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Spotify busca ampliar impacto no mundo da música com vendas no aplicativo

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Publicado em 22/11/2021 21:11
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O streaming foi um dos principais responsáveis pelas mudanças que aconteceram na indústria da música nos últimos anos, seja aqui no Brasil ou em qualquer parte do mundo. Entretanto, se engana quem acredita que as inovações chegaram ao fim. Recentemente, o Spotify anunciou um novo recurso na plataforma, ainda sem data oficial de lançamento, para oferecer a venda de mercadorias e objetos personalizados dos artistas que possuem perfil no aplicativo. A ideia é integrar o streaming ao e-commerce em um só local.

Isso significa que um artista com grande apelo popular, como a cantora Anitta, poderá oferecer mais do que músicas na plataforma. O serviço é integrado com a plataforma de lojas virtuais Shopify, e permite que o artista gerencie os produtos disponíveis. É uma novidade interessante, e não apenas para os cantores e bandas com grande audiência, mas também para novos artistas em busca de apoio financeiro para crescer na carreira musical.

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No caso de um lançamento, seja de um álbum ou de um single novo, por exemplo, será possível comercializar produtos que marcam a data. Os artistas poderiam vender uma edição especial do álbum em vinil, uma camisa comemorativa ou qualquer outro produto que tenha forte apelo com os fãs. Isso é visto com grande potencial para a plataforma, que recentemente conseguiu registrar um crescimento de 27% nas receitas anuais e está perto de ultrapassar a marca dos 400 milhões de usuários ativos mensais. É uma ação que mostra todo o potencial das inovações tecnológicas com o mundo da música.

Esse novo serviço já está disponível em versão de teste para alguns países, como os Estados Unidos e o Canadá, mas ainda não tem data para lançamento no Brasil. O Spotify espera que o impacto seja positivo, principalmente para os artistas. Afinal, os fãs de música costumam ter um forte apego aos cantores e bandas. Um bom exemplo é a britânica Adele, que recentemente vendeu mais de 500 mil unidades do álbum “30” em formato de vinil, e ficou próxima de quebrar alguns recordes da indústria da música.
Inovações em serviços

Algo que chama atenção nessa iniciativa do Spotify é a junção de dois serviços em alta no Brasil: o streaming e o e-commerce. Por conta da crise enfrentada pelo país desde o ano passado, os serviços online ganharam espaço na vida das pessoas, e as lojas virtuais registraram um grande crescimento. Até junho de 2021, por exemplo, as vendas em lojas na internet cresceram 31% em comparação com 2020, e atingiram o valor de R$ 53 bilhões. Um novo recorde para esse mercado.

A ideia da plataforma de streaming norte-americana é unir esses dois setores, e assim causar um impacto ainda maior na indústria da música. Afinal, um dos pontos mais importantes das inovações digitais é o de trazer maior facilidade para realizar algumas tarefas. Ou seja, permitir que o fã compre uma camisa de um artista pelo próprio Spotify é algo que promete bons resultados financeiros.

Essa ideia de unir diferentes áreas em apenas uma plataforma não é uma novidade. No entretenimento digital, isso é algo comum e vem crescendo nos últimos anos. Os principais sites de cassino online, como mostra a lista no portal casinos.pt, possuem diversas integrações com novas tecnologias A ideia é oferecer jogos de apostas mais dinâmicos. As mesas de pôquer, blackjack e roleta, por exemplo, utilizam o streaming para uma experiência em tempo real durante as apostas. O jogador tem uma maior imersão com dealers e adversários reais. Além disso, essas plataformas de apostas também possuem uma integração com vários métodos digitais de pagamento, desde o uso de criptomoedas até as carteiras virtuais.

Inspiração nas redes sociais

Além do entretenimento digital, o Spotify também pode ter acompanhado a experiência das redes sociais com essas integrações de serviços. Algumas das plataformas mais populares no Brasil, como o Instagram e o Facebook, começaram a funcionar também como lojas virtuais. Atualmente, é possível comprar uma roupa, ou algum acessório, de um simples perfil na internet. Algumas lojas usam apenas as redes sociais para vender, sem espaço físico e nem mesmo um site próprio.

O mundo da música está sempre passando por mudanças, e o streaming é a maior prova disso. A iniciativa do Spotify promete dar ainda mais funcionalidade para a plataforma, assim como beneficiar financeiramente os artistas. Afinal, comercializar produtos também faz parte da vida de um músico, seja um cantor antigo ou uma banda popular.

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