Kanye West é acusado de violação de direitos autorais por Pastor

Segundo bispo David P. Moten, rapper treria usado trecho de um de seus sermões sem autorização prévia no disco Donda, lançado ano passado

Publicado em 04/05/2022 14:16
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A vida do nosso querido Kanye West, ou YE, sempre reserva grandes ‘rolés aleatórios’. Desta vez não é diferente. O rapper está sendo processado por um pastor do Texas, que o acusou de ‘violação de direitos autorais’. O motivo da acusação é que o cantor, na faixa Come To Life, do disco Donda, usou trechos de uma pregação sem autorização prévia.

O bispo David P. Moten alegou em uma ação judicial, movida na corte de Dallas, que 20% da música é composta por um trecho de uma de suas pregações. É possível ouvir o sermão desde a introdução, que vai se estendendo ao longo da faixa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Os réus deliberadamente e sem a permissão ou consentimento da Autora amostraram extensivamente porções do Sermão”, escreveu Moten. “Ao longo de vários anos, os réus demonstraram um padrão alarmante e a prática de amostragem deliberada e flagrante de gravações de som de outras pessoas sem consentimento ou permissão”, diz um trecho da ação. As informações foram obtidas com exclusividade pelo TMZ.

Pode até parecer exagero que o líder religioso tenha tomado tal atitude, mas saiba que ele está amparado pela justiça norte-americana. Em uma decisão de 2005, um tribunal federal de apelações foi direto: “Obtenha uma licença ou não faça a amostragem”.

No início da música, é possível ouvir o trecho do sermão, que diz: “Minha alma grita ‘Aleluia’ E agradeço a Deus por me salvar, agradeço a Deus”. Em outro momento, a parte da pregação em que o Bispo fala “Hallelujah (Thank You, Jesus) Hallelujah (Yes) Hallelujah…” também foi usada como uma espécie de Sample por Kanye.

A música tem, ao todo, 5 minutos e 10 segundos. Segundo David P. Moten, cerca de 1 minuto e 10 segundos da música são ocupados pelos trechos da pregação do Bispo.

A princípio, Come To Life foi uma das faixas que passaram ‘despercebidas’ em meio a 27 músicas lançadas no disco. Ela estreou no Hot 100 da Billboard, por exemplo, na posição 77 em setembro, e por lá ficou apenas uma semana. No entanto, Donda alcançou o topo da Billboard 200 e o álbum passou 35 semanas nas ‘cabeças’.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio