Gilberto Gil comparece à inauguração da estátua de Itamar Assumpção

Publicado em 17/12/2021 14:24
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta quarta-feira (15), uma estátua em homenagem ao compositor Itamar Assumpção foi erguida, em frente ao Centro Cultural da Penha, na zona leste de São Paulo. O ex-ministro da Cultura, imortal da Academia Brasileira de Letras e amigo de Itamar, Gilberto Gil, foi um dos convidados. Itamar Assumpção gravou doze álbuns na carreira e foi o compositor das canções ‘Nego Dito’ e ‘Fico Louco’, que ganharam regravações marcantes na voz do cantor Branca Di Neve.

A trilogia ‘Bicho de Sete Cabeças’ foi lançada por Itamar na década de 90 e apresentou a sua talentosíssima banda Orquídeas do Brasil formada só por mulheres. Ele também foi regravado por Zélia Duncan e Cássia Eller. “Itamar era uma artista e um ativista. A junção dessas duas palavras, que é uma forma de expressão mais frequente ao nos referirmos a pessoas que tiveram atuação no campo da arte, no campo da vida, no campo da cidadania e no campo da luta política”, disse Gilberto Gil, destacando que a obra e a vida de Itamar Assumpção resumem o que hoje se define como ‘artivista’.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

De acordo com Juca Guimarães, do site Alma Preta, o monumento, feito de bronze, fica em frente ao Centro Cultural da Penha, no largo do Rosário, é de tamanho natural e foi feita pelo escultor Leandro Junior, que esteve presente na inauguração. “Ele foi um inovador, um músico com a cara de São Paulo. É um orgulho poder colocar sua imagem junto ao nosso Centro Cultural Penha”, afirmou Aline Torres, secretária municipal de Cultura. A cerimônia em homenagem ao Itamar Assumpção teve shows das Pastoras do Rosário e do Bloco da Micaela. A irmã do grande astro, Denise Assunção, reagiu ao grande feito do setor cultural sem sua rede social, confira:

(FOTO: Reprodução/Facebook)

Anelis Assumpção fez uma apresentação no teatro Martins Penna, que faz parte do complexo do Centro Cultural da Penha, cantando as canções do pai. Ela também é diretora do MU.ITA – Museu Itamar Assumpção, inaugurado em 2020, o primeiro museu virtual em homenagem a um artista negro brasileiro. A festa na Penha terminou com um cortejo do bloco afro-afirmativo Ilú Oba De Min, formado apenas por mulheres.

Álbuns históricos de Rita Lee, Gilberto Gil e Chico Buarque são relançados

Nesta sexta-feira (3) chegam à UMusic Store dois álbuns históricos da música popular brasileira, “Construção”, de Chico Buarque, e “Gilberto Gil”, de Gilberto Gil. O primeiro será relançado em CD e também estará disponível digitalmente, enquanto o segundo ganhará uma edição especial em vinil. No mesmo dia, também será lançada uma nova versão de “Construção”, criada pelo coletivo formado por Toni PlatãoNilo Romero e os Blues Etílicos. A faixa chega juntamente com um clipe, com imagens do premiado fotojornalista Custódio Coimbra, que foram trabalhadas pela artista visual Barbara Coimbra. 

Na semana seguinte, no dia 10, mais uma surpresa: o álbum “Refestança”que marca o encontro de Gil com Rita Lee, estará disponível em todas as plataformas digitais. Em anexo, seguem os releases sobre cada um dos lançamentos.

Construção”, Chico Buarque – Álbum que comemora 50 anos de lançamento em 2021 será lançado em CD e nas plataformas digitais no dia 3/12. Produzido por Roberto Menescal e lançado em 1971, o disco foi gravado após a volta do autoexílio de Chico na Itália, onde ele conviveu mais aproximadamente com Vinicius de Moraes, Toquinho e se afinou ainda mais a Tom Jobim. O álbum traz 10 canções inspiradas do artista, tanto do ponto de vista literário, com letras e poesia arquitetonicamente construídas e várias metalinguagens, quanto pela condução musical, incorporando novas sonoridades e densidades às suas canções, em especial por conta dos arranjos do maestro Rogério Duprat (Os Mutantes e a Tropicália) e a direção musical de Magro Waghabi Filho, do grupo MPB4. Saiba mais em: https://www.umusicstore.com/ChicoBuarqueConstrucao .

Nova versão de “Construção” – A música “Construção”, de Chico Buarque, também vai ganhar de presente de 50 anos, no dia 3 de dezembro, uma versão memorável do coletivo formado por Toni Platão, Nilo Romero e os Blues Etílicos. O som emocionante erguido pela banda e a interpretação única de Toni Platão abraçam a obra de uma forma muito profunda. No clipe da música, imagens do premiado fotojornalista Custódio Coimbra “flutuam em desenhos mágicos” pelas mãos da artista visual Barbara Coimbra, pela primeira vez atuando ao lado do pai. Ouça e baixe aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/Construcao .

Gilberto Gil”, Gil – Também no dia 3/12, a Universal Music disponibiliza na UMusic Store uma edição limitada em vinil do clássico álbum “Gilberto Gil”, de 1971, de Gil. Gravado durante o período do mestre no exílio, em Londres, o disco que completa em 2021 cinco décadas de lançamento traz em seu repertório oito músicas cantadas em inglês, sendo três em parceria com Jorge Mautner. Saiba mais em: https://www.umusicstore.com/GilbertoGil1971 .

Refestança”, Gilberto Gil e Rita Lee – No dia 10/12, é a vez do álbum “Refestança” (1977) chegar em todas as plataformas digitais pela Universal Music. O disco que marca o encontro de Gil com a rainha do rock Rita Lee traz em seu repertório a faixa-título, então inédita parceria da dupla, sucessos individuais de cada um e de outros artistas. Saiba mais em: https://www.umusicstore.com/ .

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio