Ambulância que socorreu Fernanda Young funcionava sem paramédicos; entenda

Publicado em 26/08/2019 17:57
Publicidade

A atriz e escritora Fernanda Young, que morreu neste domingo (25), vítima de uma parada cardíaca, parece não ter tido os socorros necessários, segundo o portal G1. A famosa faleceu na cidade de Gonçalves, que fica no sul de Minas Gerais e conta com um pouco mais de 4 mil habitantes.

A ambulância que prestou socorros à ela funcionava em esquema de plantão, e não possuía paramédicos ou enfermeiros, por falta de recursos, já que o local é pequeno. A roteirista teve uma crise de asma no sítio da família, onde ela se refugiava e descansava. Vale lembrar que ela chegou a desenvolver um programa de TV com Maju Coutinho.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Segundo um secretário do local, o esquema de plantão funciona aos fins de semana, quando a ambulância não conta com nenhum profissional de saúde, apenas o motorista. “Durante a semana é diferente, temos médicos todos os dias, de segunda a sexta, e infelizmente sábado e domingo, não temos porque a cidade é pequena, não tem demanda para gastar tanto dinheiro com médico”, falou, sobre o Hospital Frei Caetano em Paraisópolis (MG).

Fernanda estava acompanhada apenas de uma amiga, no momento que passou mal, de acordo com o funcionário. “O motorista não sabia que estava nesse ponto tão mal. Quando ele constatou que estava muito mal, imediatamente colocou na ambulância e levou para Paraisópolis e ela veio a óbito”, explicou, falando ainda que o enfermeiro só acompanha o paciente se a família pedir.

“A família não solicitou. Nós não temos técnicos. Tem dia de semana, de final de semana não tem. Plantão é só motorista”. Após a morte da atriz, a prefeitura da cidade está planejando implantar paramédicos, para esse tipo de ocorrência.

A Prefeitura Municipal de Gonçalves informa que a atriz e roteirista Fernanda Young foi atendida prontamente pelo serviço de ambulância prestado pelo Departamento de Saúde, que possui um motorista plantonista e prestou atendimento em seu sítio, localizado no bairro Boa Vista e encaminhou ao Hospital Frei Caetano, referência para a cidade. A Prefeitura de Gonçalves informa que como dito na reportagem, não possui paramédicos devido a ter uma população de 4.345 habitantes e não há, no momento, recursos financeiros para tal modalidade de atendimento. Entretanto, a Prefeitura já está a estudar a implantação de paramédicos para as urgências e emergências do município. Vale destacar, que o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atende na região, se acionado o 192″, disse o comunicado.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio