Dr. Lucas Teixeira fala sobre transtornos de ansiedade e depressão na pandemia

Publicado em 12/11/2020 15:49
Publicidade

O médico, contou sobre o aumento da prática da Medicina da Integrativa, abordando os transtornos de Ansiedade e Depressão durante a pandemia do Covid-19.

Nunca se falou tanto de cuidados em saúde mental, especialmente de depressão e ansiedade, nos tempos atuais. Um mundo em que temos estresses constantes, um padrão alimentar ruim e uma péssima qualidade de sono, é mais que natural que os casos de ansiedade e depressão aumentem. Principalmente agora em meio à pandemia do novo coronavírus, os transtornos em saúde mental se evidenciam ainda mais, preocupando a Saúde Pública, mas encontram na abordagem da medicina Integrativa um olhar seguro e abrangente sobre o processo saúde-doença e novas possibilidades de enfrentamento. Os achados científicos revelam os benefícios do cuidado integrativo e complementar sobre a saúde mental dos indivíduos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Precisamos entender que esses transtornos mentais não vêm de imediato, mas sim de todo um processo crônico de maus hábitos que deixaram um suporte ineficiente ao nosso corpo para passar por a situações de estresse, que são inerentes da vida.  Costumo chamar essas situações de estresse de pontos gatilhos para o aparecimento das doenças, principalmente doenças relacionadas a nossa saúde mental. O ponto gatilho principal atual está sendo essa pandemia que estamos vivendo. Situação extremamente estressante, principalmente quando temos o risco inerente de morte. Assim, quando nos encontramos nessa situação aliado aos maus hábitos, estamos mais propensos a desencadear os Transtornos de ansiedade e depressão, contou Dr. Lucas Teixeira.

É fundamental entender a causa base dessas doenças para que entendamos que esses transtornos não são apenas um processo de ajustar com medicamentos os neurotransmissores. Costumo dizer que nosso corpo é um grande sistema integrado onde precisamos zelar pelos pilares da nossa saúde para preservar a qualidade mental. Pilares fundamentais para o tratamento integrado desses transtornos.

São 4 pilares que costumo citar:

Pilar número 1: Autoconhecimento (o entendimento do processo de doença é fundamental no processo de cura, assim a terapia comportamental é essencial para que possamos nos entender e tomarmos as decisões mais corretas no direcionamento da vida).

Pilar número 2: Intestino (nosso intestino está conectado diretamente com o nosso cérebro, e está envolvido no estímulo da liberação de aproximadamente 80 % da serotonina, neurotransmissor importante para o nosso bem-estar. Então respeite seu intestino com uma alimentação mais equilibrada para que possa ter um equilíbrio melhor da microbiota).

Pilar número 3: Sono (precisamos entender a importância de alternar todas as fases do sono várias vezes e sem despertares no meio da noite, por isso que em boa parte das vezes é ideal que tenhamos pelo menos 8 horas de sono diárias e que passe várias vezes pela fase REM do sono, fase em que temos a uma restauração do emocional dos estresses que tivemos durante o dia.

Pilar número 4: Atividade física (a atividade física, principalmente atividades de força, aciona a proteína m-tor, melhorando o anabolismo muscular do corpo e a neuroplasticidade, permitindo assim uma ação melhor dos neurotransmissores).

O que está acontecendo muito nessa pandemia, é a disseminação de um estresse que condiciona a um descontrole alimentar dentro de casa direto, aliado a falta de atividade física e a um sono conturbado, assim se tornou muito propício aflorar os transtornos de ansiedade e depressão.

Estudos já revelaram que se agirmos apenas nesses pilares nos transtornos leves a moderados, teremos uma melhora mais significativa do quadro que o uso de medicamentos sem a mudança de hábitos. Quando se classifica o transtorno como grave já se evidenciou como é fundamental para a melhora do quadro associar a mudança de hábitos com o tratamento medicamentoso. 

Em seu perfil no instagram.com/drlucasteixeira e no site www.drlucasteixeira.com.br você vai ter mais oportunidade de aprender sobre  cada pilar e como poderá cuidar.

Referências: 

·       The neurobiology of depression: An integrated view Author links open overlay panel

JasonDeanaMatcheriKeshavanb – https://doi.org/10.1016/j.ajp.2017.01

·       Exercise therapy improves both mental and physical health in patients with major depression. Jan KnapenDavy Vancampfort, Yves Moriën & Yannick MarchalPages 1490-1495 | Received 11 Mar 2014, Accepted 30 Sep 2014, Published online: 24 Oct 2014 https://doi.org/10.3109/09638288.2014.972579 

·       The inflammasome: pathways linking psychological stress, depression, and systemic illnesses. Masaaki Iwata 1Kristie T OtaRonald S Duman DOI: 10.1016/j.bbi.2012.12.008 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio