Dr. Thiago Martins destaca a dificuldade em dosar expectativas irreais em procedimentos estéticos

O biomédico e dermato funcional aponta que os motivos que levam os pacientes a procurarem interversões nem sempre são os mais saudáveis

Publicado em 25/01/2021 19:36
Publicidade

Resolver problemas emocionais. Salvar um relacionamento. Parecer com uma celebridade que admira. Constantemente, profissionais do ramo estético se deparam com paciente à procura de alcançar desejos irreais quanto à imagem corporal. Aspectos que mostram que a insatisfação com o corpo, de longe, é um caso isolado.  

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Sophia Mind, por exemplo, 54% das mulheres está infeliz com alguma parte do corpo. “O papel dos profissionais é justamente trazer equilíbrio entre expectativa e realidade. Durante a consulta, realizar uma avaliação correta e, claro, indicar e executar com maestria os tratamentos, pode evitar transtornos ainda maiores quanto a imagem ou decepções quanto a intervenção”, explica.  

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

As intervenções estéticas devem, portanto, ser usadas como uma ferramenta de elevação de autoestima e não resolução de problemas. Por isso, segundo o Dr. Thiago Martins, antes de recorrer às mudanças bruscas é importante que o paciente reflita sobre os motivos que o fazem querer procurar os procedimentos estéticos e ao fazer isso, pensar em ressaltar os próprios traços ao invés de querer se parecer com outra pessoa.  

“Uma das coisas que mais amo é devolver às pessoas a autoestima que, muitas vezes, estava perdida. Ao não respeitar os traços do paciente, pode ocorrer a perda de identidade, ou seja, a pessoa passa a não se reconhecer quando se olha no espelho. Entre as inúmeras consequência, isso pode acarretar processos psicológicos graves com relação à imagem”, alerta o dermato funcional.  

“Não sigo padrões, porque acredito que a estética deve ressaltar o que cada pessoa tem de belo e, em simultâneo, amenizar e ajudar no que incomoda a pessoa na sua aparência. Por isso, procuro realizar não apenas uma transformação dos corpos, mas das pessoas, cuidando de perto de cada um. Isso se torna um diferencial”, garante o Dr. Thiago Martins.  

Sobre Dr. Thiago Martins 

Dr. Thiago Martins atua há mais de 16 anos no mercado estético. Formado em Fisioterapia, especializado em Dermatologia Funcional e, também, formado em Biomedicina, com especializações em Análises Clínicas e Estética, está a frente da própria clínica e já realizou mais de 20 mil atendimentos ao longo de sua trajetória profissional. Além disso, é professor de pós-graduação pelo Brasil, bem como de cursos livres de estética avançada.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio