Dia dos Namorados: As maiores dúvidas, tabus e dicas para apimentar o relacionamento

Publicado em 12/06/2020 18:34
Publicidade

O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho no Brasil, chegou! Com a data, muitos se perguntam: quem tem mais dificuldade de falar o que quer na hora do sexo? É normal ficar triste depois da relação sexual?. São inúmeras as perguntas que surgem a todo o momento sobre o tema ‘sexo’.

Carla Cecarello, sexóloga, psicóloga e comunicadora, afirma que os homens têm mais dificuldade de falar o que querem na hora H. “Se o falar for realmente o verbalmente, eu diria que os homens têm mais essa dificuldade, os homens são mais invasivos, então eles já chegam chegando, fazendo. Eles vão tocando e mostrando de algumas forma o jeito que eles gostariam no sexo. A mulher ela já não é assim, ela espera um pouco essa atitude do parceiro, ela só vai passar a ter mais atitude e comunicar o que ela quer no sexo, a partir do momento que ela ganha mais um pouco de intimidade na hora H.”, diz em entrevista ao Observatório dos Famosos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

LEIA TAMBÉM: Veja casais que já protagonizaram fotos ousadas juntos

Para a sexóloga, o comportamento tem relação direta com a educação sexual. “Isso tem muito a ver com a educação que a gente recebe. Os homens são mais libertos, mas abertos em relação as questões do sexo desde cedo. O menino pode se masturbar que é mais aceito do que a menina. Hoje tem mudado um pouco isso, mas mesmo assim há um pouco de restrição. Chega na fase mais jovem, então o rapaz pode ficar com um monte de menina que não tem problema nenhum. A menina não pode ficar com um monte de rapazes que ainda não são vistas com bons olhos. Então essa dificuldade de se expressar, faz com que as mulheres fiquem mais retidas, mais contidas. A partir do momento que ela tem mais intimidade na relação, aí ela se liberta. Ela inclusive traz coisas para a relação, comunica o que ela quer e o homem passa a ter uma atitude diferente, passa ter uma atitude que espera dela. Mas no início o homem ele com certeza parte mais para cima”, opina.

Especialmente no Dia dos Namorados, a empolgação pode acabar em tristeza. O que fazer quando se sentir triste depois do sexo? Por que isso acontece?. “Isso [tristeza] pode acontecer por vários fatores: primeiro porque a própria pessoa não achou que teve um desempenho sexual bom, não teve uma boa ereção, ou ejaculou muito rápido. Ou mulher não teve orgasmo. Então a própria pessoa não gosta do desempenho que ela teve e isso é algo que a deixa triste. Tanto o homem quanto a mulher, chamam o problema pra si ou tenta de alguma maneira ver o problema no outro“, explica Cecarello. “Outras vezes também pode se ficar triste, porque conheceu uma pessoa, colocou tanta expectativa nesse encontro sexual e aí quando chegou lá a pessoa não teve uma boa pegada, não teve um bom envolvimento. No caso das mulheres são mais tímidas; ou ao contrário, são atiradas demais, o cara é invasivo demais…. isso pode causar uma certa tristeza, pois se esperava uma coisa e encontrou outra”, completa.

Pra tudo tem solução

Carla explica que pra tristeza tem solução. “Como lidar com isso: tem gente que consegue controlar um pouco a expressão, ou como se sentiu e tudo mais. Se você acha que não vai ter mais chance de encontra essa pessoa novamente, falar o jeito que sentiu ou não falar, da na mesma. Agora se você acha que vai encontrar essa pessoa mais vezes, aí eu sugiro que segue um pouco a onda e em outras situações que não no momento da cama, é bom conversar a respeito do que aconteceu depois de ter feito uma boa análise de toda a questão”, aconselha.

Carla Cecarello (Foto: Reprodução/ Instagram)

Fantasias sexuais

Muitos homens procuraram falar sobre fantasias com outras mulheres ou amantes. Por quê?. “Muitos homens procuram isso, porque muitas vezes não encontram essa liberdade de expor suas fantasias ou mesmo de falar e realizar suas fantasias com as suas próprias parcerias. Eles percebem que são mulheres que talvez tenham um valor moral, um pudor mais acentuado e não vão compartilhar de algumas coisas que fujam da certa rotina da relação. Então ele vai compartilhar isso com amante, com um amigo. Eu mesmo já atendi casal no consultório assim: ele tinha fantasia de se vestir de mulher, usar calcinha e sutiã na hora do sexo e ele disse que jamais poderia compartilhar isso com a esposa porque ela não ia aceitar. E o que ele tinha? Uma amante que aceitava e ali ele se realizava. Então pode acontecer por conta disso”, contou Carla

Preliminares

Sobre o tema, a sexóloga garante. “As mulheres gostam mais das preliminares por um motivo muito óbvio. Elas precisam de um tempo maior para se excitarem. Elas são incentivadas desde muito novas as valorizar a questão do envolvimento, do sentimento, das sensações… diferentemente do homem que é mais incentivado a ser genitalizado. Também fisiologicamente falando, nós mulheres necessitamos das preliminares, porque o nosso corpo precisa se preparar para receber qualquer tamanho de pênis. Então durante as preliminares, o útero se eleva, alonga o canal vaginal. A mulher ela leva de 3 a 5 vezes a mais em termos de tempo do que o homem pra poder se excitar.”.

Relacionamento duradouro: sexo é importante?

“O sexo é um ponto extremamente importante para um relacionamento duradouro. Mas, a gente não pode esquecer que uma relação que tem sexo mas não tem diálogo, é uma relação que não dar certo. Então já tem muitos estudos mostrando que, dialogo empobrecido, ou ausência, contribui para um série de dificuldade na relação. O sexo é importante, o diálogo, a cumplicidade, as afinidades. Então a gente tem que encontrar as pessoas pelas afinidades e não pelas diferença. Tudo isso faz parte para um relacionamento ser duradouro”, explica.

Sexo anal em um relacionamento hétero

“O sexo anal ele é tratado sim como tabu em um relacionamento hétero, porque a mulher tem muito receio de ser machucada, da higiene (ela fica preocupada que vai soltar fezes pra todo lado), de se sentir um pouco subjugada na relação, de sentir dor. Então ela evita um pouco essa situação, embora pro homem é uma situação de extrema excitação porque é apertado, ele tem total controle dos movimentos, então é um tabu sim”, esclarece.

Para ter um Dia dos Namorados completo, a sexóloga Carla Cecarello sugere: “Se é um casal que está em um relacionamento estável, já tinha que fazer uma serie de pesquisa se gosta de brinquedinhos na relação (pra não chegar com essa novidade logo de cara), tem que ser feita uma atividade diferente, prática diferente, então é importante que a pessoa vá pesquisar um pouco a respeito que ela entenda no que consiste essa nova prática pra que ela se sinta bem e a vontade. Todas essas coisas precisam ser organizadas antes, pra não chegar lá e a pessoa não se decepcionar ou não se sentir bem por qualquer prática que venha a fazer. Promover um lugar diferente, dar uma atenção especial um ao outro nesse dia, tudo isso já ajuda muito se sair da rotina. Agora se é um casal novo, que ainda não tem muita intimidade, qualquer coisa que faz é novidade, qualquer coisa é válida. Antes de tudo deve buscar informações”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio