Dia da Consciência Negra: Péricles e Psirico fazem show em live especial do YouTube

Evento do YouTube Black também apresentará série inédita com o selo YouTube Originals que celebra criadores negros brasileiros como Ramana Borba e Papo de Preta

Publicado em 17/11/2021 16:59
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

São Paulo, novembro de 2021 – No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o YouTube vai transmitir a live do YouTube Black, a partir das 18h30, no canal do YouTube Brasil. O evento vai contar com shows de Péricles, Psirico, Mel, e Luciana Mello junto com o Rappin’Hood, além de apresentar trechos inéditos da mais nova série documental brasileira com o selo YouTube Originals, Creators Spotlight. Com estreia programada para 22 de novembro, a produção coloca em destaque criadores negros da plataforma.

Com direção editorial da criadora Nataly Neri, a live do YouTube Black tem duração de três horas. O time de apresentadores do ano passado, formado por Ana Paula Xongani, Thelminha, Tássio Santos (do canal Herdeira da Beleza), e Johnny Klein (do canal UTK?!) retorna para a edição de 2021, que vai contar com rodas de conversa, clipes especiais de criadores e atrações musicais.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“A live é um momento de comemoração da comunidade negra no YouTube, e pretende mostrar a grandeza da herança negra na história do Brasil, ao enaltecer a importância cultural, artística e social das pessoas pretas na formação do nosso País. Para isso, além dos shows musicais, teremos a participação de criadores negros e momentos de debate sobre temas importantes, como visibilidade e a descoberta da identidade preta”, explica Bibiana Leite, líder do YouTube Black no Brasil.

Apoio

A iniciativa conta com patrocínio de Bradesco, Johnnie Walker (Diageo) e Mercado Livre. As três marcas fazem parte do Play de Verdade, um projeto para incentivar a conversa sobre inclusão e diversidade no YouTube e conectar marcas ao tema de forma contínua e com autenticidade, reforçando o compromisso dos patrocinadores com causas relevantes para a sociedade. A iniciativa teve início em junho com a transmissão ao vivo da Parada do Orgulho LGBTQ de São Paulo, desde então foram promovidos diversos vídeos e colaborações entre criadores de grupos minorizados.

Creators Spotlight

No dia 22 de novembro, estreia a série original do YouTube Creators Spotlight, com seis minidocumentários estrelados por criadores negros apoiados em  2021 pelo Fundo Vozes Negras do YouTube, uma iniciativa para valorizar e ampliar vozes e perspectivas negras no YouTube. Cada um dos episódios vai mergulhar no processo criativo desses criadores, apresentando as suas raízes, seus desafios diários, inspirações e, principalmente, seu talento infinito para criar e se conectar ao seu público.

Os criadores que fazem parte desse projeto produzem conteúdo sobre os mais diversos temas, como esporte, dança, comédia, cultura pop, informação e música; são eles: Ramana Borba, Jacy Carvalho, Papo de Preta, Os 10ocupados, Um bipolar, e Dois Por CentoTV

Os 10ocupados (Foto: Divulgação)

Creators Spotlight é uma produção da LB Entertainment e tem direção de Thatiane Almeida e Licínio Januário, os primeiros diretores pretos de um YouTube Original no Brasil. Os roteiros dos episódios são assinados por Toni C., roteirista do documentário AmarElo é Tudo pra Ontem, e Milena Anjos.

Vozes negras importam

Além do YouTube Black, a plataforma apoia a outras iniciativas de justiça racial, especialmente por meio do Fundo Vozes Negras, lançado em 2020 com abrangência global. No último mês, o YouTube anunciou os nomes dos participantes da turma de 2022 de artistas, produtores e compositores selecionados para receber recursos do Fundo, incluindo os brasileiros:  Rico Dalassam, Liniker, Tasha & Tracie, Johnatan Fer, Mu540, RDD, Rodriguinho, Leo Casa 1. Outros nomes dos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Quênia, Nigéria e África do Sul também foram escolhidos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio