SAIBA OS DETALHES!

Benjamin Damini explica como foi o processo para retificar seu nome e gênero no RG e Certidão de Nascimento

Ator ficou conhecido por interpretar Martinha em 'Malhação Toda Forma de Amar'

Publicado em 22/06/2022 19:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta semana, o ator e cantor Benjamin Damini, de 23 anos, usou suas redes sociais para celebrar mais um passo em sua transição de gênero, que teve início em 2020. Na ocasião, o ex-ator de Malhação mostrou aos fãs, seu novo RG, com nome e gênero retificados.

“RG retificado com direito a eu bonito numa 3×4 pela primeira vez”, escreveu o artista. Através dos Stories, Benjamin também respondeu algumas curiosidades sobre o processo de retificação do documento, que antes, trazia seu nome antigo e uma outra foto.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“O processo de retificação do RG foi bem mais tranquilo do que o da Certidão de Nascimento, por exemplo. No da Certidão eu tive que reunir muitos documentos, a maioria você pode pegar online, acho que tem uma ou outra que precisa ser tirada pessoalmente. Uma coisa que me ajudou muito foi um guia da @casa1, que explica como funciona tudo e tem uma lista com todos os documentos que precisam ser emitidos.”, explicou.

“Aí depois que você reuniu todos os documentos, você vai até o cartório e eles fazem a alteração de nome e de sexo também, se for da vontade da pessoa que está fazendo a retificação. Aí o RG, eu consegui tirar só apresentando a certidão de nascimento. Porque no meu caso, eu quis de fato retificar. Então eu não coloquei o nome social.”, detalhou o ator.

Em seguida, Benjamin Damini explicou que também há a possibilidade de colocar apenas o nome social no RG, sem precisar alterar o nome de registro no documento e na certidão de nascimento, algo que não foi o seu caso. “Eu não tenho nome social, meu nome de registro é Benjamin”, destacou.

O famoso comentou ainda, que seu processo demorou cerca de duas semanas para ser concluído e contou que não é necessário estar em tratamento de harmonização para poder iniciar o processo de retificação do nome e gênero.

Qual foi o personagem de Benjamin Damini em ‘Malhação’?

Benjamin Damini interpretou Martinha em Malhação – Toda Forma de Amar. Na época, ele usava o nome Beatriz Damini e ainda não havia iniciado sua transição de gênero. A temporada exibida entre 2019 e 2020, foi a última do seriado que permaneceu durante 27 anos na TV Globo. Na trama, o ator contracenou ao lado de nomes como Alanis Guillen, Pedro Novaes e Paloma Duarte.

Benjamin Damini interpretou Martinha em Malhação – Toda Forma de Amar (Foto: Reprodução/TV Globo)

Atualmente, Benjamin, que possui mais de 116 mil seguidores no Instagram e é referência no ativismo LGBTQIAP+, está gravando a nova série da HBO Max, O Beijo Adolescente.

Em junho de 2021, o ator postou um vídeo mostrando o antes e depois de sua transição de gênero. “5 anos em 5 segundos”, escreveu ele, mesclando fotos antigas e atuais.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio