Curiosidades

Carnaval: relembre as novelas que trouxeram a folia como pano de fundo

Confira cerca de 11 novelas da Globo que já trouxeram o mundo carnavalesco para a ficção

Publicado em 10/02/2024 22:06
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O feriado do Carnaval domina os quatro cantos do Brasil, e arrasta milhares de pessoas ao longo dos dias de festividades. A folia, inclusive, não só domina a vida real, como também já foi retratada na ficção, por meio das novelas.

Às vésperas do dia oficial, que será celebrado nesta próxima terça-feira (13), o Observatório dos Famosos reuniu uma lista com as novelas que já tiveram o Carnaval inserido em seus enredos, e serviram como pano de fundo. Confira abaixo:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Duas Vidas (1976)

A novela assinada por Janete Clair foi iniciada às vésperas do Carnaval de 1974, quando começaram as construções do metrô carioca na vida real. Em um baile de folia, o casal Leda Maria (Betty Faria) e Tomaz (Cecil Thiré) tiveram uma discussão, que ocasionou em sua morte, após ter sido atropelado ao deixar a festa. A partir daí, a mocinha passou a viver com os desafios em cuidar sozinha de um filho pequeno.

‘Duas Vidas’ (Foto: Memória Globo)

Pai Herói (1979)

A trama foi concluída em plena celebração do Carnaval, quando a personagem Ana Preta (Glória Menezes), desfilava pela Beija Flor de Nilópolis, e o vilão Baldaracci (Paulo Autran), fugia da polícia vestido de pierrô, de helicóptero.

‘Pai Herói’ (Foto: Reprodução)

Que Rei Sou Eu? (1989)

Uma das obras medievais de maior sucesso da dramaturgia, o folhetim contou com um baile de Carnaval, em que foi dançado um refrão do samba da Beija-Flor de Nilópolis, em ritmo de minueto.

‘Que Rei Sou Eu?’ (Foto: Memória Globo)

Felicidade (1991)

Na trama assinada por Manoel Carlos, Tuquinha (Maria Ceiça), porta-bandeira da escola de samba Mangueira, foi morta durante o desfile pelo ciumento e violento Tide (Maurício Gonçalves).

(Maria Ceiça em ‘Felicidade’ (Foto: Memória Globo)

Quem é Você? (1996)

A trouxe um baile de máscaras durante um carnaval de Veneza nos anos 1970 como fio-condutor. Na festa, Afonso (Alexandre Borges) foi seduzido por uma mulher mascarada, sem saber que ela era sua cunhada, Beatriz (Cássia Kiss), irmã de sua esposa, Maria Luísa (Elizabeh Savalla).

‘Quem é Você?’ (Foto: Memória Globo)

Senhora do Destino (2005)

No clássico de Aguinaldo Silva, a jornada de Maria do Carmo (Susana Vieira) vira enredo da fictícia escola de samba Unidos de Vila São Miguel, comandada pelo ex-bicheiro Giovanni Improta (José Wilker). Diversas cenas do desfile, inclusive, foram gravadas durante a apresentação oficial da escola de samba Grande Rio, na Marquês de Sapucaí.

Susana Vieira em ‘Senhora do Destino’ (Foto: Memória Globo)

Duas Caras (2007)

Na trama, Juvenal Antena (Antonio Fagundes) é o líder comunitário da favela Portelinha, que abriga a escola Nascidos na Portelinha, e também trouxe um desfile na Sapucaí, defendendo a agremiação, que, na ficção, é classificada para o Grupo Especial.

Antonio Fagundes em ‘Duas Caras’ (Foto: Memória Globo)

Lado a Lado (2012)

A novela vencedora do Emmy Internacional foi a única que teve um samba-enredo na abertura, ‘Liberdade, Liberdade! Abra as Asas sobre Nós’, da escola Imperatriz Leopoldinense, campeã do no Carnaval carioca de 1989.

Camila Pitanga e Marjorie Estiano em ‘Lado a Lado’ (Foto: Memória Globo)

Império (2014)

Mais uma vez, Aguinaldo Silva trouxe unificou o ambiente carnavalesco com a ficção, e em uma das cenas, o comendador José Alfredo (Alexandre Nero) virou tema do desfile da fictícia União de Santa Teresa, e resultou na a morte de Cora (Marjorie Estiano), ao tentar salvá-lo de um atirador mascarado.

José Alfredo e Lilia Cabral em ‘Império’ (Foto: Memória Globo)

Segundo Sol (2018)

O folhetim de João Emanuel Carneiro teve Salvador, na Bahia, como pano de fundo, e o primeiro capítulo foi gravado durante o Carnaval local. A trama, inclusive, lançou diversas músicas que seguiam o ritmo carnavalesco, e fez o maior sucesso à época.

Emílio Dantas em ‘Segundo Sol’ (Foto: Memória Globo)

Bom Sucesso (2019)

No grande sucesso, a protagonista Paloma (Grazi Massafera) era apaixonada por Carnaval e tinha o sonho de ser musa de destaque da fictícia Unidos do Bom Sucesso. Para as gravações, a equipe da novela aproveitou os desfiles de 2019 na Marquês de Sapucaí. As sequências, inclusive, foram gravadas cinco meses antes da estreia do enredo, e exibidas na íntegra quase um ano depois.

Grazi Massafera e Antonio Fagundes em ‘Bom Sucesso’ (Foto: Reprodução/Globo)

VEJA MAIS: Carnaval 2024: É feriado, dia normal ou ponto facultativo na sua capital? Confira

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio