O que o sertanejo busca representar?

O ritmo começou no sertão do país por volta de 1910, e ganhou popularização no fim dos anos 80

Publicado em 25/10/2021 16:55
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para quem não sabe, o ritmo sertanejo é totalmente brasileiro, e começou a ser produzido por volta de 1910. Na época, a moda de viola era predominante e o destaque no sertão. Historicamente, o sertanejo caipira, ou música caipira, esse gênero musical teve início com o Bandeirismo, um movimento de desbravamento no interior do Brasil pelos bandeirantes paulistas, no século XVI.

Em resumo, o sertanejo é uma variação da música caipira, onde os principais instrumentos, de sua maioria artesanais, são a viola, o acordeão e a gaita. Isso quer dizer que a raiz do ritmo é totalmente voltado para o público do interior.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em resumo, a principal característica do sertanejo é melodia simples com uma letra potente e melancólica, geralmente. Não se pode negar a semelhança com a música caipira. Entretanto, vem com uma variação de ser mais dançante e sem dúvida, mais urbana. Além disso, a música caipira traz uma vivência íntima do campo, os sertanejos, por sua vez, vem de uma maneira mais popular, com temas principais de amor.

O sucesso da música sertaneja veio oficialmente por volta de 1980, que foi quando nomes consagrados, como Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, começaram a fazer um sucesso estrondoso. Em suma, seus auges foram entre os anos de 1988 e 1990. Mas vale ressaltar que as músicas que eles se consagraram, fazem sucesso até hoje. Como exemplo podemos pegar Evidências. Absolutamente todo brasileiro já cantou essa música em um karaokê.

Porém, se engana quem acha que o ritmo ficou no alto o tempo todo, nesses anos. Por volta do fim dos anos 90, o pop e funk, apareceram e começaram a ganhar força. Dessa forma, eles perderam um pouco da grande força que tinham. Entretanto, no início dos anos 2000, o sertanejo ganhou mais força com o lançamento de novas duplas, que são famosas até hoje. Como exemplo, temos Bruno & Marrone, Edson & Hudson, etc.

Confira algumas modas de viola:

Confira os maiores sucessos das duplas citadas:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio