faz com que a parte inferior da face fica mais fina e delicada, característica fina e atraente. Este procedimento cirúrgico estético dá ao rosto uma aparência mais jovem e é possível conseguir uma aparência de rosto mais fino, mais estética dentro de um equilíbrio harmonioso.”

Os homens podem passar por essa técnica?

“Muito comum homem realizar a bichectomia, devemos sempre estar atentos para não descaracterizar os traços marcantes masculinos.”

Essa técnica é nova. Qual é o cuidado que temos que ter em relação ao profissional que realizará esse procedimento?

“A técnica não é nova, mas o paciente deve se informar se o profissional está qualificado para a realização da cirurgia.”

Quais são os riscos da bichectomia?

“Problemas muito raros ou acidentes durante o procedimento cirúrgico podem ocorrer e são retomados como lesão ao ducto de Stensen e sua abertura e lesão ao ramo bucal do nervo facial resultando em lesões do ducto de Stensen, que se manifestam com sialoceles ou fístulas salivares. A dormência temporária do nervo bucal longo. Os resultados podem ser efetivamente observados após quatro a seis meses quando o edema do tecido mole é definitivamente reabsorvido.”

Muitas famosas já aderiram a essa técnica, mas elas negam. Como conseguimos perceber quem passou pelo procedimento?

“Pessoas com bochechas mais proeminentes podem notar um contraste e afinamento maior. Além disso, pessoas com o rosto mais cheinho devido a taxas altas de gordura corporal pode se notar diferença.”

Quanto custa uma cirurgia desse tipo?

“Como se trata de um procedimento cirúrgico estético, o custo de uma bichectomia vai variar (e muito) de profissional para profissional, clínica e região, em torno de 6 a 8 mil reais.”

Qual a dica que você dar para quem está em dúvida em relação a realizar a bichectomia?

“O paciente deve escolher um profissional que tenha a visão estética da face quais são as expectativas do paciente quanto a cirurgia, que saiba indicar e tratar complicações que eventualmente possam ocorrer.”

Conteúdo produzido pelo jornalista André Romano.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio