SAIBA MAIS

Ana Beatriz Nogueira relembra o baque de receber diagnóstico de esclerose

A atriz foi diagnosticada em 2009 e segue o tratamento à risca

Publicado em 05/01/2022 08:58
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ana Beatriz Nogueira, relembrou de quando recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla, uma doença sem cura. A atriz que está no ar em ‘Um Lugar ao Sol’, afirmou que tomou um baque, mas que, o susto maior foi por falta de informação sobre a doença.

Desde que recebeu o diagnóstico, em 2009, está seguindo o tratamento à risca e assim, conseguiu estacionar todos os sintomas. Ana Beatriz declarou que, nos últimos 12 anos, graças ao tratamento, não sentiu nada, mas viu uma necessidade maior em não perder tempo com bobagens.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Aquele vinha sendo um dos anos mais felizes da minha vida, em todos os departamentos. E recebi o diagnóstico. Até entender que berimbau não é flauta, você sofre. Foi um sofrimento por falta de informação. As pessoas se assustam com o nome, mas esclerose quer dizer inflamação”, disse, a Ricardo Ferreira, do jornal O Globo. Na época do descobrimento da doença, Ana Beatriz estava com 42 anos.

Veja mais: Mãe de Mileide Mihaile recebe alta após câncer e ex-peoa vibra: “Fiquei em êxtase”

Então, após o diagnóstico, viu-se a necessidade de viver a vida da melhor forma e não perder tempo com bobagens: “É uma doença cognitiva, mas sou obediente no tratamento. Depois de surtos cognitivos iniciais, nesses 12 anos não tive nada. Fiquei mais rápida. Me trouxe uma urgência de não perder tempo com bobagem”.

O que é esclerose múltipla?

Segundo um artigo do hospital Albert Eisten, é uma doença neurológica, autoimune, que causa a degeneração de alguns neurônios responsáveis por partes do corpo como o cérebro, o tronco cerebral, a medula espinhal e entre outros. A doença é predominante em mulheres e os sintomas costumam parecer entre os 20 e 40 anos.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas no geral são: dormência em algumas partes do corpo, formigamento, fadiga, visão turva ou duplicada, perda da força muscular, falta de coordenação motora, alterações mentais e dificuldade para controlar a bexiga. O diagnóstico é feito a partir de uma ressonância magnética e a partir do momento que foi detectado, o tratamento inicia e dura a vida toda.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio