ENTENDA O CASO

BBB22: Equipe de Laís Caldas contesta acusação de racismo e apresenta sua versão

Equipe da médica negou a prática de racismo contra Natália e apresentou uma nova interpretação do caso

Publicado em 01/02/2022 18:23
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A equipe jurídica de Laís Caldas, participante do BBB22, divulgou um comunicado contestando as acusações de racismo atribuídas à médica no último domingo (30). Na ocasião, internautas alegraram que Laís, Bárbara e Eslovênia estariam insinuando movimentos que lembram um macaco, logo após mencionarem o nome de Natália Deodato.

Em nota, os advogados da médica negaram a existência de racismo no ato das sisters e apresentaram uma nova interpretação para o caso. “O ocorrido, à luz da verdadeira intenção da participante Laís Rodrigues Caldas, que consistiu meramente na reprodução da corrida atrapalhada da participante Bárbara”, informou em nota enviada ao colunista Leo Dias.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A equipe de Laís repudiou ainda, as acusações que podem “incitar o ódio e causar danos à honra, imagem e dignidade”, da participante. “Repudia os comentários e as manifestações desarrazoadamente lançadas, as quais incitam o ódio e causam danos à honra, imagem e dignidade, cujas responsabilidades civil e criminalmente serão apuradas”, diz em outro trecho.

Confira a nota na íntegra:

LAÍS RODRIGUES CALDAS, por intermédio de seus advogados que a esta subscrevem, vem à presença de Vossa Senhoria, expor os esclarecimentos a seguir: Na noite do dia 30.01.2022, em conversa mantida entre as participantes do reality Big Brother Brasil 22 (Bárbara, Laís, Eslovênia e Maria) nas imediações do banheiro da casa, cogitou-se a votação na participante Natália ao próximo Paredão.

Após a manifestação de Eslovênia, percebeu-se que a Natália estava fazendo uso da cabine, situação que gerou constrangimento entre aquele grupo de mulheres, visto a possibilidade da participante ter escutado o anúncio do voto de quem ali estava. Diante desse contexto, numa atitude natural de quem se sente envergonhada, primeiramente a participante Bárbara saiu em direção à sala correndo de uma forma desastrada, divertida, engraçada, arrancando sorrisos das demais participantes, as quais imediatamente tentaram copiar a sua amiga numa corrida atrapalhada.

Contudo, daí se originou alguns comentários e interpretações não condizentes com a realidade dos fatos, tal qual: caracterização do ato como “imitação de um macaco”, sugerindo que as participantes Laís e Eslovênia teriam praticado atos de racismo em face da Natália. Todavia, emerge-se claramente do vídeo – não editado – que as duas estavam acompanhadas de Bárbara Heck e Maria no banheiro, quando a Miss Pernambuco disse: “Eu acho que vou em Natália”.

Neste momento, Laís aponta para a cabine reservada, indicando que Natália estava lá dentro e teria ouvido tudo. Bárbara saiu em direção do quarto Lollipop e viu que a mineira não estava lá, deixando as amigas desesperadas com a gafe. Foi neste momento que Laís saiu em direção ao corredor, imitando os movimentos espalhafatosos de Bárbara. Eslovênia seguiu atrás, copiando as amigas.

Maria riu da situação e, entrando na brincadeira, saiu em “trenzinho” com as demais participantes. O ato repercutiu nas redes sociais, e alguns classificaram o ato de Laís e de Eslovênia como um gesto racista. Além disso, outros se espantaram com o fato de Maria ter visto a cena e não repreender as amigas, e ainda dar risada da situação.

Ante os fatos supracitados, a assessoria jurídica de LAÍS RODRIGUES CALDAS, bem além de contestar veementemente e não reconhecer a conotação que foi dada, ainda ressalta que não observou justificativa plausível que respalde o conteúdo dos comentários, cujo intuito impera-se manifestamente de ferir a honra, a imagem e destilar ódio contra a participante.

Assim sendo, esta assessoria jurídica emite a presente nota, esclarecendo o ocorrido à luz da verdadeira intenção da participante Laís Rodrigues Caldas, que consistiu meramente na reprodução da corrida atrapalhada da participante Bárbara. De igual modo, repudia os comentários e as manifestações desarrazoadamente lançadas, as quais incitam o ódio e causam danos à honra, imagem e dignidade, cujas responsabilidades civil e criminalmente serão apuradas.

Por fim, esta assessoria jurídica se coloca a inteira disposição para eventuais tratativas e esclarecimentos, cujos canais de atendimento encontram-se indicados no rodapé. Desde já agradecemos pela compreensão e atenção dispensada. Equipe Laís Caldas.”

Equipe de Natália se manifestou

Em relação ao suposto racismo direcionado à participante Natália Deodato, a equipe da sister optou por esperar que a própria veja as imagens do momento para tomar uma decisão: “Cautelosamente optamos, nesse momento, por não mover qualquer ação em relação aos fatos, sem que antes a própria Natália assista aos vídeos e se posicione, bem como, se assim entender e desejar, adote as medidas cabíveis”, informou.

VEJA MAIS: BBB22: Douglas Silva é alvo de ataques racistas após apagão na Globo

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio