Conheça a história do empresário Leonardo Figueiredo, fundador da consultoria Runners MotorSport e do Laboratório Veterinário Espaço Animal

Publicado em 24/06/2020 17:59
Publicidade

Empresário de sucesso aos 21 anos Leonardo Figueiredo, conversou com com a nossa equipe no intuito de passar várias dicas e explicar um pouco do que é o empreendedorismo para ele e como tudo começou. 

Leonardo hoje tem 21 anos e possui dois ramos bastante distintos empresariais, o primeiro e paixão do empresário é a consultoria automotiva, que para ele iniciou com o intuito de ajudar as pessoas. Vamos acompanhar a conversa com o nosso empresário: 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Como foi o empreendedorismo para você? Como você começou? 

“O empreendedorismo para mim, sempre foi algo que eu almejava desde a época na escola, já sonhava em ter minha própria empresa e trabalhar para mim mesmo, criar a minha própria rotina, ter liberdade e dinheiro para conquistar o que eu quero e a hora que eu quiser. Ser independente financeiramente. E eu sempre tive algo bom em mim,tudo que eu anunciava pra vender, conseguia realizar a venda em instantes podia ser qualquer coisa. Isso desde os 15 anos.” 

Para o empresário seu principal objetivo sempre foi ajudar as pessoas e com esse intuito começou investindo no ramo automotivo, prestando consultorias sobre carros, condições de automóveis e o quanto um automóvel ruim pode impactar na vida dos seus clientes. Além disso vale ressaltar que o empresário defende a sinceridade como princípio da sua consultoria como podemos ver abaixo: 

O que te fez investir no ramo de consultoria automotiva? 

“O amor pelos carros, e ajudar os outros a escolherem o carro perfeito, com procedência e qualidade. Eu amo ajudar as pessoas, me deixa muito feliz em ver a felicidade estampada na pessoa que ajudei seja no que for. E quando o carro não prestava eu falava mesmo assim, para que a pessoa não fosse lesada ainda mais com a minha presença no período da análise do carro.” 

Leonardo ainda afirma que os amigos ainda pedem sua criteriosa opinião para a efetivação de compra de carros e que ele é bastante sincero até mesmo para manter a qualidade não só do serviço prestado como também para uma aquisição mais satisfatória para seus conhecidos. 

“Atualmente amigos e conhecidos me chamam sempre para pedir dicas, consultoria para comprar e vender o carro. Já tive muitos carros e consigo passar a experiência para cada um que vem me pedir dicas. Carros esportivos e premium tipo BMW e Audi esses eu domino”.

Leonardo mesmo novo hoje possui a Runners Motorsports, sua empresa de consultoria que como vimos foi originária de sua paixão por carros, evoluiu muito e hoje no Instagram da empresa 7.177 seguidores, sem contar a cerca de 93 mil em sua conta no Instagram. 

Mesmo com o sucesso de sua consultoria Leonardo não se acomodou, ele procurou investir, também com o intuito de ajudar as pessoas em Centro de Diagnóstico Veterinário, que de acordo com ele surgiu de uma necessidade do pai. 

Leia mais: Da favela pro mundo, conheça Bruno Vinicius, CEO da Tatuapé conceito

O que te levou a investir em um Centro de Diagnóstico Veterinário? 

“Começou graças ao meu pai no qual já possui a clínica veterinária popular que no qual ele percebeu que necessitava de uma parceria ou algo do tipo para exames de imagem e laboratório, porém as empresas existentes cobram valores muito altos e como a clínica veterinária do meu pai é preço popular os exames também tinham que seguir essa linha de ajudar as pessoas mais carentes e mesmo assim atender qualquer um que necessitava.” 

Por esse motivo o empresário viu neste caso uma necessidade eminente no mercado, claro sempre analisando as condições, mas também mantendo para si que ajudar as pessoas também faria parte deste novo projeto. 

“Nos juntamos aqui em casa, eu e meus pais e eles decidiram que eu iria abrir essa nova empresa e comandá-la. No começou foi bem complicado pois eu não sabia nada e meu pai não tinha muito tempo para parar e me ajudar, mas ele sempre me deu atenção para as minhas dúvidas e problemas recorrentes do dia a dia, e minha mãe com ideias para a infraestrutura da empresa.” 

Entrando em um novo ramo Leonardo sentiu a necessidade de se capacitar para poder assumir definitivamente o negócio exatamente como nos conta abaixo: 

“Porém eu não sentia ainda satisfeito, queria mais e mais conhecimento (mesmo cursando administração) foi assim que fiz um curso de gestão e marketing do Prof Marco Antonio Gioso da USP, 5 dias de imersão, teoria e mais teoria e depois ele foi falando casos que aconteceram com pessoas que fizeram o curso, fiquei muito feliz e quando terminou o curso me senti 10x mais capacitado e com milhares de ideias para implantar na empresa, com a mente aberta e o único foco que é atender bem para atender sempre o cliente.” 

O empresário ainda completa colocando a importância do trabalho desempenhado neste novo ramo por ele escolhido: 

“O mais importante é fornecer o melhor e possível diagnóstico do animal, porque em muitas casas ele é o filho de quatro patas! Na minha empresa prezamos pelo atendimento ideal, honestidade e empatia ao próximo!” 

Como ele mesmo nos afirma o segredo do negócio deve sempre estar na honestidade e na sinceridade, por isso questionamos: 

O que você acha que não pode faltar em um empreendedor de sucesso? 

“Honestidade, determinação, foco e iniciativa para colocar tudo em prática”. 

Qual dica você daria para um jovem empreendedor? 

“Para ele buscar algo que está escasso em sua região ou alguma área que ele goste para assim conseguir abrir sua empresa. Depois de aberta o que fazer, divulgar os produtos ou serviços para todos amigos, conhecidos e falar pros amigos passarem adiante, e usar as redes sociais com sabedoria sem exagerar nos gastos porém direcionando para o público certo. Assim com o tempo irá trazer os cliente e se ele fizer tudo corretamente e tiver feedback positivo irá crescer sem parar.” 

Outro ponto que o empresário destaca é capacitação para atender as necessidades de mercado.

Você acredita que investir em cursos para se preparar para divulgação de um novo negócio é importante, principalmente se é uma área que o empreendedor tem pouca intimidade? 

“Com toda certeza recomendo, se estiver muito inseguro até realizar o curso antes de empreender, e buscar cursos de pessoas renomadas, experientes ou que disponibilizam certificados pois hoje em dia encontramos muitas pessoas vendendo cursos “baratos” no qual não irá te agregar em nada em sua vida apenas gastar seu dinheiro. E se o curso for muito caro, busque formas de parcelar, valerá muito a pena para o crescimento.” 

Leonardo mesmo jovem acredita que a capacitação foi a melhor saída para se sentir seguro em investir em um negócio completamente fora de sua zona de conforto e que um empreendedor esperto deve sempre inovar. 

“Mas o empreendedor deve inovar caso o ramo dele está sendo esquecido pela maioria e empreender em uma nova área que está em alta…” 

Perguntamos também ao empresário se ele já se sente realizado profissionalmente, olhe a resposta: 

“Ainda não me sinto realizado profissionalmente, pois ainda tenho um sonho de ter uma loja de carros, aí vou estar realizado. (risos)” 

Para finalizar quisermos compreender as motivações do jovem empresário quais os motivos que o sustentam: 

Para finalizar qual a sua principal motivação diária, aquilo que não te fez desistir e ainda te dá forças? 

“A motivação de ajudar as pessoas e os seus animais e também minha determinação em busca de realizar meu sonhos.” 

O empresário ainda afirmou no decorrer da entrevista que ele tem um carinho bastante especial pelo Espaço Animal Vet, o Centro de Diagnóstico Veterinário, pois mesmo sendo um ramo bastante diferente da sua zona de conforto ele acredita que desta forma pode ajudar muito mais as pessoas e seus animais. 

O empresário finaliza dizendo que a honestidade e o fato de fazer a diferença em vidas que muitas vezes ele não conhece deve ser o principal intuito de um grande empreendedor. 

Conheça mais sobre o empreendedor: @leosperate

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio