SAIBA QUEM SÃO

Além de Anitta: confira as famosas que sofrem com endometriose

A doença ginecológica atinge cerca de 15% das mulheres, de acordo com a OMS

Publicado em 09/07/2022 13:38
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Anitta revelou nesta semana que iria se afastar dos compromissos por um tempo após ser diagnosticada com endometriose e precisará passar por uma cirurgia. Depois da cantora revelar sua condição, diversas famosas assumiram que sofrem da mesma doença e falaram da importância do diagnóstico.

A endometriose é uma doença ginecológica que faz crescer tecidos benignos na parte externa do útero e pode causar inflamações, incluindo no ovário. A condição, além de trazer fortes dores para as mulheres, sangramentos intensos durante o período menstrual, também é uma das causas mais comuns de infertilidade feminina. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença atinge 10 a 15% das mulheres.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Veja mais: Anitta revela doença e desabafa sobre saúde: “Dor insuportável”

Uma condição que atinge, infelizmente, diversas mulheres ao redor do mundo, incluindo celebridades com acesso a bons tratamentos e diagnósticos rápidos. Mas nem sempre é assim que acontece, como no caso de Anitta, que descobriu agora, com quase 30 anos.

Assim como ela, diversas outras famosas já revelaram sofrer da condição, algumas descobriram cedo, entrando com tratamento precoce e outras demoraram mais para descobrir a doença. O Observatório dos Famosos separou todas as artistas que revelaram sofrer de endometriose.

Larissa Manoela

A atriz foi diagnosticada com a doença em 2021 e achou importante compartilhar nas redes sociais para alertar outras mulheres.

É tudo muito novo ainda para mim, estou descobrindo. Mas, o mais importante de eu ter compartilhado e aberto algo tão pessoal da minha vida, foi saber que eu posso inspirar outras mulheres a também fazerem uma pesquisa profunda e salvar e dar qualidade de vida para essas mulheres”, escreveu, quando recebeu o diagnóstico.

Larissa Manoela (Reprodução/Instagram)

Isabella Santoni

Outra atriz que revelou sofrer com a doença foi Isabella Santoni e falou sobre o assunto em suas redes sociais. O diagnóstico foi feito após a apresentação dos sintomas e uma ressonância magnética. “Eu sempre tive muita cólica, mas eu achava que era normal. Até que eu fui em uma médica e ela falou que eu não devia tomar os remédios que eu tomava todo mês”, contou.

Isabella Santoni (Reprodução/Instagram)

Patrícia Poeta

Ao falar sobre o diagnóstico de Anitta durante o programa ‘Encontro’, Patrícia revelou que descobriu a doença aos 40 anos, de forma tardia. “Descobri recentemente que tenho endometriose, não operei ainda. Às vezes temos essa dor, às vezes não se manifesta tanto e vai descobrir lá na frente. Às vezes as mulheres demoram 40 anos para descobrir, que foi o meu caso. Às vezes é uma dor insuportável”, declarou.

Patrícia Poeta (Reprodução/Instagram)

Michelle Loreto

Junto com Patrícia Poeta, no ‘Encontro’, Michelle Loreto revelou que também já foi diagnosticada com a doença no passado, mas passou por uma cirurgia.  “Eu tive endometriose e operei há quase 20 anos. Eu tinha dor de desmaiar. Na minha época não tinha exame que detectasse a endometriose”, relembrou.

Michelle Loreto (Reprodução/Instagram)

Gabriela Pugliesi

A musa fitness venceu a endometriose e conseguiu engravidar do primeiro filho. Gabriela revelou sofrer da doença quando descobriu a gestação. “Além de ter engravidado sem nenhum tratamento, sem nada, eu tinha endometriose. Ou seja, gente, quando é para ser é, não tem nada para atrapalhar”, disse, na época em que anunciou.

Gabriela Pugliesi (Reprodução/Instagram)

Giovanna Ewbank

A apresentadora passou por uma cirurgia após o diagnóstico de endometriose e logo depois, conseguiu engravidar de Zyan. A doença foi descoberta em 2017. “Eu tive que operar de endometriose. Teve uma época que eu estava sentindo muito desconforto. Parecia que as coisas não se encaixavam. Aí eu procurei um ginecologista, operei e hoje eu estou ótima”, contou, em seu canal.

Giovanna Ewbank (Reprodução/Instagram)

Guilhermina Guinle

Guilhermina só descobriu que tinha endometriose quanto buscou tratamento para engravidar, aos 35 anos. “Eu fiz a cirurgia e descobri que as minhas trompas já estavam entupidas, que a endometriose já estava no meu intestino e que, talvez, tivesse que retirar um pedaço dele. Eu não tive que retirar, o médico não conseguiu desentupir as trompas [no procedimento] mas, três meses depois, engravidei naturalmente”, declarou, na época.

Guilhermina Guinle (Reprodução/Instagram)
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio