'Cowboy Carter'

Beyoncé: saiba qual é o funk brasileiro que a cantora utilizou em seu novo álbum

'Spaghettii', uma das faixas do oitavo disco da cantora americana, possui sonoridade brasileira

Publicado em 28/03/2024 11:53
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta sexta-feira (29), Beyoncé lançará o novo álbum, Cowboy Carter. O segundo ato do projeto da trilogia preparada pela cantora norte-americana reunirá cerca de 27 faixas, dentre covers, parcerias inéditas e até mesmo funk… isso mesmo!

A Queen B! emplacou uma colaboração com o músico estadunidense Shaboozey, na décima segunda faixa do seu oitavo disco, ‘Spaghettii’, que, curiosamente, trouxe batidas que remetem ao ritmo brasileiro.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Apesar do lançamento programado para ocorrer nas plataformas digitais à meia-noite no horário de Brasílias, outros países, como Nova Zelândia, já estão prestigiando o novo álbum da artista, e a inserção do funk viralizou entre os fãs brasileiros nas redes sociais.

O sampe utilizado por Beyoncé pertence à música ‘Aquecimento das Danadas’, de O Mandrake. Lançado em meados de 2012, o trabalho teria sido uma das sonoridades utilizadas pela artista, que mesclou com elementos de trap para a colaboração. Até a conclusão desta matéria, ambas as partes não confirmaram sobre a informação.

Como funciona o uso de sample?

A utilização de sons antigos para produção de novas músicas se tornou cada vez mais popular na indústria fonográfica, seja nacional ou internacional. O termo, que na tradução do inglês significa “amostra”, faz referência aos trechos sonoros selecionados de uma música que são reutilizados em uma nova gravação, de forma remixada, cortada ou direta.

Para a utilização formal, por sua vez, é necessário a realização de acordos legais que cercam os direitos autorais, que no caso, o sample é autorizado quando são respeitados os direitos do autor da obra original.

VEJA MAIS: ‘Cowboy Carter’: funk, Miley Cyrus e mais sobre o novo álbum de Beyoncé

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio