CURIOSIDADES

18 atores famosos que já interpretaram personagens gays em novelas

Confira os atores que já viveram personagens homossexuais em novelas da TV Globo

Publicado em 25/12/2021 17:30
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nos últimos anos, personagens LGBTQIA+ ganharam ainda mais destaque na teledramaturgia brasileira. Seja em filmes, séries ou novelas, diversas tramas trouxeram temáticas importantes, que abordam a representatividade, direitos, discussões de gênero, conflitos familiares e homofobia.

Pensando nisso, nós do Observatório dos Famosos preparamos uma lista que reúne 18 atores famosos que já interpretaram personagens gays em novelas e que entraram para a história da TV brasileira. Confira!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ary Fontoura em ‘Assim na Terra como no Céu’

Em 1970, na novela ‘Assim na Terra como no Céu’, Ary Fontoura interpretou o primeiro personagem gay da TV brasileira. Na trama, o ator vivia o costureiro e carnavalesco Rodolfo Augusto, mais conhecido como Gugu.

Ary Fontoura em ‘Assim na Terra como no Céu’ (Foto: Reprodução)

Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro em América

Em 2005, Bruno Gagliasso interpretou Júnior, em ‘América’. Na trama de Glória Perez, o personagem se relacionava com o peão Zeca, vivido por Erom Cordeiro. Na época, os atores chegaram a gravar uma cena de beijo gay, que inclusive seria a primeira da teledramaturgia brasileira.

No entanto, foi censurada pela emissora e acabou não indo ao ar. “Foi climão. Toda a novela estava na expectativa, foram colocados telões nas ruas… Foi difícil. Demorou pra cacete para isso acontecer”, relembrou Bruno durante participação no Lady Night, com Tatá Werneck.

Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro em “América” (Foto: Divulgação/TV Globo)

Marco Pigossi em Caras & Bocas

O ator, que recentemente assumiu seu relacionamento com o cineasta italiano Marco Calvani, também já viveu um personagem gay em novelas. Em Caras & Bocas Marco Pigossi interpretou Cássio, lembrado até hoje por seus bordões icônicos.

“‘Choquei’ é um clássico. Mas tem também ‘fiquei rosa chiclete’, ‘verde hortelã’, ‘roxo hortência, ‘tô bege xadrez’, ‘tô bege degradê’..’”, lembrou o ator em entrevista ao Vídeo Show, em 2009.

Marco Pigossi em Caras & Bocas (Foto: Divulgação/TV Globo)

Armando Babaioff e André Arteche em Ti Ti Ti

Na trama exibida originalmente em 2010 e reprisada no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ em 2021, Armando Babaioff interpretou o surfista Thales. Na novela, ele se apaixona por Julinho (André Arteche), com quem vive uma linda história de amor.

Em entrevista ao Gshow, o artista comentou sobre a repercussão do personagem: “Foi a primeira vez que entendi o tamanho que uma novela pode ter na educação de um país, em quebrar preconceitos, em se discutir temas que são caros para a sociedade. Com esse personagem, eu entendi o que é ser visto por milhões de brasileiros que estavam felizes por se verem representados”, afirmou Babaioff.

Thales (Armando Babaioff) e Julinho (André Arteche), em ‘Ti-Ti-Ti’ (Foto: Reprodução/TV Globo)

Marcelo Serrado em Fina Estampa

Na novela de Aguinaldo Silva, exibida em 2011 e reprisada em 2021, Marcelo Serrado interpretou o icônico mordomo Crô, que trabalhava para a vilã Tereza Cristina, vivida por Christiane Torloni. A repercussão do personagem foi tanta, que ele ganhou um filme próprio, lançado em 2013.

Marcelo Serrado como Crô em Fina Estampa (Foto: Reprodução/TV Globo)

Daniel Dantas em Um Anjo Caiu do Céu e Cheias de Charme

Daniel Dantas, ator de 67 anos, já interpretou dois personagens gays ao longo de sua carreira. Em 2001, ele viveu Selmo, em ‘Um Anjo Caiu do Céu’. Já em 2012, o artista protagonizou Sidney Monteiro, pai adotivo de Rosário, personagem de Leandra Leal, em ‘Cheias de Charme’.

Mateus Solano, Marcello Antony e Thiago Fragoso em Amor à Vida

Na trama de Walcyr Carrasco, os atores Mateus Solano, Marcello Antony e Thiago Fragoso eram gays. No início, Eron (Antony) e Niko (Fragoso) formavam um casal. No entanto, ao longo da trama, Félix (Solano), se apaixona por Niko. Os dois, inclusive, protagonizaram o primeiro beijo gay em uma novela brasileira.

Mateus Solano, Marcello Antony e Thiago Fragoso em Amor à Vida (Foto: Reprodução/TV Globo)

“A história do beijo gay foi sendo exigida pelo público apaixonado pelo Félix, primeiro, e depois pelo casal, Félix e Niko, exigindo um final feliz para esse casal. Final feliz em novela é beijo na boca. Foi uma emoção muito grande. Eu lembro de ouvir falar que foi um grito de gol“, lembrou Mateus Solano durante participação no ‘É de Casa’.

Mateus Solano e Thiago Fragoso em primeiro beijo gay em novelas (Foto: Pedro Curi/Gshow)

José Mayer em Império

Em Império, novela exibida entre 2014 e 2015, e reprisada em 2021, José Mayer vive Cláudio. Seu personagem é casado com Beatriz (Suzy Rêgo), mas se apaixona por Leonardo (Klebber Toledo).

Em entrevista ao Gshow, o ator contou que esse não foi seu primeiro personagem gay. “Em 1981, fiz uma peça de Martin Sherman chamada ‘Bent’. Eu fazia um homossexual perseguido na época da Alemanha nazista. Eu e o Ricardo Blat (ator) fazíamos um casal e a gente se beijava na boca“, lembrou Mayer.

José Mayer em Império (Foto: Reprodução/TV Globo)

Klebber Toledo em Império e Caras & Bocas

Além de ‘Império’, onde viveu o romance com Cláudio (José Mayer), o ator Klebber Toledo também interpretou um personagem gay em Caras & Bocas. Na trama, exibida entre 2009 e 2010, ele deu vida ao estilista Sid.

Klebber Toledo em Caras & Bocas e Império (Fotos: Reprodução/TV Globo)

Paulo Betti em Império

Ainda em Império, outro personagem gay foi o jornalista Téo Pereira, vivido por Paulo Betti. Seu papel na trama, no entanto, dividiu opiniões entre o público, por conta dos trejeitos considerados exagerados do personagem.

“Não foi uma unanimidade. Às vezes, alguém entra no meu Instagram e deixa assim: ‘Você está ridículo na novela!’. A gente sempre presta mais atenção nos detratores que nos elogios”, comentou o ator durante o podcast Novela das 9.

Paulo Betti em Império (Foto: Reprodução/TV Globo)

Marcelo Melo Jr. e Cláudio Lins em Babilônia

Em 2015, Marcelo Melo Jr. interpretou o personagem Ivan, em Babilônia. Na trama, ele vive um romance com Sérgio (Cláudio Lins), que tem muita resistência para assumir um relacionamento homossexual. A novela também contou com um casal lésbico, vivido por Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Thimberg).

Marcelo Melo Jr. e Cláudio Lins em Babilônia (Foto: Reprodução/TV Globo)

Malvino Salvador e Guilherme Leicam em A Dona do Pedaço

Em 2019, Malvino Salvador e Guilherme Leicam formaram um casal gay em ‘A Dona do Pedaço’. No início da história, Agno, personagem de Malvino, é casado com Lyris (Deborah Evelyn), mas acaba se separando, após assumir sua homossexualidade e engatar um romance com Leandro (Leicam).

Malvino Salvador e Guilherme Leicam em A Dona do Pedaço (Foto: Reprodução/TV Globo)

VEJA TAMBÉM: 20 famosos que se assumiram LGBTQ+ em 2020

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio