Alfredo Castro, CEO do Palco do Vinho, Aposta em Diversificação de Vinhos, para atrair novos consumidores

O mercado de vinhos no país, foi um dos que mais se desenvolveu durante a pandemia

Publicado em 12/01/2021 20:12
Publicidade

O mercado de vinhos no país, foi um dos que mais se desenvolveu durante a pandemia, e grandes empreendedores têm observado este bom momento e investido pesado para oferecer as melhores bebidas, com preços mais competitivos.

É o caso do empreendedor Alfredo Castro, CEO do Palco do Vinho, site dedicado ao mundo dos vinhos, com informações sobre os variados tipos da bebida, além de receitas e a comercialização das melhores marcas nacionais e importadas de vinhos e espumantes

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para Alfredo, a aposta para 2021 no mercado de vinhos é na diversificação de vinhos para atrair novos consumidores, além de manter os que já foram conquistados no ano anterior. Marcas consagradas, novas misturas e a riqueza em sabores, são apenas alguns dos caminhos que o mercado pode trilhar, para continuar crescendo no país.

A arte de amassar uvas, fermentá-las e produzir uma bebida alcóolica e saborosa, é tão antiga quanto a própria humanidade, tendo os primeiros registros datados do Egito antigo, por volta de 4.000 a.C. Outros relatos são ainda mais antigos, com indícios da preparação do vinho, até 7.000 e 5.000 a.C.

Ao longo dos séculos, a produção de vinhos foi se tornando ainda maior e aperfeiçoada, utilizando novas tecnologias, e com novos sabores, dando mais qualidade a bebida e evidenciando suas características e personalidade marcante. 

O mercado do vinho no mundo cresceu substancialmente nos últimos anos, especialmente na última década, justamente pela melhoria na tecnologia e o aparecimento de novas misturas e popularização da bebida, junto ao consumidor, principalmente em países em que o vinho não é uma tradição, como é o caso do Brasil.

Ainda assim, o mercado do vinho mundial teve alguns recuos em seu crescimento nos últimos anos, tenho como motivos, questões políticas, que podem influenciar nas exportações e importações, além do preço e por causa da situação climática em regiões da Europa, berço do vinho mundial.

Na safra de 2017 por exemplo, houve uma queda na produção e vendas, com a produção sendo comparada a safras da década de 60, uma das épocas em que o mercado do vinho mais sofreu. Por outro lado, os números mostram avanços e crescimento em mercados que antes, o vinho não era popular, como a China.

Em 2015, o crescimento do consumo de vinho pelos chineses, cresceu 10%, inclusive, com crescimento na produção de vinhos, algo antes, irreal. Ainda assim, os países que mais produzem e comercializam vinhos no mundo são a Itália, França e Espanha, seguida por Portugal e Argentina, na América do Sul.

Em 2020, o mundo teve um crescimento de apenas 1% na produção, sendo que um dos fatores para este número desanimador, seja a pandemia, além dos outros dificultadores citados como política e clima. 

Mas apesar de no exterior o mercado não ser tão otimista, surgem boas surpresas como no Brasil, onde o consumo cresceu ao ponto de ter sido um dos poucos mercados que tiveram bons resultados no setor, e com projeções para 2021, ainda mais animadoras.

Vinho no Brasil: mercado em crescimento com marcas nacionais

Como citado, o Brasil não é um país com histórico no consumo de vinho, por isso até alguns anos e décadas atrás, o país não figurava entre os maiores mercados na produção de vinhos no mundo, mas esta realidade mudou e hoje, os vinhos brasileiros já são desejados e conhecidos dentro e fora do país.

Grande parte das vinícolas se concentram no sul do país, onde o clima ameno e a tradição de famílias europeias, dá o toque especial na produção dos melhores vinhos do Brasil. 

O país sempre figurou com baixo consumo de vinhos, porém a pandemia e o isolamento social, incentivou o consumo de vinho pelos brasileiros. O mercado dos vinhos no Brasil nunca foi tão grande e constante como no último ano. 

Até 2019, a média de consumo de vinhos no país girava em torno dos 2,13 litros por pessoa, mas em 2020, a média ultrapassou os 2,70 litros, um aumento de 26%. Segundo pesquisas, os brasileiros consumiram 72% a mais de vinho em 2020 que em qualquer outro momento.

Outro ponto que incentivou este consumo foi a indústria nacional de produção de vinhos, que tem se destacada a cada ano, com vinhos de qualidade e sabor acentuado, competindo com marcas já conhecidas do exterior, além do preço das garrafas nacionais, serem mais baratas, o que acaba alavancando o mercado ainda mais. 

Atraindo novos consumidores com a diversificação de vinhos

Mas não é só de preço e vinhos saborosos que este mercado sobrevive, mas também da divulgação forte das marcas e principalmente pela diversificação de vinhos. No Brasil, o vinho mais apreciado é o tinto, seguido dos espumantes e por último os roses e brancos. 

A diversificação de vinhos, é investir em novos sabores e na popularização desta bebida em todo território nacional. Além disso, com a pandemia, o consumo no país aumentou e deve continuar crescendo, principalmente entre aqueles que conheceram recentemente o sabor e os benefícios do vinho. Os empreendedores como Alfredo Castro do Palco do Vinho, reforçam a necessidade de investir em publicidade para divulgar o vinho, além das marcas nacionais e não perder de vista outro mercado que é o grande responsável pelo crescimento do mercado do vinho no Brasil: o e-commerce. 

Segundo o Meio e Mensagem, importante site focado em Publicidade e Propaganda no país, as compras online de vinhos, cresceu 30% em relação a anos anteriores. O investimento neste segmento do mercado de vinhos é fundamental para garantir que 2021 repita os ganhos de 2020 no setor, e conquiste ainda mais mercado. 

Palco do Vinho

O site Palco do Vinho do CEO Alfredo Castro, é um dos mais completos quando o assunto é conhecer o mercado dos vinhos. No Palco do Vinho, encontra-se a história do vinho, os sabores mais comuns e as marcas mais famosas. Além disso, o Palco do Vinho oferece várias receitas com vinhos, para incrementar os pratos em casa, indo além da taça. 

O Palco do Vinho também comercializa as garrafas das marcas mais consagradas do país e do exterior, e pelos melhores preços e condições de pagamento. Palco do Vinho, tudo sobre vinhos!

Visite: https://palcodovinho.com.br/

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio