Tuyo é uma das grandes atrações do Palco Ultra, festival que aposta em formato remoto

Em meio ao retorno dos festivais presenciais, evento que abre espaço para encontros musicais e ascensão de artistas mineiros segue direção 'contrária'

Publicado em 17/05/2022 18:22
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na era da retomada de atividades, em meio a um momento menos caótico da pandemia, hoje vamos falar de um festival que preferiu se manter no ‘mundo remoto’: o Palco Ultra, que acontece entre esta terça-feira (17/05) e a próxima quarta-feira (18/05) unirá artistas de diversos gêneros, além de proporcionar colabs e outros experimentos musicais.

O festival surgiu em 2011 e tem como princípio básico a ascensão de novos nomes da música de Minas Gerais, como explicou o diretor criativo do Ultra, Barral Lima. “O Palco Ultra sempre foi um festival que privilegia novos artistas de Belo Horizonte. Desde a primeira edição, lá em 2011, fortalecemos essa ideia de trazer novos nomes da cena mineira, e pra essa edição não poderia ser diferente”, disse. E representando Minas Gerais, temos nomes como FBC e Vhoor, Nobat, Kdu dos Anjos, entre outros.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

E por que o Palco Ultra, mesmo tendo a chance de ser ‘abraçado’ presencialmente pelo público, optou por se manter na seara virtual da coisa? Isso, o próprio Barral explicou. “Está acontecendo uma coisa muito legal no meio musical de manter aberta a possibilidade de realizar um evento virtual, ainda que formato presencial esteja retornando com força total. Acreditamos que, dessa forma híbrida, podemos ajudar os novos artistas a chegarem a um público maior por meio da transmissão”.

Ao todo, o line-up do Palco Ultra está montado da seguinte forma:

Dia 17 de maio: Tuyo e Luedji Luna, Carla Sceno e BNegão, Clarissa, Clara x Sofia, Nobat, Pretinho da Serrinha e Curumin. Dia 18 de maio: FBC & Vhoor, Tasha e Tracie, Fenda, Kdu dos Anjos, Lirios, Jean Tassy e Ruby.

Nessa toada do remoto por opção, conversamos com a banda Tuyo, trio formado por Lay, Lio e Machado, que se apresenta nesta terça-feira (17/05), ao lado de Luedji Luna, em um show extraordinário e único.

“O nosso trabalho é muito fundamentado nesse tipo de linguagem (internet, mundo online). Uma vez que a internet se estabeleceu como um canal em que a gente conseguia se comunicar e performar, antes mesmo do ‘armagedon’ (pandemia de COVID-19), essa linguagem já começava a se estabelecer como uma possibilidade”, disse Lio. “Pra gente, participar do Palco Ultra é muito bacana, porque é muito próximo da ferramenta, da estratégia que a gente escolheu para se comunicar com as pessoas”, completou.

Ao todo, Tuyo já é uma banda que acumula três trabalhos de estúdio: O ep de estreia Pra doer (2017), e os discos Pra Curar (2019) e Chegamos Sozinho em Casa, lançado no ano passado com dois volumes e indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Entre alguns sucessos do trio, podemos destacar canções como Conselho do Bom Senso, Vida Louca e Solamento.

Em tempos de Metaverso, Machado fez uma ponderação: “O que vai mudar, bagunçar nossa cabeça, é isso: O Ultra já tem o ‘Metaverso’ dele. A gente que vai ficar meio confuso, tipo: ‘uai, mas eu poderia estar lá, agora’. É outra linguagem”. Lio completou: “O festival (Palco Ultra) propõe para audiência não uma substituição do que seria um show ao vivo. É um outro tipo de usufruto da canção”.

Para o show em parceria com Luedji Luna, a banda contou que os ensaios aconteceram de maneira remota, bem no estilo do festival. “Todos os processos foram remotos. É muito mais fácil quando a gente conhece a obra do artista. O maior desafio foi fazer o desenho do espetáculo, né? Criar para a linguagem da Luedji um lugar confortável”, disse Lio.

Luedji é uma artista que se destaca por uma musicalidade que mescla elementos de Jazz, R&B e MPB. A parceria com Tuyo só reforça uma relação que já existia musicalmente antes mesmo da pandemia de COVID-19. “A gente já fez back vocal para Luedji em todos os shows dela em São Paulo”.

Além da colab Tuyo e Luedji, o Palco Ultra irá proporcionar outros encontros musicais, como Carla Sceno e BNegão, Pretinho da Serrinha e Curumin e Jean Tassy e Ruby. Os shows serão transmitidos no canal da UNMUSIC.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio