CONAR toma atitude contra live de Gusttavo Lima por estímulo ao consumo irresponsável de álcool

Publicado em 15/04/2020 12:48
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Nesta terça-feira (14), o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, a CONAR, abriu uma representação ética contra a live do cantor Gusttavo Lima, por estímulo ao consumo irresponsável de bebidas alcoólicas.

Durante sua live, o cantor fez propaganda para uma marca de cerveja, falou palavrões e piadas sexuais, causado polêmica. O Observatório dos Famosos entrou em contato com a assessoria de imprensa do cantor e que enviou uma nota:

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“Sobre a veiculação de que o cantor Gusttavo Lima está sendo processado pelo CONAR, a assessoria informa que o departamento jurídico já está acompanhando o caso, tratando-se, portanto, de uma citação de processo administrativo (representação ética – confidencial) em trâmite perante CONAR e não se trata de processo judicial”.

“A citação é para prestar esclarecimentos sobre as lives realizadas pelo artista. Sendo assim, os esclarecimentos necessários serão prestados conforme determinado na referida citação. Em razão da confidencialidade, citada na intimação do CONAR, o escritório BALADA EVENTOS não comentará o caso e manifestará perante o órgão no prazo legal”.

Leia na íntegra a nota emitida no site do CONAR:

“O Conar abriu na manhã de hoje representação ética contra ações publicitárias de responsabilidade da Ambev e do influenciador Gusttavo Lima, intituladas “Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa”, veiculadas em redes sociais”.

“A representação foi aberta a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas. A denúncia cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto”.

“A direção do Conar, ao acolher a denúncia dos consumidores, destacou o formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo país, mas considerou que ela deve ser conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida ao crianças e adolescentes”.

“Ambev e Gusttavo Lima têm prazo regimental para enviar, se assim o desejarem, defesa ao Conselho de Ética ou adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas”.

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